E.E. Professor Fernando Buonaduce
Projeto de Vida – Prof. Alison Azevedo
Séries: 6A, 6B, 6C, 7G
Quantidade de aulas: 04 aulas.
Olá alunos! A partir dos textos e atividades a seguir, daremos continuidade com a matéria que vocês registraram no caderno. Qualquer dúvida, me procure nas redes sociais ou no e-mail.
Responda no e-mail alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br somente as respostas colocando nome, nº e série. Prazo de entrega: 28/09
Bons estudos a todos!
Sonhos, fantasias e objetivos reais
O que você pensa sobre a diferença entre “sonho que se quer realizar” e “sonho como fantasia”.
A imaginação é o início de tudo.
Ela pode levar ao sonho de se construir algo importante para a vida individual e coletiva, cenários futuros que podem ser realizados se houver foco, iniciativa e planejamento das decisões tomadas no presente.
A imaginação aliada:
✔ ao sonho,
✔ ao planejamento e
✔ à ação.
Pode levar a um lugar almejado, a um ponto bem distante de quando ela era só o início.
Sonho como fantasia tem funções também na nossa existência, pois nos permite:
✔ superar e transgredir a realidade,
✔ devanear para dar “folga” ao cotidiano estressante,
✔ criar situações inimagináveis,
✔ satisfazer desejos pela imaginação etc.
Veja a imagem abaixo.
Atividade 1:
Responda as perguntas abaixo. É importante que relatem o que sentem ao observarem a obra, sempre justificando as suas respostas:
a. O que parece ser verdadeiro e o que é fruto da fantasia do artista?
b. Quais elementos dão a pistas para sua conclusão?
c. Gostam?
d. Não gostam?
e. Que sensações têm ao observá-la?
f. Qual mensagem a imagem traz a você?
Atividade 2:
Você terá a oportunidade de começar a buscar entender o que fazer para que a fantasia não tome conta de seus projetos, pois não se deve esperar que as coisas aconteçam aleatoriamente. Compreender que uma fantasia pode ser o ponto de partida, mas que não haverá ponto de chegada caso ela não seja ultrapassada.
Para começar, responda as perguntas abaixo, meditando em suas respostas.
a. O ponto de partida dos seus sonhos foi baseado em fantasias?
b. O quanto de fantasia faz parte deles?
c. Como a fantasia o ajudou a construí-los?
d. O que é preciso ultrapassar em suas fantasias para que seus sonhos possam se tornar realidade?
e. Os obstáculos a serem superados começam quando? No presente ou só no futuro?
Faça anotações no seu Diário de Práticas e Vivências sobre o que você achou.
Busque estar aberto(a) a novos conhecimentos e ideias, o que pode possibilitar o desenvolvimento da competência curiosidade para aprender
Acesse também o Google Classroom para mais atividades:
6A - zhgpwgb
6B - ambq2ly
6C - yin3nur
7G - 7m4ezkl
8F - 5p4sn7d
8G - m6nw6su
Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail ou pelas redes sociais.
Bom trabalho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário