E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE – 3º BIMESTRE (4)
LÍNGUA E LITERATURA – 2º A, B, C e D (Prof.ª Silvia Siqueira) 28/09/2020
Enviar respostas por watts 9 9508-2569 ou por e-mail: silviasiqueira.malu@gmail.com
O prazo de envio das atividades é de uma semana.
Tema: Realismo – Machado de Assis
Dom Casmurro é para muitos uma das melhores obras de Machado de Assis. O título deve-se ao temperamento casmurro (calado, ensimesmado) de Bentinho, que, recolhido à solidão de sua casa, conta a sua própria vida. Apaixonado por Capitu, mas destinado ao seminário por promessa de sua mãe, Bentinho, no seminário, conhece Escobar, seu melhor amigo. Decidido a abandonar o seminário, casa-se com Capitu, seu amor de infância, descrita como dissimulada e esquiva. Certas atitudes da esposa levam-no a desconfiar que ela o traía com Escobar. Com a morte deste e a tristeza de Capitu, aumenta-lhe a suspeita, acrescida do fato de descobri em seu filho traços fisionômicos do amigo morto. O casal acaba por separar-se. Para o leitor fica a eterna dúvida se Bentinho fora mesmo traído ou se tudo não passou de imaginação sua.
DOM CASMURRO
CXXII – OLHOS DE RESSACA (Machado De Assis)
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis leva-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
CXXIV – O DISCURSO
- Vamos são horas...
Era José Dias que me convidava a fechar o ataúde. Fechamo-lo, e eu peguei numa das argolas; rompeu o alarido final. Palavra que, quando cheguei à porta, vi o sol claro, tudo gente e carros, as cabeças descobertas, tive um daqueles meus impulsos que nunca chegava, à execução: foi atirar à rua caixão, defunto e tudo. No carro disse a José Dias que se calasse. No cemitério tive de repetir a cerimônia da casa, desatar as correias, e ajudar a levar o féretro à cova. (...)
- Então fale.
Era o discurso. Queriam o discurso. Tinha jus ao discurso anunciado. Maquinalmente, meti a mão no bolso, saquei o papel e li-o aos trambolhões, não todo, nem seguido, nem claro; a voz parecia-me entrar em vez de sair, as mãos tremiam-me. Não era só a emoção nova que me fazia assim, era o próprio texto, as memórias do amigo, as saudades confessadas, os louvores à pessoa e aos seus méritos; tudo isso que eu era obrigado a dizer e dizia mal. Ao mesmo tempo, temendo que me adivinhassem a verdade, forcejava por escondê-la bem. Creio que poucos me ouviram, mas o gesto geral foi de compreensão e de aprovação.
VOCABULÁRIO
A furto: disfarçadamente, dissimuladamente.
https://www.youtube.com/watch?v=sJM3kmjmj34
MARGENS DO TEXTO
1 ) Dois capítulos do romance Dom Casmurro têm o título “Olhos de ressaca”. No capítulo XXXIII, Bentinho descreve pela primeira vez os olhos de Capitu:
“Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, ‘olhos de cigana oblíqua e dissimulada’. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. (...) Olhos de ressaca? Vá, de ressaca.”
Que julgamento de Bentinho, implícito no segundo parágrafo do capítulo CXXII, poderia justificar a repetição do título “Olhos de ressaca”?
2) “Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...”
Que advérbio se destaca neste trecho caracterizando um julgamento pessoal e subjetiva do narrador?
3) O narrador refere-se várias vezes ao caráter dissimulado, fingido, disfarçado de Capitu. Entretanto, no texto transcrito, ele também age dissimuladamente. Ele estaria cumprindo que tipo de obrigação: afetivas ou sociais? Em que momento lhe pesa mais essa dissimulação?
4) Com base no texto, você diria que o narrador está mais preocupado com a análise psicológica das personagens ou com as ações ou cenários?
HORIZONTES DO TEXTO
No romance Dom Casmurro, Bentinho se julga traído pela esposa.
Ter ou não ter sido traído talvez não seja o aspecto mais importante o romance, mas sim a maneira como ele é construído.
a) Que elementos contribuem para a incerteza do leitor em relação à fidelidade de Capitu?
b) Na vida real você acha que podemos julgar uma pessoa fundamentados apenas no relato de outra?
INTERTEXTUALIDADE
Em 1998, o escritor Domício Proença Filho publicou o romance Capitu: memórias póstumas. Nele, o narrador é Capitu, que nos dá outra versão dos fatos, inclusive do enterro de Escobar.
- Destaque do texto os principais argumentos de Capitu que contradizem o julgamento de Bentinho.
“Foi então que, momentos antes de fechar-se a urna funerária, lancei, para minha perdição, um derradeiro olhar ao meu amigo, o marido de minha irmãzinha Sancha, o meu cunhadinho... as lágrimas teimavam em forcejar-me os olhos, deixei-as escorrer, poucas e silenciosas.
Antes melhor fora não tivesse chorado. Tanto bastou para que meu alucinado esposo atribuísse à minha homenagem a olhar que ele mesmo, em outro momento menos penoso, dissera ser de ressaca. Novo Otelo sem comédia, o seu ciúme doentio viu nele a marca da traição, o sinal da culpa, por ele buscada em mim durante todo o tempo, como o ser relato o demonstra à sociedade... Só que ele engoliu em seco a sua ira mal contida. Era preciso fechar o ataúde.”
Otelo: Personagem de Shakespeare que mata por ciúmes a mulher amada.
À saciedade: Até não mais poder; até fartar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário