terça-feira, 29 de setembro de 2020

PROF.MEIRE- 9 A.B.C- LÍNGUA PORTUGUESA



E.E. Professor Fernando Buonaduce

Reforço / Recuperação

 

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Meire de Jesus Santos

ENVIAR TRABALHO  PARA O EMAIL DA PROFESSORA: professorameirejsantos@gmail.com

 

Turmas: 9º, A, B, C

Alunos que precisam realizar atividades de recuperação:

 

NOME

SÉRIE

Amanda dos Santos Silva

01

9º A

Ana Beatriz Meireles

02

9º A

Bruna da Silva

03

9º A

Bruno Pedro Teixeira

04

9º A

Bryan da Silva

05

9º A

Carlos Henrique Macena

06

9º A

Cassandra Gomes

07

9º A

Daniela Lingiardi

08

9º A

Eduarda Santos

09

9º A

Eduardo Maciel

10

9º A

Erik Guthierry

11

9º A

Evelin Lindaura Apaza

12

9º A

Flávia Zócoli

13

9º A

Gustavo dos Santos

15

9º A

Hugo Henrique Pereira

16

9º A

Isaque Miranda

17

9º A

João Pedro Alves Dias

18

9º A

José Tiago de Sousa

19

9º A

Júlia Alves

20

9º A

Larissa da Câmara

22

9º A

Mateus Daniel da Silva

24

9º A

Matheus Kaique Bastos

25

9º A

Mayrana Miranda

26

9º A

Mikeline Pereira

27

9º A

Nicoly Vicente

28

9º A

Raquel Cristina

30

9º A

Ronald Pereira

31

9º A

Tamires Oliveira

32

9º A

Thallis Victor Ribeiro

33

9º A

Thiago de Sousa

34

9º A

Wesley Kaique Lima

36

9º A

 

 

 

Ágatha Laislla Salles

01

9º B

Allan Carlos de Oliveira

02

9º B

Allan de Aviz

03

9º B

Allan Oliveira

04

9º B

Antônia Raíssa Alves

05

9º B

Carla Kauane Barbosa

06

9º B

Carlos Augusto Amorim

07

9º B

Carlos Daniel Silva

08

9º B

Cristiano da Silva

09

9º B

Danilo Valério

10

9º B

Douglas Rodinele

11

9º B

Elias Barbosa

12

9º B

Emanuelly Aparecida Santos

13

9º B

Felipe Cunha

14

9º B

Gabriel Gomes

15

9º B

Gabriel Saraiva

16

9º B

Jean Silva Santos

18

9º B

Jennifer Santos

19

9º B

Laryssa Batista

20

9º B

Luciano Arthur Santos Silva

21

9º B

Luciano Lima

22

9º B

Lyndyellen Nascimento

23

9º B

Naiara Pereira

24

9º B

Raíssa de Andrade

25

9º B

Raíssa Pereira

26

9º B

Révely Ysrael Barreto

27

9º B

Ricardo Soares

28

9º B

Santhiago da Costa

29

9º B

Susany Rodrigues

30

9º B

Tailan Farias

31

9º B

Vitória Cristina Carvalho

32

9º B

Thalya dos Santos Silva

33

9º B

 

 

 

Ana Rita Damasceno

02

9º C

Clara Dalila Coelho

03

9º C

David de Souza

04

9º C

Erick da Silva Duraes

05

9º C

Grazielle dos Santos Gomes

07

9º C

Gustavo Rian de Jesus

09

9º C

Isabelly Novello

10

9º C

Jhennifer Aparecida Cândido

12

9º C

Júlia Soares

13

9º C

Kamilla Vittória de Lima

14

9º C

Kauê Fernandes

15

9º C

Kennedy Nunes

16

9º C

Letícia Santos

17

9º C

Lucas Souza

18

9º C

Luiz Felipe Barbosa

19

9º C

Maria Eduarda Braga

20

9º C

Mateus Beker

21

9º C

Melriane da Silva

22

9º C

Moisés Gomes

23

9º C

Rafael Santos Silva

24

9º C

Raíssa Ribeiro

25

9º C

Renata Santos

26

9º C

Rodrigo Lúcio dos Santos

27

9º C

Rodrigo Oliveira

28

9º C

Thiago ferreira

30

9º C

Thiffany de Sousa

31

9º C

Vinícius Novaes

32

9º C

Yasmin da Silva Santos

33

9º C

Beatriz Silva de Galvão

34

9º C

 

E-mail: professorameirejsantos@gmail.com

 

Entrega até: 12 de outubro

 

 

Descrição da atividade: Leitura e reflexão dos textos (linguagem verbal e não verbal).

Na sequência, análise das questões de múltipla escolha.

Observação: Para as questões de múltipla escolha, favor colocar resposta completa, ou seja, o que está escrito na frente da letra escolhida.

 

 

TEXTO 1:  Fake news' se espalham 70% mais rápido que as notícias verdadeiras


As notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. A conclusão é do maior estudo já realizado sobre a disseminação de notícias falsas na Internet, realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. O novo estudo foi publicado nesta quinta-feira (8), na revista Science.

Os cientistas analisaram todas as postagens que foram verificadas por 6 agências independentes de checagem de fatos e que foram disseminadas no Twitter desde 2006, quando a rede social foi lançada, até 2017. Foram mais de 126 mil postagens replicadas por cerca de 3 milhões de pessoas.

De acordo com o estudo, as informações falsas ganham espaço na Internet de forma mais rápida, mais profunda e com mais abrangência que as verdadeiras. Cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares - aquelas que estão entre o 1% mais replicado - atingem de mil a 100 mil pessoas.

“As conclusões do nosso estudo podem ser extrapoladas para qualquer outro país, incluindo o Brasil. O estudo teve foco nos Estados Unidos e nós estudamos as postagens feitas em inglês, no Twitter, em todo o mundo que passaram pela verificação de agências de checagem de fatos. No entanto, os padrões de disseminação das informações falsas que detectamos foram os mesmos em diversos países de língua inglesa e certamente se aplicam a postagens em outras línguas também”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo o autor principal do estudo, Sinan Aral, pesquisador do MIT.

De acordo com o estudo, quando a notícia falsa é ligada à política, o alastramento é três vezes mais rápido. Outra conclusão é que, ao contrário do que se pensava, os robôs aceleram a disseminação de informações falsas e verdadeiras nas mesmas taxas. Isto significa que as notícias falsas se espalham mais que as verdadeiras porque os humanos - e não os robôs - têm mais probabilidade de disseminá-las, de acordo com Aral.

“Nós já esperávamos que as notícias falsas se espalhassem com mais rapidez e de forma mais abrangente que as verdadeiras. O resultado que realmente nos surpreendeu no estudo é que os robôs não são determinantes como pensávamos para a divulgação dessas notícias”, disse Aral. Outra conclusão que pode contrariar o senso comum, segundo ele, tem relação com o perfil das pessoas que divulgam notícias falsas na Internet.

“É bem natural imaginar que características dessas pessoas - como a popularidade, por exemplo - poderiam explicar por que as mentiras viajam mais rápido que a verdade, mas nossos dados mostram o contrário. Os usuários que espalham notícias falsas no Twitter têm menos seguidores, seguem menos gente, são menos ativos e estão no Twitter há menos tempo, em comparação aos usuários que replicam notícias verdadeiras”, disse ele.

Avaliando a reação dos usuários que replicam informações encontradas no Twitter, o estudo também mostrou que, enquanto as mentiras inspiram "medo, desgosto e surpresa", as histórias verdadeiras inspiram "expectativa, tristeza, alegria ou confiança".

 Na mesma edição da Science, um outro grupo de 15 cientistas publica um artigo convocando a comunidade científica internacional para realizar um esforço interdisciplinar de pesquisas para estudar as forças sociais, psicológicas e tecnológicas por trás das fake news, a fim de desenvolver um novo ecossistema de notícias e uma nova cultura que valorize a promoção da verdade.

Segundo eles, os métodos dos disseminadores de notícias falsas estão cada vez mais sofisticados e é preciso partir para o combate. Eles dizem ainda que empresas como Google, Facebook e Twitter têm "responsabilidade ética e social que transcende as forças do mercado" e devem contribuir para a pesquisa científica sobre fake news.


 

Disponível em: https:/r7.com/brasil/fake-news-se-espalham-70-mais-rapido-que-as-noticias-verdadeiras-09032018. Acesso em: 02 maio 2019.

 

TEXTO 2

 


Disponível em: http://blogdoaftm.web2419.uni5.net/halloween-2/. Acesso em: 02 maio 2019

 

 

 

1) A leitura global do Texto 1 permite afirmar que

a) os robôs não interferem na disseminação de notícias falsas.

b) os robôs espalham mais as notícias falsas que a verdadeiras.

c) as notícias falsas são divulgadas por pessoas muito populares.

d) as notícias falsas têm mais abrangência que as notícias verdadeiras.

 

2) De acordo com o Texto 1,

a) as mensagens verdadeiras atingem a mais de 100 mil pessoas.

b) o estudo pode ser aplicado a postagens de qualquer outro país.

c) as notícias sobre política se espalham com mais lentidão nas redes sociais.

d) o usuário mais presente no Twuiter é o responsável pela disseminação de fake news.

 

3) O uso das aspas no quarto parágrafo objetiva

a) sinalizar, indiretamente, a fala do estudioso Sinan Aral.

 b) marcar a autoria da citação do estudioso Sinan Aral.

c) enfatizar a importância do estudo de Sinan Aral.

d) Ironizar a importância do estudo de Sinan Aral.

 

 

 

O trecho a seguir deve ser utilizado para responder às questões de 4, 5 e 6.

 

Segundo eles, os métodos dos disseminadores de notícias falsas estão cada vez mais sofisticados e é preciso partir para o combate.

4) A expressão SEGUNDO ELES, sem alteração do sentido original, pode ser substituída por

a) devido a eles.

b) por causa deles.

 c) em função deles.

d) de acordo com eles.

 

5) O trecho é composto por

 a) um período e duas orações.

b) um período e três orações.

 c) dois períodos e duas orações.

d) dois períodos e três orações.

 

6) Considerando sua inserção no trecho, a expressão PARA O COMBATE apresenta ideia de

a) lugar.

b) causa.

c) finalidade.

d) consequência.

 

 

O trecho a seguir deve ser utilizado para responder às questões 7 e 8

 

Eles dizem ainda que empresas como Google, Facebook e Twitter têm "responsabilidade ética e social que transcende as forças do mercado" e devem contribuir para a pesquisa científica sobre fake news.

 

 

7) O vocábulo QUE se refere

a) Google, Facebook e Twitter.

b) responsabilidade ética e social.

c) forças do mercado.

d) pesquisa científica.

 

8) Os elementos linguísticos FACEBOOK, DO MERCADO e CIENTÍFICA, respectivamente, são

a) substantivo, adjetivo e substantivo.

b) adjetivo, substantivo e substantivo.

c) adjetivo, locução adverbial e adjetivo.

d) substantivo, locução adjetiva e adjetivo.

 

9) A intenção comunicativa predominante no Texto 2 é

a) informar que as fake news circulam nas redes sociais.

b) criticar a proliferação de fake news nas redes sociais.

c) explicar que as fake news circulam nas redes sociais.

d) orientar a circulação das fake news nas redes sociais.

 

10) O vocábulo HALLOWEEN presente no Texto 2

a) foge ao tema do texto.

b) garante o humor ao texto.

c) exalta uma festa estrangeira.

d) contextualiza a fantasia das personagens.

 

11) A leitura dos elementos verbais e não verbais do Texto 2 permite afirmar que as fake news são

a) verdades absolutas.

b) criações folclóricas.

c) brincadeiras infantis.

d) mentiras assustadoras.

 

12) A ideia principal do Texto 2 resulta, principalmente, da relação entre o uso da palavra MONSTRO e a

a) fantasia de múmia de um dos personagens.

b) fantasia de Drácula de um dos personagens.

c) caracterização dos personagens como monstros.

d) caracterização de um dos personagens como Pinóquio.

 

13) Quanto ao gênero, os textos, respectivamente, se configuram como

a) notícia e tirinha.

b) notícia e charge.

c) reportagem e charge.

d) reportagem e tirinha.

 

14) Os dois textos têm em comum

a) o tema em foco.

b) a intenção comunicativa.

c) o registro formal da língua escrita.

d) a sequência textual predominante.

 

PROITEC - Edital Nº 10/2019 - PROEN/IFRN

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