domingo, 27 de setembro de 2020

PROFESSORA MAGALY 9ºABCDEFG EDUCAÇÃO FÍSICA

 PROFESSORA MAGALY 9ºABCDEFG

EDUCAÇÃO FÍSICA

   Responda no caderno as questões da atividade 5 do caderno do aluno: O que sei sobre o Futsal e em seguida copie o texto:

   Futsal no Brasil: chegada do esporte no país, primeiros torneios, receptividade dos brasileiros. O futsal começou a ser praticado em 1930 por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo e em Montevidéu, no Uruguai. Devido à dificuldade para encontrar campos de futebol, improvisaram “peladas” nas quadras de basquete e hóquei aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte. na Associação Cristã de Moços, seja ela no Brasil ou no Uruguai. O futsal difundiu-se rapidamente por outros estados e na década de 50 começaram a ser fundadas as federações estaduais de futebol de salão. Até 1958, São Paulo e Rio de Janeiro disputavam a primazia do jogo, havendo divergências entre as regras locais. Tudo se resolveu com a oficialização da prática pela Confederação Brasileira de Desportos nesse ano, que padronizou as regras e aceitou as federações estaduais como filiadas.

   No futsal, assim como no basquetebol, os treinadores (ou técnicos) também se utilizam dos aspectos técnicos e táticos para organizar as suas equipes em quadra, podendo organizá-las de maneira mais ofensiva, mais defensiva ou mais equilibrada (eficiência no ataque e defesa), de acordo com as necessidades observadas durante as partidas.

Posições dos jogadores em quadra:

   Goleiro (G): é o jogador responsável por defender e impedir que a bola ultrapasse a linha de meta de sua equipe. É o único que pode utilizar as mãos para lançar a bola para dentro da quadra de jogo.

   Fixo (FX): é o jogador mais forte da equipe e que possui responsabilidade defensiva, atuando muito próximo à sua área de defesa. Auxilia a sua equipe orientando o posicionamento tático e a marcação dos jogadores adversários. 

   Alas direito (AD) e esquerdo (AE): são jogadores velozes que atuam nas laterais da quadra, sendo um pelo lado direito e o outro pelo lado esquerdo. Têm a função de conduzir a bola da defesa para o ataque, sendo muito importantes na elaboração das jogadas ofensivas, recebendo

   Pivô (PV): é o jogador mais forte da equipe e que atua muito próximo à área adversária, geralmente de costas para o gol. 

   Alguns sistemas táticos de Defesa: 

   Diferente do basquetebol, no futsal os sistemas táticos defensivos que empregam as marcações mistas ou combinadas são os mais utilizados. São sistemas em que alguns jogadores realizam a marcação por zona e outros, a marcação individual, em diferentes áreas da quadra.


As transformações históricas do fenômeno esportivo

   O esporte carrega, em todas as sociedades da atualidade, uma força extremamente importante mesmo não o praticando, nos deparamos com ele a todo instante. O esporte acaba sendo gerador do que vem a ser chamado de cultura de movimento. 

   Duas correntes com pensamentos diferentes dizem a respeito da origem do esporte.

   Há quem aponte o surgimento do esporte direcionado a fins voltados para a educação, desde seu nascimento. Outra corrente direciona o esporte como um fenômeno biológico.

   Existem direcionamentos que encontram um ponto em comum entre essas duas correntes de pensamento, tornando-se a principal bandeira do desporto.

   Falamos então, da competição, que é simultaneamente lembrada quando tratamos de esporte, e assim, se é esporte, tem disputa.

   A competição, então, tem sua origem de maneira mais ofensiva do que conhecemos como jogo.

Linha do Tempo:

  - Primitivos: exercícios para o corpo, com suma necessidade de sobrevivência (caçar, nadar, correr, se defender)

  - Ao fixar moradia: por causa dos ataques em sua terra, formavam grupos. Surgimento das primeiras nações e a atividade física estava mais voltada à ginástica preparatória para a guerra

  - Primeiras civilizações: experimentaram as primeiras atividades físicas que se tornaram, enfim, atividades esportivas.

   Os jogos da antiguidade foram fundados por Hércules, que plantava oliveira para que fossem feitos os ramos a serem dados aos vencedores.

   O desporto como fenômeno social: durante os Jogos Olímpicos, existia uma trégua considerada sagrada para o mundo grego. A guerra era proibida.

   Jogos da antiguidade: Só participavam os homens considerados livres e que eram nascidos nas cidades gregas. Os atletas eram das classes mais favorecidas, vinham de todos os pontos da Grécia. As mulheres, escravos e os estrangeiros não podiam competir.

   As mulheres no fenômeno esportivo: Com a quebra de paradigmas e mesmo na atualidade, a maioria dos atletas sempre foram os homens. Mesmo com essa realidade há uma história de luta das mulheres por representar o esporte e assim, algumas se destacaram.

   Alguns fatores podem causar prejuízos psicológicos para a mulher atleta. Entre eles: ser vista apenas por sua beleza física, enfrentar relações desiguais de poder, não ser reconhecida como atleta.

   Em 1900 havia grande indignação entre as mulheres pois tinham vontade de crescer dentro do esporte. Alice Melliat, então, solicitou ao Comitê Olímpico Internacional a entrada das mulheres nas modalidades diversas, foi atendida não oficialmente, em 1928 elas foram incluídas nas Olimpíadas, mas ainda eram pré-julgadas, somente em 1936 o COI as reconheceu como atletas olímpicas.  

Fotografe e envie para magalylopes@prof.educacao.sp.gov.br      Entrega: 30/09


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