quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Disciplina: Ciências Turma: 7ºB, 7ºC, 7ºD, 7ºE Professora: Aline

 Atividade domiciliar 


Disciplina: Ciências

Turma: 7ºB, 7ºC, 7ºD, 7ºE

Professora: Aline 



Olá alunos do 7º anos, na atividade passada conhecemos um pouco sobre doenças ocasionadas por bactérias e vírus. Nesta semana, vamos evidenciar a importância da vacina, sendo esta umas das principais combatentes de bactérias e vírus quando contaminadas no nosso organismo.


Vacinas – Leia o texto, não precisa copiar.


  Vacinas são as principais proteção contra doenças infecciosas. Mas como funciona a vacina em nosso organismo? Funciona assim, em uma fase primaria e outra secundaria. Geralmente a vacina são composta por antígenos mortos ou atenuados (enfraquecido) da doença específica, como por exemplo: sarampo, rubéola, caxumba, etc. Mas sem causar a doença no indivíduo, mas em alguns casos pode acarretar reações como: febre, dores, edemas (inchaço), nada muito grave. Ao ser aplicada a vacina no indivíduo (fase primaria) ela estimula o nosso organismo a produzir anticorpos “nosso soldadinho de defesa contra doenças”. O organismo ao perceber que entrou um agente infeccioso estranho, ou seja, um pedacinho do vírus enfraquecido na vacina, entende que é hora de combater, ao fazer isso, o organismo já fica memorizado com tal doença, se tivermos contato com a doença, os soldadinhos do corpo não permitirá que sejamos infectados (fase secundaria).

O desenvolvimento da vacina, representa um dos maiores avanços para a Medicina e saúde pública, pois com as vacinas conseguimos prevenir e até mesmo erradicar (eliminar) doenças que antes, contaminaram e prejudicaram populações inteiras, a produção de uma vacina pode ser muito demorada, até mesmo anos. Estamos vivenciando um grande exemplo atual contra uma doença, o novo Coronavírus-Covid 19, sendo assim sabemos que o principal combatente é a tão esperada vacina. 


 Vacina os primeiros registros 


Lady Mary Montague introduz na Inglaterra a técnica chinesa de variolação (1721). No século XVIII, Edward Jenner  (1749-1823) utiliza o vírus da vaccinia para proteger contra a varíola, após observar que camponesas que lidavam com o gado ficavam protegidas da doença. Os experimentos de Jenner, no entanto não foram reconhecidos pela comunidade médica da época, só apenas muitos anos a vacinação foi adotada como prevenção. Mesmo assim a vacina ainda causava muito tremor na população, que temia contrair a doença e morrer. No Brasil por exemplo, a primeira campanha de vacinação foi realizada pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz, em 1904, foi realizado de modo obrigatório, as pessoas eram vacinados a força, o que gerou um acontecimento histórico a “revolta da vacina”. Atualmente há um calendário nacional de vacinação, e as pessoas dirigem espontaneamente ao posto de saúde para tomar as vacinas, a partir do nascimento. 



Atividade – copiar no caderno 


1) Sabemos que existe um calendário de vacinação, como, por exemplo, aquele que contém no caderno de vacina que recebemos ao nascer, sendo isso, converse com seu responsável se você possui este caderninho de vacina e pesquise quais vacinas você já tomou.


2) Faça uma lista ou tabela de quais doenças existem vacina para combatê-las.


3) A  Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, vírus este que impedi nosso organismo de combater infecções, sendo isso, pesquise se existe vacina para esta doença.






APÓS O TERMINO DA ATIVIDADE FOTOGRAFAR E ENVIAR PARA E-MAIL DA PRÔ COM NOME E TURMA.

rafaealine220@yahoo.com.br ou 

Whatsapp: 963069336


Referências

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4132028/mod_resource/content/1/vacinas.pdf 






Nenhum comentário:

Postar um comentário