Forma de entrega: digitado ou foto do caderno (apenas as respostas)
Enviar para o e-mail: professorleonardoazevedo@gmail.com
Data de entrega: até 18 de setembro de 2020.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – 9° ANO – 3° BIMESTRE 2020
Leia alguns trechos da famosa carta-testamento que Getúlio Vargas deixou antes de se matar. Repare que ele apresenta os motivos pelos quais acreditava ter sido derrubado:
“Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. (...)
A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. (...) Contra a revisão do salário mínimo desencadearam-se os ódios. Quis criar a liberdade nacional na potencialização de nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. (...)
Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.”
(VARGAS, Getúlio. Carta-testamento de 24 de agosto de 1954)
A partir do que é apresentado pelo autor do texto, procure a responder:
1) Quais são os grupos que Vargas considera inimigos de seu governo?
2) No texto, Vargas faz referência a algo que ele criou e que irritou profundamente os capitalistas estrangeiros. O que foi?
3) Qual é a medida trabalhista, citada no texto, que tanto irritou os inimigos de Vargas?
4) Quem é o grupo político nacional que fez “campanha subterrânea” contra Vargas?
5)“Apelar para o capital estrangeiro, necessário para os empreendimentos da reconstrução nacional (...) dando-lhes um tratamento equitativo e liberdade para a saída dos juros (lucros)”. (Programa da UDN,1945)
“Planificação econômica atingindo todos os setores e visando, por meio de orientação, intervenção ou gestão do Estado, que a produção do país atenda a todas as necessidades internas e externas (...).” (Manifesto do PTB, 1945)
Compare as posições da UDN e do PTB em relação à participação do Estado na economia e em relação às medidas econômicas nacionalistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário