Escola: Fernando Buonaduce Data 22 /09/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Lilian Aparecida Miranda TURMA: 8º A, B,C e D
Olá turma!
Atividade de recuperação
Análise da música ‘’Pontes Indestrutíveis Charlie Brown Jr.’’
Reflexão: Setembro Amarelo
Você já ouviu falar da campanha Setembro Amarelo? Estamos no mês de setembro, e nesse mês foi instituído como o mês de campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio.
TEXTO 1 – SETEMBRO AMARELO
Conheça o movimento “Setembro Amarelo” e entenda a importância do diálogo para a prevenção do suicídio.
Desde 2015, o Brasil acolhe o movimento “Setembro Amarelo”, que surgiu com o objetivo de dar visibilidade à temática do suicídio. Embora o número de casos tenha diminuído cerca de 30% nas últimas 3 décadas, como aponta o estudo Global Burden of Disease Study 2016, ainda é a segunda principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.
Como o suicídio é um ato evitável, a abertura ao diálogo e a compreensão das razões que levam alguém a ceifar a própria vida podem reverter esse quadro. Além disso, o suicídio pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, incluindo crianças, por isso é preciso ter atenção redobrada a qualquer mudança de comportamento.
TEXTO 2
Pontes Indestrutíveis Charlie Brown Jr.
Buscando um novo rumo
Que faça sentido
Nesse mundo louco
Com o coração partido, eu
Tomo cuidado
Pra que os desequilibrados
Não abalem minha fé
Pra eu enfrentar com otimismo essa loucura
Os homens podem falar
Mas os anjos podem voar
Quem é de verdade
Sabe quem é de mentira
Não menospreze o dever
Que a consciência te impõe
Não deixe pra depois Valorize a vida
Resgate suas forças e se sinta bem
Rompendo a sombra da própria loucura
Cuide de quem corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura
Fragmentos da realidade
Estilo mundo cão
Tem gente que desanda
Por falta de opção
E toda fé que eu tenho
Eu tô ligado
Que ainda é pouco
Os bandidos de verdade
Tão em Brasília, tudo solto
Eu faço da dificuldade
A minha motivação
A volta por cima
Vem na continuação
O que se leva dessa vida
É o que se vive, é o que se faz
Saber muito é muito pouco
Stay Real — esteja em paz
Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo Evoluir também
Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo Prosperar também
Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também
Que importa é se sentir bem
Resgate suas forças e se sinta bem
Rompendo a sombra da própria loucura
Cuide de quem corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura
Difícil é entender e viver no paraíso perdido
Mas não seja mais um iludido Derrotado e sem juízo Então!
Resgate suas forças e se sinta bem
Rompendo a sombra da própria loucura
Cuide de quem corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura
Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo Evoluir também
Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo Prosperar também
Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também
Que importa é se sentir bem
Viver, viver e ser livre
Saber dar valor para as coisas mais simples Só o amor constrói
Pontes Indestrutíveis
Após ler os textos e ouvir a música, responda as questões abaixo :
Explique com suas palavras o que busca *eu poético desta canção?
Ele faz uma distinção/ estabelece uma diferença entre o que deseja e o que encontra no mundo? Explique .
Com a leitura da segunda e terceira estrofes, diga que atitudes ele aconselha às pessoas?
Quais seriam para ele as consequências benéficas dessas atitudes aconselhadas?
Na sua opinião , quem são as pessoas de verdade e as de mentira?
Ao ler a quarta estrofe, explique o que seria esse "mundo cão" e quem o habita? Pessoas de que tipo?
O que você entende por estes versos : ‘’resgate suas forças e se sinta bem, Rompendo a sombra da própria loucura"
Que sentimentos formam "pontes indestrutíveis"?
Que relação podemos estabelecer entre a música e o setembro Amarelo?
Após terminar a atividade assista ao vídeo e reflita. : https://www.youtube.com/watch?v=wOII1cSsceI
*Quando falamos em ‘’eu poético’’ estamos nos referindo à voz que se expressa dentro do poema, ou seja, aquela voz responsável por nos transmitir sentimentos e emoções. O autor, por sua vez, é quem cria o poema.
♥
Data de entrega: 03/10/20
E-mail lily_penellope@hotmail.com
Qualquer dúvida estou à disposição!
Um grande Beijo❤😊🙏
Nenhum comentário:
Postar um comentário