terça-feira, 29 de setembro de 2020

PROF.CIDA BERNARDES- 1 A e B- LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

 E.E.  PROF. FERNANDO BUONADUCE 

REFORÇO /RECUPERAÇÃO 

 

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA 

PROF. APARECIDA T. BERNARDES 

TURMAS:  1º ANOS A/B ENSINO MÉDIO 

 

ALUNOS QUE PRECISAM REALIZAR ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 

NOME  

 

SÉRIE 

ALINE ALVES RAMOS 

01 

1º A 

ALISSON LOPES DE JESUS 

02 

 

ALLAN VICTOR DE PAULA CADENA 

03 

 

ALVARO AUGUSTO RIBEIRO OLIVEIRA 

04 

 

ARTHUR MENEZES DA SILVA 

08 

 

BRUNA PEREIRA SOARES 

09 

 

DANIEL SOARES DOS SANTOS 

11 

 

ISABELLA OLIVEIRA DOS SANTOS 

17 

 

JOAO PEDRO ALENCAR SOARES 

19 

 

LANAE PEREIRA DA SILVA 

23 

 

LARISSA PIMENTA MASSIMINI 

24 

 

LAURA ROSA SANTOS DE PAULA 

25 

 

LUIZ GUSTAVO VENTURA HIGINO 

26 

 

MANUEL VINICIUS LIMA DE ARAUJO 

27 

 

MARCOS SILVA SAMPAIO 

28 

 

MARIA CLARA SANTOS DOS VALES 

29 

 

MARIA LUIZA FARIA GONCALVES DA SILVA 

30 

 

PEDRO LUCAS MARINHO E SILVA 

35 

 

RAISSA OLIVEIRA DOS SANTOS 

36 

 

RAQUEL DE JESUS SANTOS 

37 

 

SAMUEL MECHI DA SILVA 

38 

 

THAIS GOES DA SILVA 

40 

 

VICTORIA CAMILO SILVA 

42 

 

WALLYSON BATISTA OLIVEIRA 

43 

 

 

 

 

                                             1º B 

 

 

 

 

 

ALESSANDRA FELIX SILVA 

01 

1º B 

ANDRE LUIZ DA SILVA DO NASCIMENTO 

04 

 

ANDRE PAULO BOLETI DA SILVA 

05 

 

ARTHUR INHOATTO PEREIRA DOS SANTOS 

06 

 

BEATRIZ BERNARDO BERTO 

 

07 

 

BRUNO DA SILVA SOUSA FERREIRA 

08 

 

CONRADO DA SILVA ARAUJO 

09 

 

ELISON DHONE LINHARES DOS SANTOS 

11 

 

ELTON MARCOS ALMEIDA DIAS FILHO 

12 

 

EVERTON THIAGO MENDES ROSA 

13 

 

GABRIELLY DA SILVA MAGALHAES 

14 

 

GABRIELLY REGINA DE LIMA JACINTO 

15 

 

JHONY KENDY OLIVEIRA SILVA 

17 

 

JOAO VITOR CARVALHO DE SOUZA 

18 

 

KAIQUE MAXWELL DA SILVA 

19 

 

KIMBERLY VITORIA DE OLIVEIRA 

21 

 

LETICIA PEREIRA DA SILVA 

26 

 

LUAN GOMES DA COSTA 

27 

 

MAIRA DA SILVA FERREIRA DE MORAES 

28 

 

MARLON BARBOSA DA CONCEICAO 

29 

 

MATHEUS GABRIEL SILVA 

30 

 

MIKELLY COELHO DOS SANTOS 

31 

 

PABLO DE LIMA SILVA 

32 

 

PEDRO HENRIQUE PEREIRA DE SOUSA 

33 

 

SANDRO ROBERTO ALVES DE LIMA 

38 

 

THAILAINE DE ALMEIDA LIMA 

39 

 

VANESSA OLIVEIRA DA SILVA 

40 

 

VINICIUS BORGES DA SILVA 

41 

 

WEBER SOUSA FEITOSA 

42 

 

YASMIN RODRIGUES DE OLIVEIRA 

43 

 

VALERIA MELISSA BARROS SANTOS 

44 

 

RAQUEL BATISTA ZOCOLI 

CAIO GABRIEL VIEIRA SOUSA                                                                                       

45 

46 

 

 

 

FORMA DE ENTREGA : POR EMAIL : profcidabernardesport@gmail.com 

DATA DA ENTREGA: ATÉ 09/10/2020 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE I 

LER ATENTAMANETE O TEXTO E RESPONDER A ALTERNATIVA CORRETA 

TEXTOS JORNALÍSTICOS 

 

Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo. 

Nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, pois possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade. 

