quarta-feira, 30 de setembro de 2020

PROF. SIMONE PRAZO DE ENTREGA : 09/10/2020 RECUPERAÇÃO TURMAS : 8º ANO F, G (EF) CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

                        Aproveite a oportunidade de recuperar!!!


E E   FERNANDO BUONADUCE


ATIVIDADES DE ENSINO À DISTÂNCIA        RECUPERAÇÃO  2ºBIMESTRE    


TURMAS : 8º ANO F, G (EF)                                 CIÊNCIAS DA NATUREZA 

       

 PROF. SIMONE                            PRAZO DE ENTREGA : 09/10/2020 (sexta) 

 

HABILIDADES :

-Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

- Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a adolescência. 

- Identificar e explicar as interações que ocorrem entre os sistemas nervoso e endócrino, bem como a manifestação no desenvolvimento do organismo humano, nos aspectos comportamentais, morfológicos e fisiológicos. 


Estas atividades estão postadas no GOOGLE CLASSROOM e as respostas podem ser postadas lá também. Acesse c/ seu e-mail institucional, aquele que tem seu RA. 

8º ANO F  cód  mbaxyuc 

8º ANO G  cód  z2ngrhj


Responder as atividades e enviar as imagens para o  e-mail:    


stafarello@professor.educacao.sp.gov.br

Parte 1-Assistir à vídeo-aula abaixo para realizar as atividades a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=mPRJYJm_v_c


1-Quais são as características da reprodução sexuada?


2-Quais são as características da reprodução assexuada?


3-Procurar a definição dos seguintes termos:

Gameta:

Esporo:

Gene:

Zigoto:


4-Pesquise exemplos de vegetais que pertencem aos seguintes grupos, acrescentando figuras ou desenhos:

  1. algas:

  2. briófitas:

  3. pteridófitas:

  4. gimnospermas:

  5. angiospermas:

5-Qual a importância da polinização?


Parte 2-Assistir à vídeo-aula abaixo para realizar as atividades a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=h8X-artnduY


1-Por que os musgos (briófitas) se encontram em locais úmidos?

2-Como acontece a fecundação nas samambaias (pteridófitas)?

3-Nas pteridófitas, o que são soros?

4-Nas gimnospermas (ex. pinheiros) qual a importância das sementes e como as sementes são dispersadas?

5-Nas angiospermas, como ocorre a polinização?

6-No vídeo,vemos a evolução dos vegetais em um cladograma. Quais foram as principais mudanças que marcaram a evolução das espécies citadas de uma para outra?

  1. algas > briófitas :

  2. briófitas > pteridófitas :

  3. pteridófitas > gimnospermas :

  4. gimnospermas > angiospermas :


Parte 3-Acesse o MURAL de pesquisa no link https://padlet.com/stafarello/Bookmarks


Assista aos vídeos, acompanhe os textos e imagens com ATENÇÃO para depois responder às questões a seguir:


1- O que é reprodução? Por que ela existe?

2- Escreva as vantagens e desvantagens da reprodução assexuada.

3- Escreva as vantagens e desvantagens da reprodução sexuada.

4- Explique melhor a reprodução por brotamento dando exemplos.

5- Explique melhor a reprodução por regeneração dando exemplos.

6- O que é partenogênese? O que é pedogênese? Explique-os.

8- Qual o ambiente que facilita a fecundação externa? Dê exemplos de animais que têm este tipo de fecundação.

10- No meio científico existe a tese de que a vida começou na água. Porém hoje, grande parte dos animais se reproduzem na meio terrestre. Explique o que isto significa por esta teoria.

11- O que é meiose na reprodução e com quais gametas elas ocorrem?

.

Parte 4-Assista às vídeo-aulas para realizar as atividades a seguir:


https://www.youtube.com/watch?v=SuMmXC39Jms&list=PLSP3TdMpLABtEluztV-fz5dcXLMj1TH_M&index=11&t=0s


https://www.youtube.com/watch?v=vLTFpY_dadw&list=PLSP3TdMpLABtEluztV-fz5dcXLMj1TH_M&index=14&t=0s


Acesse :https://s5.static.brasilescola.uol.com.br/be/2020/04/sistema-endocrino.jpg

Assista à este RESUMO: https://www.youtube.com/watch?v=3z79gvXn-1M


1- O que são glândulas?

2- Quais são as principais glândulas do organismo humano?

3- Qual a diferença entre a função das glândulas endócrinas e exócrinas?

4- Dê exemplos de glândulas exócrinas e para que servem.

5- Qual o caminho percorrido pelos hormônios e sua função no corpo humano?

6- Por que a hipófise ou pituitária é chamada de glândula mestra?

7- Cite as funções das glândulas abaixo:

  1. Pineal:

  2. Tireóide:

  3. Timo:

  4. Supra Renais:

  5. Pâncreas:

8- Quem são as gônadas sexuais femininas e masculinas? Qual a função delas?

9- Quem compõe o Sistema Nervoso? Qual a função do Sistema Nervoso Autônomo?

10- O que são os neurotransmissores?


Parte 5-Assista à vídeo-aula abaixo para realizar as atividades a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=qqRgDgKCJr4&list=PLSP3TdMpLABtEluztV-fz5dcXLMj1TH_M&index=13&t=0s


Assista a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=oHaVYp4v5NI


Observe as imagens

Sistema Reprodutor Feminino

https://static.biologianet.com/conteudo/images/2018/03/sistema-reprodutor(1).jpg

Sistema Reprodutor Masculino

https://static.todamateria.com.br/upload/si/st/sistemareprodutormasculinoanatomia-cke.jpg


1- Quais são os hormônios sexuais femininos? Quem produz?

2- Cite as funções desses hormônios para o amadurecimento da menina.

3- Qual é o hormônio sexual masculino? Quem produz?

4- Cite as funções desse hormônio para o amadurecimento do menino.

5- A partir dos 10 anos, quais mudanças ocorrem no corpo do menino e da menina? 

    Cite pelo menos 4 delas.

6-Qual é a célula sexual feminina? Onde é produzida?

7-Qual é a célula sexual masculina? Onde é produzida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário