E.E.
Professor Fernando Buonaduce
Reforço
/ Recuperação
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Meire de Jesus
Santos
ENVIAR TRABALHO PARA O EMAIL DA PROFESSORA: professorameirejsantos@gmail.com
Turmas: 9º, A, B, C
Alunos
que precisam realizar atividades de recuperação:
NOME |
Nº |
SÉRIE |
Amanda
dos Santos Silva |
01 |
9º A |
Ana Beatriz
Meireles |
02 |
9º A |
Bruna
da Silva |
03 |
9º A |
Bruno
Pedro Teixeira |
04 |
9º A |
Bryan
da Silva |
05 |
9º A |
Carlos
Henrique Macena |
06 |
9º A |
Cassandra
Gomes |
07 |
9º A |
Daniela
Lingiardi |
08 |
9º A |
Eduarda
Santos |
09 |
9º A |
Eduardo
Maciel |
10 |
9º A |
Erik
Guthierry |
11 |
9º A |
Evelin
Lindaura Apaza |
12 |
9º A |
Flávia
Zócoli |
13 |
9º A |
Gustavo
dos Santos |
15 |
9º A |
Hugo
Henrique Pereira |
16 |
9º A |
Isaque
Miranda |
17 |
9º A |
João
Pedro Alves Dias |
18 |
9º A |
José
Tiago de Sousa |
19 |
9º A |
Júlia
Alves |
20 |
9º A |
Larissa
da Câmara |
22 |
9º A |
Mateus
Daniel da Silva |
24 |
9º A |
Matheus
Kaique Bastos |
25 |
9º A |
Mayrana
Miranda |
26 |
9º A |
Mikeline
Pereira |
27 |
9º A |
Nicoly
Vicente |
28 |
9º A |
Raquel
Cristina |
30 |
9º A |
Ronald
Pereira |
31 |
9º A |
Tamires
Oliveira |
32 |
9º A |
Thallis
Victor Ribeiro |
33 |
9º A |
Thiago
de Sousa |
34 |
9º A |
Wesley
Kaique Lima |
36 |
9º A |
|
|
|
Ágatha
Laislla Salles |
01 |
9º B |
Allan
Carlos de Oliveira |
02 |
9º B |
Allan
de Aviz |
03 |
9º B |
Allan
Oliveira |
04 |
9º B |
Antônia
Raíssa Alves |
05 |
9º B |
Carla
Kauane Barbosa |
06 |
9º B |
Carlos
Augusto Amorim |
07 |
9º B |
Carlos
Daniel Silva |
08 |
9º B |
Cristiano
da Silva |
09 |
9º B |
Danilo
Valério |
10 |
9º B |
Douglas
Rodinele |
11 |
9º B |
Elias
Barbosa |
12 |
9º B |
Emanuelly
Aparecida Santos |
13 |
9º B |
Felipe
Cunha |
14 |
9º B |
Gabriel
Gomes |
15 |
9º B |
Gabriel
Saraiva |
16 |
9º B |
Jean
Silva Santos |
18 |
9º B |
Jennifer
Santos |
19 |
9º B |
Laryssa
Batista |
20 |
9º B |
Luciano
Arthur Santos Silva |
21 |
9º B |
Luciano
Lima |
22 |
9º B |
Lyndyellen
Nascimento |
23 |
9º B |
Naiara
Pereira |
24 |
9º B |
Raíssa
de Andrade |
25 |
9º B |
Raíssa
Pereira |
26 |
9º B |
Révely
Ysrael Barreto |
27 |
9º B |
Ricardo
Soares |
28 |
9º B |
Santhiago
da Costa |
29 |
9º B |
Susany
Rodrigues |
30 |
9º B |
Tailan
Farias |
31 |
9º B |
Vitória
Cristina Carvalho |
32 |
9º B |
Thalya
dos Santos Silva |
33 |
9º B |
|
|
|
Ana
Rita Damasceno |
02 |
9º C |
Clara
Dalila Coelho |
03 |
9º C |
David
de Souza |
04 |
9º C |
Erick
da Silva Duraes |
05 |
9º C |
Grazielle
dos Santos Gomes |
07 |
9º C |
Gustavo
Rian de Jesus |
09 |
9º C |
Isabelly
Novello |
10 |
9º C |
Jhennifer
Aparecida Cândido |
12 |
9º C |
Júlia
Soares |
13 |
9º C |
Kamilla
Vittória de Lima |
14 |
9º C |
Kauê
Fernandes |
15 |
9º C |
Kennedy
Nunes |
16 |
9º C |
Letícia
Santos |
17 |
9º C |
Lucas
Souza |
18 |
9º C |
Luiz
Felipe Barbosa |
19 |
9º C |
Maria
Eduarda Braga |
20 |
9º C |
Mateus
Beker |
21 |
9º C |
Melriane
da Silva |
22 |
9º C |
Moisés
Gomes |
23 |
9º C |
Rafael
Santos Silva |
24 |
9º C |
Raíssa
Ribeiro |
25 |
9º C |
Renata
Santos |
26 |
9º C |
Rodrigo
Lúcio dos Santos |
27 |
9º C |
Rodrigo
Oliveira |
28 |
9º C |
Thiago
ferreira |
30 |
9º C |
Thiffany
de Sousa |
31 |
9º C |
Vinícius
Novaes |
32 |
9º C |
Yasmin
da Silva Santos |
33 |
9º C |
Beatriz
Silva de Galvão |
34 |
9º C |
E-mail:
professorameirejsantos@gmail.com
Entrega
até: 12 de outubro
Descrição
da atividade:
Leitura e reflexão dos textos (linguagem verbal e não verbal).
Na
sequência, análise das questões de múltipla escolha.
Observação:
Para as questões de múltipla escolha, favor colocar resposta completa, ou seja,
o que está escrito na frente da letra escolhida.
TEXTO 1:
Fake news' se espalham
70% mais rápido que as notícias verdadeiras
As notícias falsas se espalham 70%
mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. A conclusão é do
maior estudo já realizado sobre a disseminação de notícias falsas na Internet,
realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos
Estados Unidos. O novo estudo foi publicado nesta quinta-feira (8), na revista
Science.
Os cientistas analisaram todas as
postagens que foram verificadas por 6 agências independentes de checagem de
fatos e que foram disseminadas no Twitter desde 2006, quando a rede social foi
lançada, até 2017. Foram mais de 126 mil postagens replicadas por cerca de 3
milhões de pessoas.
De acordo com o estudo, as informações
falsas ganham espaço na Internet de forma mais rápida, mais profunda e com mais
abrangência que as verdadeiras. Cada postagem verdadeira atinge, em média, mil
pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares - aquelas que estão entre
o 1% mais replicado - atingem de mil a 100 mil pessoas.
“As conclusões do nosso estudo podem
ser extrapoladas para qualquer outro país, incluindo o Brasil. O estudo teve
foco nos Estados Unidos e nós estudamos as postagens feitas em inglês, no
Twitter, em todo o mundo que passaram pela verificação de agências de checagem
de fatos. No entanto, os padrões de disseminação das informações falsas que
detectamos foram os mesmos em diversos países de língua inglesa e certamente se
aplicam a postagens em outras línguas também”, disse ao jornal O Estado de S.
Paulo o autor principal do estudo, Sinan Aral, pesquisador do MIT.
De acordo com o estudo, quando a
notícia falsa é ligada à política, o alastramento é três vezes mais rápido.
Outra conclusão é que, ao contrário do que se pensava, os robôs aceleram a
disseminação de informações falsas e verdadeiras nas mesmas taxas. Isto
significa que as notícias falsas se espalham mais que as verdadeiras porque os
humanos - e não os robôs - têm mais probabilidade de disseminá-las, de acordo
com Aral.
“Nós já esperávamos que as notícias
falsas se espalhassem com mais rapidez e de forma mais abrangente que as
verdadeiras. O resultado que realmente nos surpreendeu no estudo é que os robôs
não são determinantes como pensávamos para a divulgação dessas notícias”, disse
Aral. Outra conclusão que pode contrariar o senso comum, segundo ele, tem
relação com o perfil das pessoas que divulgam notícias falsas na Internet.
“É bem natural imaginar que
características dessas pessoas - como a popularidade, por exemplo - poderiam
explicar por que as mentiras viajam mais rápido que a verdade, mas nossos dados
mostram o contrário. Os usuários que espalham notícias falsas no Twitter têm
menos seguidores, seguem menos gente, são menos ativos e estão no Twitter há
menos tempo, em comparação aos usuários que replicam notícias verdadeiras”,
disse ele.
Avaliando a reação dos usuários que
replicam informações encontradas no Twitter, o estudo também mostrou que,
enquanto as mentiras inspiram "medo, desgosto e surpresa", as
histórias verdadeiras inspiram "expectativa, tristeza, alegria ou
confiança".
Na mesma edição da Science, um outro grupo de
15 cientistas publica um artigo convocando a comunidade científica
internacional para realizar um esforço interdisciplinar de pesquisas para
estudar as forças sociais, psicológicas e tecnológicas por trás das fake news,
a fim de desenvolver um novo ecossistema de notícias e uma nova cultura que
valorize a promoção da verdade.