O texto é escrito de maneira formal e sempre bem objetivo. Dentre os textos jornalísticos, há algumas divisões. As notícias relatam um acontecimento, enquanto uma reportagem é mais densa, dá uma informação aprofundada sobre acontecimentos não necessariamente recentes. Já a entrevista, colhe informações, opiniões e experiências pessoais de uma pessoa. A crônica é um texto jornalístico que beira a literatura, pois apresenta características de uma narrativa, porém registra fatos do cotidiano. Por fim, o artigo de opinião, como o nome já diz, é uma opinião pessoal que informa, mas ao mesmo tempo pode até persuadir o leitor. 

Baixada Santista tem praias lotadas e banhistas sem máscaras 

 

Centenas de banhistas lotaram as praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, aproveitando o dia ensolarado neste domingo (27). As praias parcialmente liberadas atraíram turistas e moradores, e nas imagens obtidas pelo G1 de Santos e Praia Grande, é possível observar que alguns ainda desrespeitam o uso obrigatório de máscaras e decretos municipais para enfrentamento da pandemia da Covid-19. 

Com previsão de sol durante todo o dia e temperaturas que podem chegar a 32ºC, a população lotou a faixa de areia. O clima quente atraiu turistas para a região, e, segundo a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), mais de 190 mil veículos passaram pelas rodovias em direção ao litoral paulista desde a meia-noite de sexta-feira (25).   (Disponível em : https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/09/27/sp-tem-praias-lotadas-e-banhistas-esquecendo-as-mascaras-em-casa-fotos.ghtml 

 

Considere as seguintes características de texto jornalístico: 

1. Texto expressionista de subjetividade exacerbada.  

2. Predominância da forma narrativa e humanização do relato. 

3. Texto de natureza impressionista e objetividade dos fatos narrados.  

4. Predominância da forma descritiva e desumanização do relato.  

5. Texto literário e alta subjetividade.  

 

São estabelecidas para o gênero reportagem as características: 

a) 1 e 3 apenas. 

b) 2 e 3 apenas. 

c) 2, 3 e 4 apenas. 

d) 3, 4 e 5 apenas. 

e) 1 e 2 apenas. 

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE II 

 

Você deverá escrever um novo texto utilizando as partes grifadas. 

Deverá observar a organização textual com  os parágrafos, pontuação e conectivos na construção do novo texto. 

 

 

PRÁTICA DE ESCRITA – RESUMO . (Caderno do aluno: volume 2. Página 117) 

 Resumo: é um texto escrito de forma clara e objetiva. Resumir é o ato de ler, analisar e redigir em poucas linhas as ideias essenciais e mais importante para o leitor. Disponível em:. Acesso em: 19 dez. 2109 

_______________________________________________________________ 

A seguir estão alguns passos para se fazer um bom resumo: 

-leia o texto por parágrafos, sublinhando as palavras-chaves para serem a base do resumo; 
 
- Logo após, faça o resumo dos parágrafos, baseando-se nas palavras-chaves já destacadas anteriormente; 
 
- Releia o seu texto à medida que for escrevendo para verificar se as ideias estão claras e sequenciais, ou seja, coerentes e coesas. 
 
- Por fim, analise se os conceitos apresentados estão de acordo com a opinião do autor, porque não cabem no resumo comentários pessoais. 

 

 

Você deverá escrever um novo texto utilizando as partes grifadas. 

Deverá observar a organização textual com  os parágrafos, pontuação e conectivos na construção do novo texto. 

 

  

O QUE SÃO MINORIAS? 

 

 

A palavra “minoria”, nesse caso, não se refere a um número menor de pessoas, à sua quantidade, mas sim a uma situação de desvantagem social. Ou seja, apesar de muitas vezes coincidir de um grupo minoritário ser realmente a menor parte da população, não é o fator numérico o essencial para que uma população possa ser considerada uma minoria. São as relações de dominação entre os diferentes subgrupos na sociedade e o que os grupos dominantes determinam como padrão que delineiam o que se entende por minoria em cada lugar. Comportamentos discriminatórios e preconceituosos também costumam afetar os grupos minoritários. 

É importante frisar que não há consenso absoluto quanto ao conceito de minorias. Alguns teóricos estreitam a definição, ao reduzir os tipos de características que podem definir uma minoria, por exemplo. Outros afirmam que o termo não possui uma definição única e que sua intenção sempre dependerá do autor que o está utilizando. Neste conteúdo, abordaremos o conceito de minorias mais amplo, conforme a definição abaixo, do sociólogo Mendes Chaves: 

[A palavra minoria se refere a] um grupo de pessoas que de algum modo e em algum setor das relações sociais se encontra numa situação de dependência ou desvantagem em relação a um outro grupo, “maioritário”, ambos integrando uma sociedade mais ampla. As minorias recebem quase sempre um tratamento discriminatório por parte da maioria.” 

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE III 

FAÇA UMA PESQUISA SOBRE CANTIGAS TROVADORESCAS. 

PODE SER EM FORMA DE MAPA CONCEITUAL OU UM RESUMO. 

    

 

FORMAÇÃO DA LITERATURA PORTUGUESA 

Linha do Tempo da Sociedade Ocidental 

 

 

A Idade Média, período histórico em que floresceu o Trovadorismo, inicia-se com o fim do Império Romano no século V 476 d.C.) e vai até o século XV (1453).  

Trovadorismo: 

É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesiaeuropeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música. 

Acompanhados de instrumentos musicais e de dança, os trovadores viajavam entoando suas cantigas. Foi um dos gêneros literários mais populares da Idade Média, ao lado das novelas de cavalaria, expressão da prosa no período. 

 

 

DESCRIÇÃO ATIVIDADE IV 

 

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES 

 

 

NOVELAS DE CAVALARIA 

As novelas de cavalaria são narrativas de caráter místico que apresentam as aventuras idealizadas do cavaleiro medieval concebido pela igreja: honrado, casto, dedicado, e sempre disposto a qualquer sacrifício para defender a honra cristã. 

As novelas mais marcantes, porém, são: a) A Demanda do Santo Graal: narra a busca do cálice sagrado pelo rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda; b) Amadis de Gaula, (...); c) Palmeirim de Inglaterra (...). 

 

 

 

Leia:  

Artur e os cavaleiros da Távola Redonda 

 

Artur era filho secreto do rei Pendragon. Ao nascer, foi confiado ao mago Merlim, que cuidou de sua educação, mas não lhe contou sua verdadeira origem nem o destino que o esperava. 

Dezesseis anos mais tarde, o rei morreu sem deixar herdeiro. Para escolher um novo rei, surgiu uma espada encantada que exibia o nome Excalibur, encravada numa pedra, na qual se lia: “Aquele que conquistar essa espada será o rei”.  

Todos os cavaleiros do reino tentaram retirar a espada da pedra. Mas nenhum conseguiu. 

Na sua vez, Artur apoderou-se da arma sem a mínima dificuldade. Foi inacreditável. Ele foi consagrado rei.  

Um dia, Merlim aconselhou Artur a reunir os melhores cavaleiros. Diante deles, o mágico fez aparecer uma Távola redonda e vários assentos. Neles estava escrito, em ouro, o nome de cada cavaleiro.  

Os cavaleiros da Távola Redonda fizeram um juramento: percorreriam todo o reino socorrendo damas em perigo e combatendo os maus. 

 

Minha 1ª Biblioteca “Larousse Heróis”. Tradução: Adriana de Oliveira Silva. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007, p. 10 - 11. 

 

Interpretação do Texto: 

 

Questão 1 – Identifique o personagem principal do texto: 

a) Artur. 

b) o rei Pendragon. 

c) o mago Merlim. 

d) os cavaleiros da Távola Redonda. 

 

Questão 2 – Artur tornou-se rei por que: 

a) “[...] era filho secreto do rei Pendragon.” 

b) “[...] foi confiado ao mago Merlim [...]” 

c) “[...] o rei morreu sem deixar herdeiro.” 

d) “[...] apoderou-se da arma sem a mínima dificuldade.” 

 

 

Questão 3 – Há uma opinião sobre a façanha de Artur em: 

a) “[...] uma espada encantada que exibia o nome Excalibur, encravada numa pedra [...]” 

b) “[...] Todos os cavaleiros do reino tentaram retirar a espada da pedra. Mas nenhum conseguiu.” 

c) “Foi inacreditável.” 

d) “Ele foi consagrado rei.” 

 

Questão 4 – Segundo o texto, o mágico Merlin aconselhou o rei Artur a reunir os melhores cavaleiros. Formou-se, então, a Távola Redonda. Identifique a missão desses cavaleiros: 

______________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

Questão 5 – Na parte “[...] mas não lhe contou sua verdadeira origem nem o destino que o esperava.”, os termos sublinhados retomam: 

a) Artur. 

b) o rei Pendragon 

c) o mago Merlim 

d) um dos cavaleiros do reino. 

 

Questão 6 – Na passagem “Todos os cavaleiros do reino tentaram retirar a espada da pedra. Mas nenhum conseguiu.”, o termo “mas” indica: 

a) a comparação entre dois fatos.  

b) a oposição entre dois fatos.  

c) a consequência de um fato. 

d) a finalidade de um fato. 

 

Questão 7 – As aspas foram usadas no texto para: 

a) enfatizar a principal parte da narrativa. 

b) sinalizar um dizer de autoria alheia.  

c) indicar uma frase escrita em linguagem informal. 

d) destacar um comentário do autor do texto. 

 

Questão 8 – O texto apresenta principalmente: 

a) sequências expositivas.  

b) sequências descritivas.  

c) sequências narrativas. 

d) sequências argumentativas.  

 

 

 

BONS ESTUDOS ! 

 

PROF. CIDA BERNARDES 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário