E.E. Professor Fernando Buonaduce
Tecnologia e Inovação – Prof. Alison Azevedo
Séries: 7B, 7C, 7D, 7E, 7F, 7G, 8F E 8G.
Quantidade de aulas: 05 aulas
Olá alunos! A partir dos textos e atividades a seguir, daremos continuidade com a matéria que vocês registraram no caderno. Qualquer dúvida, Qualquer dúvida, me procure nas redes sociais, no e-mail alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br ou no WhatsApp nº (11) 98297-3767
Responda no e-mail alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br somente as respostas colocando nome, nº e série. Prazo de entrega: 28/09.
Bons estudos a todos!
Leia o texto:
Brasil é o quinto país que mais usa smartphone
O Brasil está na lista dos cinco países que mais utilizam smartphone no mundo. Um novo estudo da consultoria de mídia App Annie avaliou dados da App Store e Google Play em todos países em que ambos serviços estão disponíveis e traçou o comportamento dos usuários brasileiro em relação ao resto do mundo.
O levantamento mostra que o usuário brasileiro gasta, em média, mais de três horas no smartphone. O país fica atrás apenas de Indonésia, Tailândia, China e Coreia do Sul. A empresa argumenta que esse é um comportamento típico de mercados nos quais a tecnologia ainda é considerada em estágio de experimentação. “Com mercados entrando em estágios iniciais de maturidade no mobile - características comuns de mercados emergentes como Indonésia e Índia -, há um número alto de downloads liderado por novos compradores de mobile descobrindo e experimentando novos apps”, aponta o estudo.
Horas de uso de devices (Gráfico: App Annie)
Isso mostra um mercado que possui mais downloads, mas menos utilização e receita. O caminho natural, de acordo com a pesquisa, é de que o mercado passe por um momento de adoção das plataformas e chegue a um cenário de ubiquidade, no qual downloads, uso e receita se mantém em alto nível.
O trabalho mostra que atualmente os brasileiros têm entre 70 a 80 apps instalados nos aparelhos, mas utilizam menos da metade deles, entre 30 e 40.
Relação de apps instalados com usados (Gráfico: App Annie)
Contudo nosso país também é destaque em crescimento. Somos o segundo país cuja utilização de mobile cresceu desde 2016 acima de outras economias, isso baseado no PIB. “Japão, Brasil e Reino Unido foram os três locais em que o consumo de mobile avançou significativamente sobre a média de outros setores do PIB”, aponta o trabalho.
Comparação do mercado mobile com o PIB de outros setores (Gráfico: App Annie)
Apps
O Brasil está no quarto lugar em termos de utilização aplicativos de compra, com crescimento de 20% em dois anos.
Países que mis usam apps de compra no mundo (Gráfico: App Annie)
O número também é mantido em cenários de apps para alimentação e bebidas, com crescimento de 45% em dois anos. Nesse período o Brasil quase dobrou o número de downloads de apps de comida, como iFood , Uber Eats e outros, chegando a 140 milhões de downloads.
Contudo, esses apps ainda estão abaixo dos usados por grandes marcas. O líder de downloads é o app do McDonald's, seguido de Burger King, Burger King Brasil, Starbucks e Starbucks USA.
Relacionado a bancos, o Brasil teve aumento acima de 100% no número de downloads, ficando atrás somente da Índia. O app do Banco do Brasil, por exemplo, é um dos 10 mais baixados de 2018.
Outro dado interessante coloca o Brasil como um dos países que mais gasta tempo em frente a apps de vídeo. Em 2018, passamos a marca de 20 bilhões de horas assistindo vídeos em serviços de streaming, um crescimento de 130% em dois anos.
Utilização de apps de vídeo (Gráfico: App Annie)
Nas redes sociais, o país também se apresenta como destaque, na segunda colocação. Passamos cerca de 90 bilhões de horas em consumo de apps de mensagem em 2018. Aqui no Brasil, destaque absoluto para o WhatsApp, seguido de Facebook e de Instagram.
Brasil aparece como destaque em utilização de apps de redes sociais e mesnagem (Gráfico: App Annie)
Apps mais usados
O Facebook domina a utilização aqui no Brasil. Dos cinco apps mais usados, quatro são da empresa: WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram. Veja a lista:
WhatsApp
Facebook
Messenger
Instagram
Uber
Spotfy
Banco do Brasil.
A empresa não informa a quantidade de usuários destas plataformas.
Fonte: App Annie
Atividade 1
Para podermos refletir sobre as funções dos smartphones e os motivos para tantas pessoas quererem ter um destes aparelhos, vamos investigar um pouco mais esta história?
Escolha um modelo de celular
Faça uma pesquisa sobre a evolução desse aparelho, desde o lançamento do primeiro modelo, colocando as datas das versões que se seguiram até 2020.
A linha do tempo é um recurso gráfico muito útil para visualizar eventos marcantes e estabelecer relações entre eles. Pode ser um processo histórico, um projeto, a evolução de um produto, os títulos conquistados por seu time favorito ou ainda a história da sua família. Funciona como um resumo dos fatos mais importantes e, por isso, é uma ferramenta visual muito útil também nos estudos.
Você pode montar sua linha do tempo de muitas formas, incluindo fotos e ilustrações, ou trabalhando com cores. O importante é organizar a cronologia de forma clara.
Exemplo de linha do tempo da evolução dos celulares. Escolha somente um modelo da sua preferência, e use sua criatividade na hora de montar a sua.
Atividade 2
O que motiva a troca de aparelhos celulares? Qualquer que seja a marca ou modelo do smartphone que sua turma pesquisou, uma coisa todos têm em comum: novos aparelhos foram e continuam sendo lançados em espaços de tempo curtos, provavelmente a cada 12 ou 18 meses. Para te ajudar a refletir sobre o que isso significa, sua tarefa é conversar com pelo menos dois amigos ou familiares e perguntar quantos celulares eles já tiveram e de quanto em quanto tempo eles trocam (ou sentem vontade de trocar) o aparelho. Depois, descubra por que eles decidiram (ou desejam) fazer a troca e o que fizeram com os smartphones antigos.
Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail ou pelas redes sociais.
Bom trabalho!!!
Acesse também o Google Classroom para mais atividades:
7B – zjg2oam
7C – byobyvn
7D – njehw5l
7E – 2j6lbq7
7F – sgvsyqc
7G – n66pi2t
8F – v4dw2uf
8G – r43bt6m
Nenhum comentário:
Postar um comentário