terça-feira, 22 de setembro de 2020

PROF.LILIAN- LÍNGUA PORTUGUESA- 8 ANOS A.B.C.D

 Escola: Fernando Buonaduce                Data 22 /09/2020 

Disciplina: Língua Portuguesa                

Professora: Lilian  Aparecida  Miranda            TURMA: 8º A, B,C e D   

Olá turma! 

  Atividade de recuperação  

  • Análise da música ‘Pontes Indestrutíveis Charlie Brown Jr.’’ 

  • Reflexão: Setembro Amarelo  

Você já ouviu falar da campanha Setembro Amarelo? Estamos no mês de setembro, e nesse mês foi instituído como o mês de campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio.   

  

  

  

 TEXTO 1 – SETEMBRO AMARELO  

  

Conheça o movimento “Setembro Amarelo” e entenda a importância do diálogo para a prevenção do suicídio.  

Desde 2015, o Brasil acolhe o movimento “Setembro Amarelo”, que surgiu com o objetivo de dar visibilidade à temática do suicídio. Embora o número de casos tenha diminuído cerca de 30% nas últimas 3 décadas, como aponta o estudo Global Burden of Disease Study 2016, ainda é a segunda principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.  

Como o suicídio é um ato evitável, a abertura ao diálogo e a compreensão das razões que levam alguém a ceifar a própria vida podem reverter esse quadro. Além disso, o suicídio pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, incluindo crianças, por isso é preciso ter atenção redobrada a qualquer mudança de comportamento.  

  

  

 

TEXTO 2   

  

Pontes Indestrutíveis Charlie Brown Jr.  

Buscando um novo rumo  

Que faça sentido  

Nesse mundo louco  

Com o coração partido, eu  

Tomo cuidado  

Pra que os desequilibrados  

Não abalem minha fé  

Pra eu enfrentar com otimismo essa loucura  

Os homens podem falar  

Mas os anjos podem voar  

Quem é de verdade  

Sabe quem é de mentira  

Não menospreze o dever  

Que a consciência te impõe  

Não deixe pra depois Valorize a vida  

Resgate suas forças e se sinta bem  

Rompendo a sombra da própria loucura  

Cuide de quem corre do seu lado  

E quem te quer bem  

Essa é a coisa mais pura  

Fragmentos da realidade  

Estilo mundo cão  

Tem gente que desanda  

Por falta de opção  

E toda fé que eu tenho  

Eu  ligado  

Que ainda é pouco  

Os bandidos de verdade  

Tão em Brasília, tudo solto  

Eu faço da dificuldade  

A minha motivação  

A volta por cima  

Vem na continuação  

O que se leva dessa vida  

É o que se vive, é o que se faz  

Saber muito é muito pouco  

Stay Real — esteja em paz  

Que importa é se sentir bem  

Que importa é fazer o bem  

Eu quero ver meu povo todo Evoluir também  

Que importa é se sentir bem  

Que importa é fazer o bem  

Eu quero ver meu povo todo Prosperar também  

Que importa é se sentir bem  

Que importa é fazer o bem  

Eu quero ver meu povo todo  

Evoluir também  

Que importa é se sentir bem  

Resgate suas forças e se sinta bem  

Rompendo a sombra da própria loucura  

Cuide de quem corre do seu lado  

E quem te quer bem  

Essa é a coisa mais pura  

Difícil é entender e viver no paraíso perdido  

Mas não seja mais um iludido Derrotado e sem juízo Então!  

Resgate suas forças e se sinta bem  

Rompendo a sombra da própria loucura  

Cuide de quem corre do seu lado  

E quem te quer bem  

Essa é a coisa mais pura  

Que importa é se sentir bem  

Que importa é fazer o bem  

Eu quero ver meu povo todo Evoluir também  

Que importa é se sentir bem  

Que importa é fazer o bem  

Eu quero ver meu povo todo Prosperar também  

Que importa é se sentir bem  

Que importa é fazer o bem  

Eu quero ver meu povo todo  

Evoluir também  

Que importa é se sentir bem  

Viver, viver e ser livre  

Saber dar valor para as coisas mais simples Só o amor constrói  

Pontes Indestrutíveis  

  

  

  

Após ler os textos e ouvir a música, responda as questões abaixo :  

  1. Explique com suas palavras o que busca  *eu poético desta canção?  

  1. Ele faz uma distinção/ estabelece uma diferença entre o que deseja e o que encontra no mundo?  Explique . 

  1. Com a leitura da segunda e terceira estrofes, diga que atitudes ele aconselha às pessoas?  

  1. Quais seriam para ele as consequências benéficas dessas atitudes aconselhadas?  

  1. Na  sua opinião , quem são as pessoas de verdade e as de mentira?  

  1. Ao ler a quarta estrofe, explique o que seria esse "mundo cão" e quem o habita?  Pessoas de que tipo?  

  1. O que você entende por estes versos : ‘’resgate suas forças e se sinta bem, Rompendo a sombra da própria loucura"  

  1. Que sentimentos formam "pontes indestrutíveis"?  

  1. Que relação podemos  estabelecer entre a música e o setembro Amarelo?  

  1. Após terminar a atividade assista ao vídeo e reflita. :   https://www.youtube.com/watch?v=wOII1cSsceI  

    

*Quando falamos em ‘’eu poético’’ estamos nos referindo à voz que se expressa dentro do poema, ou seja, aquela voz responsável por nos transmitir sentimentos e emoções. O autor, por sua vez, é quem cria o poema. 

 

   

 

Data de entrega: 03/10/20 

 

 E-mail lily_penellope@hotmail.com   

Qualquer dúvida estou à disposição!       

 Um grande Beijo😊🙏   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário