Bem vindo ao ano letivo de 2021. Esse blog é meramente informativo e não haverá atividades postadas aqui esse ano.
terça-feira, 29 de setembro de 2020
Reforço / Recuperação Disciplina: História Professor: Leonardo Azevedo Turmas: 1° anos – A, B.
E.E. Professor Fernando Buonaduce
Reforço / Recuperação
Disciplina: História
Professor: Leonardo Azevedo
Turmas: 1° anos – A, B.
Alunos que NÃO precisam realizar atividades de recuperação
Nome
N°
Turma
CAIQUE MERA DA SILVA
10
1°A
HELLEN KARINE LIMA DA SILVA
15
1°A
KEVEN PEREIRA DOS SANTOS
22
1°A
NERIANE MATIAS DOS SANTOS
33
1°A
ANA PAULA CLARO MONTEIRO
03
1°B
DEBORA PIMENTEL DE SOUZA
10
1°B
KAMILA LIMA SILVA
20
1°B
LUAN GOMES DA COSTA
27
1°B
RENAN SANTOS VIEIRA
35
1°B
Forma de entrega: enviar para o email professorleonardoazevedo@gmail.com.
Apenas as respostas, pode ser digitado ou foto do caderno.
Data de entrega: até o dia 09 de outubro de 2020
Descrição da atividade: leitura e interpretação de texto.
,ATIVIDADE DE HISTÓRIA DE RECUPERAÇÃO
(1° ANOS A e B)
Leia este texto sobre o exército romano e responda as questões:
(...) O exército sempre foi uma instituição essencial para os romanos. Durante os primeiros cinco séculos, desde a fundação de Roma até as reformas do general Mário, em 111 a.C., o exército romano era composto por todos os cidadãos e, por isso, era chamado de "exército de camponeses". (...) A participação no exército era obrigatória e, portanto, as guerras retiravam do trabalho no campo contingentes significativos de homens.
(...) Em 111 a.C., o general Mario (eleito Cônsul por 6 vezes) reorganizou o exército romano. A partir dessa época os soldados começaram a receber um salário diário para lutar. Com isso as tropas se profissionalizaram e passaram a ser efetivas. A essa altura a maior parte dos integrantes eram pessoas sem trabalho ou pertencentes aos povos aliados.
(....) Além da divisão do espólio de guerra e dos salários, os soldados romanos passaram a ter direito a uma aposentadoria, recebendo propriedades de terra após os anos de serviço em combate.
A infantaria era a base do exército romano e foi a principal responsável pelo sucesso de Roma na conquista da Península Itálica. (...) Os romanos desenvolveram técnicas militares elaboradas, a começar por seus acampamentos, verdadeiras cidades protegidas por muros. Ali havia enfermarias, latrinas, saunas, cozinhas, fábricas de armamentos. No exército estavam, também, engenheiros e trabalhadores que construíam pontes sobre rios caudalosos em poucos dias, assim como as estradas que permitiam uma mobilidade excepcional. Até hoje, graças à Arqueologia, podemos conhecer os acampamentos, estradas e armas feitas pelos militares romanos.
O exército dividia-se em legiões, unidades que agrupavam aproximadamente três mil infantes, 1200 homens de assalto e trezentos cavaleiros, comandadas no mais alto nível pelos cônsules e pelos pretores, chamados de generais, em latim imperatores, "aqueles que mandam". Os generais vencedores eram socialmente muito respeitados e tinham direito a honras importantes, tais como desfilar em triunfo com suas tropas pela cidade de Roma. Os aristocratas romanos orgulhavam-se de suas tradições que valorizavam a bravura militar(...).
O exército sempre foi um elemento central para o domínio romano.
Parcere subjectis et debellare superbos, "poupar os que se submetem e debelar os que resistem", este é o lema romano, bem expresso pelo poeta Virgílio na sua obra Eneida.
QUESTÕES:
1) Quais foram as reformas realizadas pelo general Mário no exército romano, citada no texto?
2) O texto afirma que “as guerras retiravam do trabalho do campo contingentes significativos de homens”. Qual o efeito disto para os camponeses (plebeus)?
3) De que forma o texto demonstra que o exército foi uma instituição essencial para os romanos?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
● Ler a matéria disponibilizada via link; ● Fazer uma redação a respeito do tema abordado https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/danta-sen...
Nenhum comentário:
Postar um comentário