terça-feira, 29 de setembro de 2020

PROF.GIVA- 7 ANOS B.C.D.E - LÍNGUA PORTUGUESA

 Nome:___________________________________________________ Nº:_______ 7º Ano______ Prof. Giva 

Atividade de Recuperação 

 

Questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa: 

 

  1. 1-Observe a tira abaixo e indique em que consiste o humor: 

mafalda-2.jpg 

  1. a) Na pergunta da personagem adulta no primeiro quadrinho. 

  1. b) No pedido da personagem adulta no segundo quadrinho. 

  1. c) Na brincadeira das crianças no primeiro quadrinho. 

  1. d)Em associar a brincadeira com não fazer nada. 

 

  1. 2-Leia o enunciado e escolha a opção que melhor explica o uso dos verbos destacados: 

 

"Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como este sorriso." (Fernando Sabino). 

 

  1. a) A forma verbal “quereria” está conjugada no presente, expressando algo que aconteceu no momento da fala. A forma verbal “fosse” está conjugada no pretérito imperfeito do subjuntivo, que é a forma verbal responsável por expressar um fato passado, mas posterior a outro já ocorrido. 

  1. b) A forma verbal “quereria” está conjugada no presente, expressando algo que aconteceu no momento da fala. A forma verbal “fosse” está conjugada no futuro do presente, expressando algo que possivelmente acontecerá em um momento posterior ao da fala. 

  1. c) A forma verbal “quereria” está conjugada no futuro do pretérito, que é o tempo responsável pelas hipóteses e possibilidades. A forma verbal “fosse” está conjugada no pretérito imperfeito do subjuntivo, que é a forma verbal responsável por expressar um fato passado, mas posterior a outro já ocorrido. 

  1. d) A forma verbal “quereria” está conjugada no futuro do pretérito, que é o tempo responsável pelas hipóteses e possibilidades. A forma verbal “fosse” está conjugada no futuro do pretérito, expressa uma ação que era esperada no passado, porém que não aconteceu. 

 

Leia o texto a seguir para as questões 03 e 04: 

 

A menina corajosa 

 

    Esta história aconteceu com a minha bisavó paterna, e foi contada pela filha dela, que é minha avó. Quando criança, minha bisavó morava num sítio. Seu pai sustentava a família na roça. Todos os dias, ela ia levar comida para o pai no roçado, um lugar longe de casa. Sua cachorrinha sempre ia com ela. 

    Um dia, quando levava a marmita para o pai, andando bem tranquila pela trilheira, num lugar onde a mata era fechada, viu que a cachorrinha começou a choramingar e a se enrolar nas próprias pernas. A menina percebeu que alguma coisa estranha estava acontecendo. Olhou para os lados e viu uma onça bem grande, com o bote armado, a ponto de pular do capinzeiro em cima dela. No que viu a onça, a menina ficou encarando a danada. Pouco a pouco, sempre olhando para o bicho, ela foi se afastando para trás sem se virar. Quando pegou uma boa distância, a menina correu em disparada até se sentir segura. 

    Quando chegou em casa, estava sem voz. Depois de muito tempo é que conseguiu falar. Os homens da fazenda pegaram as armas e foram procurar a onça. Mas não a encontraram. Minha bisavó foi muito corajosa, porque, na hora em que ela viu a onça, conseguiu lembrar do que o povo dizia: “Onça não ataca de frente, porque tem medo do rosto da pessoa. Quem quiser se ver livre dela, basta encarar a danada e não lhe dar as costas.”. 

TOMAZ, Cristina Macedo. “De boca em boca”. São Paulo: Salesiana, 2002. 

 

  1. 3) A finalidade do texto é: 

  1. a) relatar uma experiência na mata fechada. 

  1. b) refletir sobre um fato do cotidiano. 

  1.  c)alertar quanto aos perigos da mata. 

  1. d) expor uma opinião acerca de um ato de coragem. 

 

  1. 4) Em todas as alternativas, o termo em destaque refere-se à protagonista da história, exceto em: 

  1. a) “Seu pai sustentava a família na roça.” 

  1. b) “Mas não a encontraram.” 

  1. c) “Todos os dias, ela ia levar comida para o pai no roçado [...]” 

  1. d) “[...] ela foi se afastando para trás sem se virar.” 

 

Questões Objetivas de Língua Portuguesa: 

 

  1. 5)  Tendo como referência o primeiro exercício, explique qual a relação da fala da personagem do terceiro quadrinho com a resposta dada por ela e os colegas à pergunta feita no primeiro quadrinho? 

 

  1. 6) Em relação à questão dois, o que significa a palavra pretérito que ouvimos desde o primário ao aprendermos o conteúdo sobre verbos? 

 

  1. 7) Por que o texto para as questões três e quatro não pode ser considerado uma notícia? Explique apontando algumas características que há no gênero notícia que não vemos aqui. 

 

  1. 8) Quanto a questão quatro, se o termo destacado não se refere à personagem principal, a quem, portanto, pertence? 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário