sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Disciplina: Geografia Prof. Responsável: Gilmara D Oliveira. 2 anos A B C D

 Secretaria de Estado da Educação                                      

Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.

Diretoria de Ensino Região Osasco    

  1. Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90

    1. R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329


Curso:                       

Curso:       Ensino Médio           

Disciplina:                  Geografia              C/sem.: 02

Período letivo:            3º Bimestre       Período: Noite             

Prof. Responsável:    Gilmara D Oliveira.

Nome: ______________________________________nº ____ Série: 2º ____ Data: ___/___/___

Tema: Matrizes Culturais do Brasil.

Trabalho 1.1

1. Observe as imagens.

Imagem 1 – Berimbau Imagem 2 - Flautas de diversas tribos

Instrumentos Musicais Africanos - Brasil Escola  Performance da Música Indígena no Brasil:

        Imagem 3 - Bandolim Imagem 4 - Taiko

bandolim | Britannica Escola   Conheça 10 instrumentos musicais tradicionais Japoneses" | Jpop &  Jrock-Musicas Japonesas Amino

Associe a sequência correta das imagens instrumentais com os seus respectivos grupos étnicos .

a) Imagem 1- Negros; Imagem 2- Europeus: Imagem 3- Indígenas; Imagem 4- Mongoloide.

b) Imagem 1- Negros; Imagem 2- Povos Indígenas; Imagem 3- Caucásia; Imagem 4- Mongoloide.

c)   Imagem 2- Povos Indígenas; Imagem 1- Negros; Imagem 4- Mongoloide; Imagem 3- Caucásia.

d) n. d. a.

2. Quais são os três grupos étnicos do Brasil?

 a) Negros, Índios e Europeus.

b) Negros, Mamelucos, índios e brancos.

c) Negros, brancos e amarelos.

d) Nenhuma das alternativas.


3. A imagem a seguir pode ser associada a qual das alternativas abaixo:



a) a homogeneização da população brasileira.  

b) a diversidade cultural e homogenia da cultura brasileira.

c) a matrizes culturais do Brasil e a miscigenação de diversos grupos étnicos.

d) Todas estão corretas.




4. Relacione os conceitos abaixo com suas respectivas características e seus respectivos conceitos.

I. Mulatos II. Amarela. III. Cafuzos. IV. Pardos. V. Caucásica.

a. (   ) etnia que compreende metade da população mundial, como os europeus, os semíticos-camíticos e o indo-irânicos.

b. (   ) junção de brancos, negros e indígenas.

c. (   ) união entre negros e índios.

d. (   ) engloba dois quintos da população mundial.

e.(   ) união de brancos e negros.

5. Analise o gráfico e texto da página 67 da Apostila Vol. 3, e responda as questões A e B da página 68.




Nenhum comentário:

Postar um comentário