Segundo eles, os métodos dos
disseminadores de notícias falsas estão cada vez mais sofisticados e é preciso
partir para o combate. Eles dizem ainda que empresas como Google, Facebook e
Twitter têm "responsabilidade ética e social que transcende as forças do
mercado" e devem contribuir para a pesquisa científica sobre fake news.
Disponível em:
https:/r7.com/brasil/fake-news-se-espalham-70-mais-rapido-que-as-noticias-verdadeiras-09032018.
Acesso em: 02 maio 2019.
TEXTO
2
Disponível em:
http://blogdoaftm.web2419.uni5.net/halloween-2/. Acesso em: 02 maio 2019
1)
A leitura global do Texto 1 permite afirmar que
a)
os robôs não interferem na disseminação de notícias falsas.
b)
os robôs espalham mais as notícias falsas que a verdadeiras.
c)
as notícias falsas são divulgadas por pessoas muito populares.
d)
as notícias falsas têm mais abrangência que as notícias verdadeiras.
2)
De acordo com o Texto 1,
a)
as mensagens verdadeiras atingem a mais de 100 mil pessoas.
b)
o estudo pode ser aplicado a postagens de qualquer outro país.
c)
as notícias sobre política se espalham com mais lentidão nas redes sociais.
d)
o usuário mais presente no Twuiter é o responsável pela disseminação de fake
news.
3)
O uso das aspas no quarto parágrafo objetiva
a)
sinalizar, indiretamente, a fala do estudioso Sinan Aral.
b) marcar a autoria da citação do estudioso
Sinan Aral.
c)
enfatizar a importância do estudo de Sinan Aral.
d)
Ironizar a importância do estudo de Sinan Aral.
O trecho a seguir deve ser utilizado para
responder às questões de 4, 5 e 6.
Segundo eles, os métodos dos disseminadores de notícias
falsas estão cada vez mais sofisticados e é preciso partir para o combate.
4)
A expressão SEGUNDO ELES, sem alteração do sentido original, pode ser
substituída por
a)
devido a eles.
b)
por causa deles.
c) em função deles.
d)
de acordo com eles.
5)
O trecho é composto por
a) um período e duas orações.
b)
um período e três orações.
c) dois períodos e duas orações.
d)
dois períodos e três orações.
6)
Considerando sua inserção no trecho, a expressão PARA O COMBATE apresenta ideia
de
a)
lugar.
b)
causa.
c)
finalidade.
d)
consequência.
O trecho a seguir deve ser utilizado para
responder às questões 7 e 8
Eles dizem ainda que
empresas como Google, Facebook e Twitter têm "responsabilidade ética e
social que transcende as forças do mercado" e devem contribuir para a
pesquisa científica sobre fake news.
7)
O vocábulo QUE se refere
a)
Google, Facebook e Twitter.
b)
responsabilidade ética e social.
c)
forças do mercado.
d)
pesquisa científica.
8)
Os elementos linguísticos FACEBOOK, DO MERCADO e CIENTÍFICA, respectivamente,
são
a)
substantivo, adjetivo e substantivo.
b)
adjetivo, substantivo e substantivo.
c)
adjetivo, locução adverbial e adjetivo.
d)
substantivo, locução adjetiva e adjetivo.
9)
A intenção comunicativa predominante no Texto 2 é
a)
informar que as fake news circulam nas redes sociais.
b)
criticar a proliferação de fake news nas redes sociais.
c)
explicar que as fake news circulam nas redes sociais.
d)
orientar a circulação das fake news nas redes sociais.
10)
O vocábulo HALLOWEEN presente no Texto 2
a)
foge ao tema do texto.
b)
garante o humor ao texto.
c)
exalta uma festa estrangeira.
d)
contextualiza a fantasia das personagens.
11)
A leitura dos elementos verbais e não verbais do Texto 2 permite afirmar que as
fake news são
a)
verdades absolutas.
b)
criações folclóricas.
c)
brincadeiras infantis.
d)
mentiras assustadoras.
12)
A ideia principal do Texto 2 resulta, principalmente, da relação entre o uso da
palavra MONSTRO e a
a)
fantasia de múmia de um dos personagens.
b)
fantasia de Drácula de um dos personagens.
c)
caracterização dos personagens como monstros.
d)
caracterização de um dos personagens como Pinóquio.
13)
Quanto ao gênero, os textos, respectivamente, se configuram como
a)
notícia e tirinha.
b)
notícia e charge.
c)
reportagem e charge.
d)
reportagem e tirinha.
14)
Os dois textos têm em comum
a)
o tema em foco.
b)
a intenção comunicativa.
c)
o registro formal da língua escrita.
d)
a sequência textual predominante.
PROITEC - Edital Nº
10/2019 - PROEN/IFRN
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