E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE
REFORÇO /RECUPERAÇÃO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROF. APARECIDA T. BERNARDES
TURMAS: 1º ANOS A/B ENSINO MÉDIO
ALUNOS QUE PRECISAM REALIZAR ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
NOME | Nº | SÉRIE |
ALINE ALVES RAMOS | 01 | 1º A |
ALISSON LOPES DE JESUS | 02 |
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ALLAN VICTOR DE PAULA CADENA | 03 |
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ALVARO AUGUSTO RIBEIRO OLIVEIRA | 04 |
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ARTHUR MENEZES DA SILVA | 08 |
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BRUNA PEREIRA SOARES | 09 |
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DANIEL SOARES DOS SANTOS | 11 |
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ISABELLA OLIVEIRA DOS SANTOS | 17 |
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JOAO PEDRO ALENCAR SOARES | 19 |
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LANAE PEREIRA DA SILVA | 23 |
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LARISSA PIMENTA MASSIMINI | 24 |
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LAURA ROSA SANTOS DE PAULA | 25 |
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LUIZ GUSTAVO VENTURA HIGINO | 26 |
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MANUEL VINICIUS LIMA DE ARAUJO | 27 |
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MARCOS SILVA SAMPAIO | 28 |
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MARIA CLARA SANTOS DOS VALES | 29 |
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MARIA LUIZA FARIA GONCALVES DA SILVA | 30 |
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PEDRO LUCAS MARINHO E SILVA | 35 |
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RAISSA OLIVEIRA DOS SANTOS | 36 |
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RAQUEL DE JESUS SANTOS | 37 |
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SAMUEL MECHI DA SILVA | 38 |
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THAIS GOES DA SILVA | 40 |
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VICTORIA CAMILO SILVA | 42 |
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WALLYSON BATISTA OLIVEIRA | 43 |
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1º B |
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ALESSANDRA FELIX SILVA | 01 | 1º B |
ANDRE LUIZ DA SILVA DO NASCIMENTO | 04 |
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ANDRE PAULO BOLETI DA SILVA | 05 |
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ARTHUR INHOATTO PEREIRA DOS SANTOS | 06 |
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BEATRIZ BERNARDO BERTO
| 07 |
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BRUNO DA SILVA SOUSA FERREIRA | 08 |
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CONRADO DA SILVA ARAUJO | 09 |
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ELISON DHONE LINHARES DOS SANTOS | 11 |
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ELTON MARCOS ALMEIDA DIAS FILHO | 12 |
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EVERTON THIAGO MENDES ROSA | 13 |
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GABRIELLY DA SILVA MAGALHAES | 14 |
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GABRIELLY REGINA DE LIMA JACINTO | 15 |
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JHONY KENDY OLIVEIRA SILVA | 17 |
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JOAO VITOR CARVALHO DE SOUZA | 18 |
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KAIQUE MAXWELL DA SILVA | 19 |
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KIMBERLY VITORIA DE OLIVEIRA | 21 |
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LETICIA PEREIRA DA SILVA | 26 |
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LUAN GOMES DA COSTA | 27 |
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MAIRA DA SILVA FERREIRA DE MORAES | 28 |
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MARLON BARBOSA DA CONCEICAO | 29 |
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MATHEUS GABRIEL SILVA | 30 |
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MIKELLY COELHO DOS SANTOS | 31 |
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PABLO DE LIMA SILVA | 32 |
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PEDRO HENRIQUE PEREIRA DE SOUSA | 33 |
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SANDRO ROBERTO ALVES DE LIMA | 38 |
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THAILAINE DE ALMEIDA LIMA | 39 |
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VANESSA OLIVEIRA DA SILVA | 40 |
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VINICIUS BORGES DA SILVA | 41 |
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WEBER SOUSA FEITOSA | 42 |
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YASMIN RODRIGUES DE OLIVEIRA | 43 |
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VALERIA MELISSA BARROS SANTOS | 44 |
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RAQUEL BATISTA ZOCOLI CAIO GABRIEL VIEIRA SOUSA | 45 46 |
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FORMA DE ENTREGA : POR EMAIL : profcidabernardesport@gmail.com
DATA DA ENTREGA: ATÉ 09/10/2020
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE I
LER ATENTAMANETE O TEXTO E RESPONDER A ALTERNATIVA CORRETA
TEXTOS JORNALÍSTICOS
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
Nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, pois possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade.
O texto é escrito de maneira formal e sempre bem objetivo. Dentre os textos jornalísticos, há algumas divisões. As notícias relatam um acontecimento, enquanto uma reportagem é mais densa, dá uma informação aprofundada sobre acontecimentos não necessariamente recentes. Já a entrevista, colhe informações, opiniões e experiências pessoais de uma pessoa. A crônica é um texto jornalístico que beira a literatura, pois apresenta características de uma narrativa, porém registra fatos do cotidiano. Por fim, o artigo de opinião, como o nome já diz, é uma opinião pessoal que informa, mas ao mesmo tempo pode até persuadir o leitor.
Baixada Santista tem praias lotadas e banhistas sem máscaras
Centenas de banhistas lotaram as praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, aproveitando o dia ensolarado neste domingo (27). As praias parcialmente liberadas atraíram turistas e moradores, e nas imagens obtidas pelo G1 de Santos e Praia Grande, é possível observar que alguns ainda desrespeitam o uso obrigatório de máscaras e decretos municipais para enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Com previsão de sol durante todo o dia e temperaturas que podem chegar a 32ºC, a população lotou a faixa de areia. O clima quente atraiu turistas para a região, e, segundo a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), mais de 190 mil veículos passaram pelas rodovias em direção ao litoral paulista desde a meia-noite de sexta-feira (25). (Disponível em : https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/09/27/sp-tem-praias-lotadas-e-banhistas-esquecendo-as-mascaras-em-casa-fotos.ghtml
Considere as seguintes características de texto jornalístico:
1. Texto expressionista de subjetividade exacerbada.
2. Predominância da forma narrativa e humanização do relato.
3. Texto de natureza impressionista e objetividade dos fatos narrados.
4. Predominância da forma descritiva e desumanização do relato.
5. Texto literário e alta subjetividade.
São estabelecidas para o gênero reportagem as características:
a) 1 e 3 apenas.
b) 2 e 3 apenas.
c) 2, 3 e 4 apenas.
d) 3, 4 e 5 apenas.
e) 1 e 2 apenas.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE II
Você deverá escrever um novo texto utilizando as partes grifadas.
Deverá observar a organização textual com os parágrafos, pontuação e conectivos na construção do novo texto.
PRÁTICA DE ESCRITA – RESUMO . (Caderno do aluno: volume 2. Página 117)
Resumo: é um texto escrito de forma clara e objetiva. Resumir é o ato de ler, analisar e redigir em poucas linhas as ideias essenciais e mais importante para o leitor. Disponível em:. Acesso em: 19 dez. 2109
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A seguir estão alguns passos para se fazer um bom resumo:
-leia o texto por parágrafos, sublinhando as palavras-chaves para serem a base do resumo;
- Logo após, faça o resumo dos parágrafos, baseando-se nas palavras-chaves já destacadas anteriormente;
- Releia o seu texto à medida que for escrevendo para verificar se as ideias estão claras e sequenciais, ou seja, coerentes e coesas.
- Por fim, analise se os conceitos apresentados estão de acordo com a opinião do autor, porque não cabem no resumo comentários pessoais.
Você deverá escrever um novo texto utilizando as partes grifadas.
Deverá observar a organização textual com os parágrafos, pontuação e conectivos na construção do novo texto.
O QUE SÃO MINORIAS?
A palavra “minoria”, nesse caso, não se refere a um número menor de pessoas, à sua quantidade, mas sim a uma situação de desvantagem social. Ou seja, apesar de muitas vezes coincidir de um grupo minoritário ser realmente a menor parte da população, não é o fator numérico o essencial para que uma população possa ser considerada uma minoria. São as relações de dominação entre os diferentes subgrupos na sociedade e o que os grupos dominantes determinam como padrão que delineiam o que se entende por minoria em cada lugar. Comportamentos discriminatórios e preconceituosos também costumam afetar os grupos minoritários.
É importante frisar que não há consenso absoluto quanto ao conceito de minorias. Alguns teóricos estreitam a definição, ao reduzir os tipos de características que podem definir uma minoria, por exemplo. Outros afirmam que o termo não possui uma definição única e que sua intenção sempre dependerá do autor que o está utilizando. Neste conteúdo, abordaremos o conceito de minorias mais amplo, conforme a definição abaixo, do sociólogo Mendes Chaves:
[A palavra minoria se refere a] um grupo de pessoas que de algum modo e em algum setor das relações sociais se encontra numa situação de dependência ou desvantagem em relação a um outro grupo, “maioritário”, ambos integrando uma sociedade mais ampla. As minorias recebem quase sempre um tratamento discriminatório por parte da maioria.”
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE III
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE CANTIGAS TROVADORESCAS.
PODE SER EM FORMA DE MAPA CONCEITUAL OU UM RESUMO.
FORMAÇÃO DA LITERATURA PORTUGUESA
A Idade Média, período histórico em que floresceu o Trovadorismo, inicia-se com o fim do Império Romano no século V ( 476 d.C.) e vai até o século XV (1453).
Trovadorismo:
É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
Acompanhados de instrumentos musicais e de dança, os trovadores viajavam entoando suas cantigas. Foi um dos gêneros literários mais populares da Idade Média, ao lado das novelas de cavalaria, expressão da prosa no período.
DESCRIÇÃO ATIVIDADE IV
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES
NOVELAS DE CAVALARIA
As novelas de cavalaria são narrativas de caráter místico que apresentam as aventuras idealizadas do cavaleiro medieval concebido pela igreja: honrado, casto, dedicado, e sempre disposto a qualquer sacrifício para defender a honra cristã.
As novelas mais marcantes, porém, são: a) A Demanda do Santo Graal: narra a busca do cálice sagrado pelo rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda; b) Amadis de Gaula, (...); c) Palmeirim de Inglaterra (...).
Leia:
Artur e os cavaleiros da Távola Redonda
Artur era filho secreto do rei Pendragon. Ao nascer, foi confiado ao mago Merlim, que cuidou de sua educação, mas não lhe contou sua verdadeira origem nem o destino que o esperava.
Dezesseis anos mais tarde, o rei morreu sem deixar herdeiro. Para escolher um novo rei, surgiu uma espada encantada que exibia o nome Excalibur, encravada numa pedra, na qual se lia: “Aquele que conquistar essa espada será o rei”.
Todos os cavaleiros do reino tentaram retirar a espada da pedra. Mas nenhum conseguiu.
Na sua vez, Artur apoderou-se da arma sem a mínima dificuldade. Foi inacreditável. Ele foi consagrado rei.
Um dia, Merlim aconselhou Artur a reunir os melhores cavaleiros. Diante deles, o mágico fez aparecer uma Távola redonda e vários assentos. Neles estava escrito, em ouro, o nome de cada cavaleiro.
Os cavaleiros da Távola Redonda fizeram um juramento: percorreriam todo o reino socorrendo damas em perigo e combatendo os maus.
Minha 1ª Biblioteca “Larousse Heróis”. Tradução: Adriana de Oliveira Silva. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007, p. 10 - 11.
Interpretação do Texto:
Questão 1 – Identifique o personagem principal do texto:
a) Artur.
b) o rei Pendragon.
c) o mago Merlim.
d) os cavaleiros da Távola Redonda.
Questão 2 – Artur tornou-se rei por que:
a) “[...] era filho secreto do rei Pendragon.”
b) “[...] foi confiado ao mago Merlim [...]”
c) “[...] o rei morreu sem deixar herdeiro.”
d) “[...] apoderou-se da arma sem a mínima dificuldade.”
Questão 3 – Há uma opinião sobre a façanha de Artur em:
a) “[...] uma espada encantada que exibia o nome Excalibur, encravada numa pedra [...]”
b) “[...] Todos os cavaleiros do reino tentaram retirar a espada da pedra. Mas nenhum conseguiu.”
c) “Foi inacreditável.”
d) “Ele foi consagrado rei.”
Questão 4 – Segundo o texto, o mágico Merlin aconselhou o rei Artur a reunir os melhores cavaleiros. Formou-se, então, a Távola Redonda. Identifique a missão desses cavaleiros:
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Questão 5 – Na parte “[...] mas não lhe contou sua verdadeira origem nem o destino que o esperava.”, os termos sublinhados retomam:
a) Artur.
b) o rei Pendragon.
c) o mago Merlim.
d) um dos cavaleiros do reino.
Questão 6 – Na passagem “Todos os cavaleiros do reino tentaram retirar a espada da pedra. Mas nenhum conseguiu.”, o termo “mas” indica:
a) a comparação entre dois fatos.
b) a oposição entre dois fatos.
c) a consequência de um fato.
d) a finalidade de um fato.
Questão 7 – As aspas foram usadas no texto para:
a) enfatizar a principal parte da narrativa.
b) sinalizar um dizer de autoria alheia.
c) indicar uma frase escrita em linguagem informal.
d) destacar um comentário do autor do texto.
Questão 8 – O texto apresenta principalmente:
a) sequências expositivas.
b) sequências descritivas.
c) sequências narrativas.
d) sequências argumentativas.
BONS ESTUDOS !
PROF. CIDA BERNARDES
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