E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE
Avaliação de recuperação – 2º bimestre
Língua Portuguesa – 8º F e 8º G – Prof.ª Silvia Siqueira
- Atividade para recuperação para o 2º bimestre, leiam atentamente as orientações.
- As atividades deverão ser feitas manuscritas (a mão) em folha de sulfite, folha de fichário ou papel almaço,
- A entrega deverá ser na escola no dia 09/10/2020 das 13 às 15h, o recebimento dessa atividade será feito pela professora das turmas Silvia Siqueira.
1ª ATIVIDADE: Entrega da apostila do segundo bimestre SP FAZ ESCOLA Volume 2, parte 1.
- Atividade 01 e 02, (aulas administradas pelo CMSP), ler atentamente e responder as questões na apostila.
- Atividade 03 e 04, fazer a atividade na apostila.
2ª ATIVIDADE: Interpretação de texto:
Beco de Flores
(...)
Senti que Erínia estava por perto quando cheguei ao centro comercial de Paraty. Embora fosse maio, chovia em parar; as pedras lisas impediam que os turistas se aventurassem pelas ruas; além do mais, faltava luz em toda parte e as sereias dos barcos soavam desoladas ao largo da costa. Ru tinha armado o guarda-chuva de plástico e caminhava em direção ao mar; surpreendido pelo nevoeiro, percebi que não chegaria à praia; tanto que, depois de andar mais de uma hora, estava no ponto de partida. Foi nesse lance que desviei o olhar para o beco: parecia um jardim suspenso. Os tufos de flores despencavam pelos muros e janelas; a primeira vez que os vi pensei que fossem restaurantes; as casas, no entanto estavam fechadas por causa do mau tempo. Atraído pelo silêncio, entrei no beco como quem sobe num navio iluminado. O perfume das plantas era muito mais forte do que eu imaginava – em poucos segundos senti-me intoxicado no chão. Creio que só nesse instante Erínia apareceu de corpo inteiro diante de mim: a túnica branca escondia as sandálias de couro e uma luz de vinho vazada dos seus olhos. Movido pela surpresa, eu lhe disse alguma coisa amável; não tive resposta. Lembro-me apenas de que ela avançou pisando nas poças e enterrou o punhal no meu pescoço. Enquanto o sangue ensopava o colarinho, eu mantinha a calma; pois o crime de Erínia tinha as marcas usuais da alucinação satisfatória.
(Modesto Carone. Beco de Flores. In: Edgar Allan Poe. Histórias Fantásticas)
Glossário: Sereia: sirene.
Compreensão do texto
1 – Escreva a síntese do Conto de Modesto Carone. Para isso, leve em consideração: cenário, tempo, personagens, ação (situação inicial, complicação, clímax e desfecho)
2 – Releia Estes trechos.
Senti que Erínia estava por perto (...)
Eu tinha armado o guarda-chuva (...)
Lembro-me apenas de que (...) enterrou o ´punhal no meu pescoço.
- Classifique o narrador desse conto e explique o efeito de sentido criado no conto por esse tipo de narrador.
3 – Qual é o clímax – o momento de maior tensão – do conto “Beco de flores”?
4 – Na mitologia grega, as erínias eras as divindades responsáveis pela vingança. Levando em consideração essa informação, como pode ser explicada a seguinte passagem: “uma luz de vinho vazava dos seus olhos”?
5 - A “alucinação satisfatória” alegada pelo narrador para justificar sua calma diante do ato de Erínia pode ser explicada pelo conformismo do narrador ou pela felicidade de Erínia? Explique sua opção.
3ª ATIVIDADE: ATIVIDADES (formação de palavras)
1)Em qual das seguintes palavras ocorre composição por aglutinação:
a)Passatempo
b)Fim de semana
c)Couve-flor
d)Aguardente
2) Indique na segunda coluna a que tipo de formação de palavra corresponde:
(A)JUSTAPOSIÇÃO(B) AGLUTINAÇÃO
(___) girassol
(___) hidrelétrico
(___) passatempo
(___) fidalgo
(___) hidrelétrico
(___) verde-musgo
3 )Assinale a alternativa cujas palavras tenham sido compostas pelos processos de justaposição e de aglutinação, respectivamente:
a)Bacia, árvore
b)Igreja, capim
c)Orelha, vazio
d)Sabiá, cortina
e)Girassol, aguardente
f)Pernilongo, televisão
Quais as reposta
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