terça-feira, 29 de setembro de 2020

Reforço / Recuperação Disciplina: História Professor: Leonardo Azevedo Turmas: 1° anos – A, B.



E.E. Professor Fernando Buonaduce

Reforço / Recuperação



Disciplina: História

Professor: Leonardo Azevedo

Turmas: 1° anos – A, B.



Alunos que NÃO precisam realizar atividades de recuperação




Nome



Turma


CAIQUE MERA DA SILVA

10

1°A


HELLEN KARINE LIMA DA SILVA

15

1°A


KEVEN PEREIRA DOS SANTOS

22

1°A


NERIANE MATIAS DOS SANTOS

33

1°A


ANA PAULA CLARO MONTEIRO

03

1°B


DEBORA PIMENTEL DE SOUZA

10

1°B


KAMILA LIMA SILVA

20

1°B


LUAN GOMES DA COSTA

27

1°B


RENAN SANTOS VIEIRA

35

1°B









Forma de entrega: enviar para o email professorleonardoazevedo@gmail.com.

Apenas as respostas, pode ser digitado ou foto do caderno.


Data de entrega: até o dia 09 de outubro de 2020


Descrição da atividade: leitura e interpretação de texto.










,ATIVIDADE DE HISTÓRIA DE RECUPERAÇÃO

(1° ANOS A e B)





Leia este texto sobre o exército romano e responda as questões:

(...) O exército sempre foi uma instituição essencial para os romanos. Durante os primeiros cinco séculos, desde a fundação de Roma até as reformas do general Mário, em 111 a.C., o exército romano era composto por todos os cidadãos e, por isso, era chamado de "exército de camponeses". (...) A participação no exército era obrigatória e, portanto, as guerras retiravam do trabalho no campo contingentes significativos de homens.

(...) Em 111 a.C., o general Mario (eleito Cônsul por 6 vezes) reorganizou o exército romano. A partir dessa época os soldados começaram a receber um salário diário para lutar. Com isso as tropas se profissionalizaram e passaram a ser efetivas. A essa altura a maior parte dos integrantes eram pessoas sem trabalho ou pertencentes aos povos aliados.

(....) Além da divisão do espólio de guerra e dos salários, os soldados romanos passaram a ter direito a uma aposentadoria, recebendo propriedades de terra após os anos de serviço em combate.

A infantaria era a base do exército romano e foi a principal responsável pelo sucesso de Roma na conquista da Península Itálica. (...) Os romanos desenvolveram técnicas militares elaboradas, a começar por seus acampamentos, verdadeiras cidades protegidas por muros. Ali havia enfermarias, latrinas, saunas, cozinhas, fábricas de armamentos. No exército estavam, também, engenheiros e trabalhadores que construíam pontes sobre rios caudalosos em poucos dias, assim como as estradas que permitiam uma mobilidade excepcional. Até hoje, graças à Arqueologia, podemos conhecer os acampamentos, estradas e armas feitas pelos militares romanos.

O exército dividia-se em legiões, unidades que agrupavam aproximadamente três mil infantes, 1200 homens de assalto e trezentos cavaleiros, comandadas no mais alto nível pelos cônsules e pelos pretores, chamados de generais, em latim imperatores, "aqueles que mandam". Os generais vencedores eram socialmente muito respeitados e tinham direito a honras importantes, tais como desfilar em triunfo com suas tropas pela cidade de Roma. Os aristocratas romanos orgulhavam-se de suas tradições que valorizavam a bravura militar(...).

O exército sempre foi um elemento central para o domínio romano.

Parcere subjectis et debellare superbos, "poupar os que se submetem e debelar os que resistem", este é o lema romano, bem expresso pelo poeta Virgílio na sua obra Eneida.




QUESTÕES:



1) Quais foram as reformas realizadas pelo general Mário no exército romano, citada no texto?

2) O texto afirma que “as guerras retiravam do trabalho do campo contingentes significativos de homens”. Qual o efeito disto para os camponeses (plebeus)?

3) De que forma o texto demonstra que o exército foi uma instituição essencial para os romanos?


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