Secretaria de Estado da Educação
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.
Diretoria de Ensino Região Osasco
Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90
R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329
Curso:
Curso: Ensino Médio
Disciplina: Geografia C/sem.: 02
Período letivo: 3º Bimestre Período: Noite
Prof. Responsável: Gilmara D Oliveira.
Nome: ______________________________________nº ____ Série: 2º ____ Data: ___/___/___
Tema: Matrizes Culturais do Brasil.
Trabalho 1.1
1. Observe as imagens.
Imagem 1 – Berimbau Imagem 2 - Flautas de diversas tribos
Imagem 3 - Bandolim Imagem 4 - Taiko
Associe a sequência correta das imagens instrumentais com os seus respectivos grupos étnicos .
a) Imagem 1- Negros; Imagem 2- Europeus: Imagem 3- Indígenas; Imagem 4- Mongoloide.
b) Imagem 1- Negros; Imagem 2- Povos Indígenas; Imagem 3- Caucásia; Imagem 4- Mongoloide.
c) Imagem 2- Povos Indígenas; Imagem 1- Negros; Imagem 4- Mongoloide; Imagem 3- Caucásia.
d) n. d. a.
2. Quais são os três grupos étnicos do Brasil?
a) Negros, Índios e Europeus.
b) Negros, Mamelucos, índios e brancos.
c) Negros, brancos e amarelos.
d) Nenhuma das alternativas.
3. A imagem a seguir pode ser associada a qual das alternativas abaixo:
a) a homogeneização da população brasileira.
b) a diversidade cultural e homogenia da cultura brasileira.
c) a matrizes culturais do Brasil e a miscigenação de diversos grupos étnicos.
d) Todas estão corretas.
4. Relacione os conceitos abaixo com suas respectivas características e seus respectivos conceitos.
I. Mulatos II. Amarela. III. Cafuzos. IV. Pardos. V. Caucásica.
a. ( ) etnia que compreende metade da população mundial, como os europeus, os semíticos-camíticos e o indo-irânicos.
b. ( ) junção de brancos, negros e indígenas.
c. ( ) união entre negros e índios.
d. ( ) engloba dois quintos da população mundial.
e.( ) união de brancos e negros.
5. Analise o gráfico e texto da página 67 da Apostila Vol. 3, e responda as questões a e b da página 68.
Nenhum comentário:
Postar um comentário