quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Professora Simone : MATEMÁTICA 3ª SÉRIES A e B (EM) PROF: SIMONE PRAZO DE ENTREGA : 07/09/20 (SEGUNDA)

 


Estudar Transforma!


E E   FERNANDO BUONADUCE


ATIVIDADE 02 (3ºBIMESTRE)         MATEMÁTICA      Postagem: 02/09/20


TURMAS : 3ª SÉRIES A e B  (EM)                                 PROF: SIMONE


PRAZO DE ENTREGA : 07/09/20 (SEGUNDA)             AULAS PREVISTAS: 04

CONTEÚDO : Estudo das Funções - Qualidade e Gráficos das funções com análise de sinal crescimento/decrescimento e taxa de variação.

HABILIDADES : Saber usar de modo sistemático as funções para caracterizar relações de interdependência, reconhecendo as funções de 1º e de 2º graus, seno, cosseno, tangente, exponencial e logarítmica, com suas propriedades características.

Saber construir gráficos de funções por meio de transformações em funções mais simples (translações horizontais, verticais, simetrias, inversões); 

Estas atividades estão postadas no GOOGLE CLASSROOM e as respostas e resoluções podem ser postadas por lá também. Para acessar, tem que usar seu e-mail institucional, aquele que tem seu RA. Os CÓDIGOS são:

3ª série A cód d2dce23

3ª série B cód d3kuwep

Outra forma de me encaminhar as atividades realizadas é por meio de imagens do caderno que devem ser enviadas neste e-mail: stafarello@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADE PROPOSTA

Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 10/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=s4BzBSOObMw

Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 12/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=BGk6JmYs1fs


Caderno do Aluno 3ª série EM link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/3a%20se%CC%81rie%203o%20BIM.pdf



As atividades 7, 8 e 10 das págs 10 do Caderno do Aluno Volume 3 que foram realizadas nas aulas do CMSP devem ser “anotadas em seu caderno”. Depois, resolva:


1- A partir da análise das informações no gráfico a seguir, referente a uma função do segundo grau, assinale a alternativa correta:


a) Os pontos A, B e C são as raízes da função.

b) O ponto B é o ponto de encontro entre a função e o eixo y.

c) O ponto C é o ponto de encontro entre a função e o eixo y.

d) As raízes dessa função são: x = 1 e x = 3.

e) O coeficiente “a” dessa função é positivo.


2-Determine os coeficientes ( a, b e c) de cada uma das seguintes funções do 2° grau e diga como será a concavidade da parábola justificando:


a) f(x) = 8x² – 4x + 1

b) f(x) =  3x – 2x² + 5

c) f(x) = 4x² – 5

d) f(x) = – 5x²

e) f(x) = x² – 1

 

3-Assita o vídeo com vários exemplos e depois resolva os exercícios abaixo:

https://youtu.be/ClKAJAkmvCE


Determine a concavidade da parábola, o vértice, os pontos onde a parábola intercepta os eixos x e y e faça o esboço do gráfico das funções quadráticas:

  1. y = x² – 6x + 5

  2. y = 2x² – 4x + 2

  3. y = x² – 4x - 12

  4. y = – x² + 2x + 3

  5. y = – x² - 4x + 5

  6. y = – x²  – 2x – 3

4-Esboce os três gráficos das funções abaixo em um mesmo sistema cartesiano:


a)f(x) = x²             b) f(x) = x² + 3           c) f(x) = x² - 3


5) Esboce os três gráficos das funções abaixo em um mesmo sistema cartesiano:


a)f(x) = - x²             b) f(x) = - x² + 6           c) f(x) = - x² - 6


6) Trace o esboço dos gráficos  abaixo em um mesmo plano cartesiano:


a)f(x) = x²             b) f(x) = (x + 3)²          c) f(x) = (x - 5)²



https://www.youtube.com/watch?v=ClKAJAkmvCE

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