Curso: Ensino Médio 2º Série 3º BIM – 2020.
Disciplina: Geografia
Prof. Gilmara D. Oliveira.
Texto Apoio – 1.1
As matrizes culturais do Brasil estão relacionadas à formação cultural da população brasileira. As bases destas matrizes foram estabelecidas pela miscigenação de diversos grupos étnicos.
A população do Brasil é uma mistura rica entre índios, brancos europeus e negros. A formação desta identidade cultural começou no período colonial.
Os traços culturais dos brasileiros são muito diversificados. Essas misturas podem ser vistas de forma bastante evidente nos cidadãos que vivem no sul do Brasil, no norte e no nordeste.
As etnias que formaram a matriz cultural do Brasil ainda estão presentes na cultura do país. É possível afirmar que a primeira miscigenação que aconteceu em nosso país foi entre o branco europeu e os índios brasileiros.
Os negros, que foram trazidos ao país como escravos, constituem o terceiro elemento da formação étnica do Brasil. Já a última fase da miscigenação dos brasileiros aconteceu com a chegada dos imigrantes que substituíram os negros nos trabalhos das fazendas depois da abolição da escravatura.
No último cenário da matriz cultural, que aconteceu na imigração no século XIX, houve uma nova mistura de etnias entre brasileiros, europeus e asiáticos. A partir dessa formação, a cultura brasileira recebeu diversas influências externas que deram origem a nossa rica identidade nacional.
Os grupos étnicos são definidos por aspectos físicos e culturais.
A palavra etnia vem do grego ethnos, que significa povo. O conceito é empregado para representar as diversas raças ou grupos de pessoas existentes no mundo.
As etnias se diferenciam principalmente por aspectos físicos, culturais, linguísticos e religiosos. É importante lembrar que a mistura de raças faz com que determinadas etnias estejam sempre se modificando.
Os grupos étnicos são estudados numa ciência chamada de etnologia. Nessa área de pesquisa leva-se em consideração as principais diferenças entre os indivíduos.
As principais etnias do mundo são:
Branca ou caucásica – etnia que compreende metade da população mundial, como os europeus, os semítico-camíticos e o indo-irânicos.
Amarela ou mongolóide – engloba dois quintos da população mundial. Predomina na Ásia.
Negros – compreendem um décimo da população mundial. Podem ser africanos da América, Melanésios, os Drávidas, entre outros.
Além disso, temos dezenas de povos indígenas, como os índios norte-americanos, os inuits, os índios centro-americanos, os índios das planícies e planaltos da América do Sul, os Mapuches, os Samis, os povos nômades do oeste africano, os beduínos, os pigmeus, os bosquímanos, os povos do pacífico, os aborígenes australianos, etc...
No Brasil também existe uma grande diversidade étnica. O povo brasileiro é formado por uma mistura entre os nativos indígenas, os portugueses colonizadores, os negros africanos, e imigrantes da Europa, da Ásia e do Oriente Médio.
A composição étnica do Brasil se divide em:
Brancos: maioria da população branca brasileira tem origem europeia, como espanhóis, holandeses, franceses, italianos e eslavos.
Negros: descendentes dos povos africanos.
Indígenas: primeiro grupo étnico do Brasil.
Pardos: junção de brancos, negros e indígenas.
Mulatos: união de brancos e negros.
Caboclos: mistura de brancos e indígenas.
Cafuzos: união entre negros e índios.
O Brasil é um país culturalmente rico graças a grande concentração de diferentes grupos étnicos em território nacional. A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus.
A colonização portuguesa e a chegada de imigrantes contribuíram para a diversidade das etnias no Brasil. Os negros africanos também foram muito importantes para a constituição da população brasileira.
No processo de imigração, que aconteceu a partir de 1850, o Brasil recebeu muitos alemães, italianos, holandeses e espanhóis. Depois vieram os japoneses, os chineses e os árabes.
A miscigenação brasileira é muito grande. As misturas dos grupos étnicos deram origem aos mestiços. Nesse contexto, temos os seguintes grupos:
Mulatos - descendentes de brancos e negros;
Caboclos – descendentes de brancos e índios;
Cafuzos – descendentes de negros e índios;
Além disso, o Brasil também tem muitos descendentes de povos asiáticos. Podemos dizer ainda que a formação populacional brasileira vem de cinco fontes migratórias: os nativos (ameríndios), os portugueses, os negros africanos, os imigrantes europeus e os imigrantes da Ásia e do Oriente Médio.
Hoje, população brasileira tem uma composição étnica muito rica e diversificada, com brancos, negros, índios, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário