quinta-feira, 3 de setembro de 2020

PROF. MARIA GILVANDA - PORTUGUÊS - 9 ANOS D.E.F.G

 OLÁ, ALUNOS E ALUNAS SEGUE ALGUMAS ATIVIDADES, É DE REVISÃO, PORÉM, JÁ VALE NOTA PARA O 3º BIMESTRE.

PROFESSORA  -    MARIA GILVANDA

TURMAS   -   9º D, E, F e G.

EMAIL PARA ENVIO   -    GEULIAALVES@GMAIL.COM

OBSERVAÇÃO     -     NÃO ESQUEÇAM O NOME NA ATIVIDADE.

ENTREGA      -    11/09/2020.

ATIVIDADE: PROPAGANDA / ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS PRÓXIMAS 10 (DEZ) QUESTÕES:

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1ª) Qual a tipologia do texto em estudo?

 

2ª) O objetivo do texto é

a) promover uma ideia.

b) motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.

c) vender um produtor.

d) falar sobre a importância de uma boa alimentação.

 

3ª) Escreva a frase impacto da propaganda.

 

4ª) Qual a importância da personagem escolhida (Guga Kuerte, ex-tenista brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa Aurora?

5ª) Que tipo de linguagem é predominante no texto?

a) Literária.

b) Verbal e não verbal.

c) Subjetiva.

d) Formal e informal.

 

6ª) Escreva a logomarca da propaganda.

 

7ª) Escreva o slogan da propaganda.

 

8ª) Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o sucesso da propaganda?

9ª) O anúncio publicitário é direcionado principalmente

a) aos jovens.

b) aos adultos.

c) às crianças.

d) aos idosos.

 

10ª) O texto em estudo é um exemplo de gênero

a) publicitário.

b) informativo.

c) classificado.

d) notícia.

 

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ATIVIDADE: PROPAGANDA / ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS PRÓXIMAS 10 (DEZ) QUESTÕES:

INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO

 

CHEGA DE VIOLÊNCIA!

 

Aluna Débora de Sousa Magalhães

Professor Maurício Araújo

 

 A violência contra a mulher no Brasil vem aumentando assustadoramente.  A cada 12 segundos, uma mulher é violentada, dados altíssimos se comparados aos outros países.  61% das mulheres assassinadas são negras e 36% dos casos acontecem ao final de semana por seus parceiros. As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos de violência, ou então, chegaremos a números ainda mais alarmantes.

            Muitas mulheres se casam e depositam toda sua confiança em um relacionamento conjugal, com a certeza de serem felizes. Elas se unem e acreditam ter encontrado o amor de sua vida. Depois vêm os filhos, surgem os problemas financeiros e as brigas começam a aparecer. Logo pensa em separação, mas desistem ao imaginar que não teriam capacidades de viverem sozinhas.

            Seus ferimentos são muitos. Além dos físicos, existem os traumas psicológicos com sequelas para o resto da vida. O que falta ainda para as mulheres terem o seu valor é coragem de denunciar os abusos sofridos. Elas precisam fazer isso não pensando na conseqüência de suas denúncias, mas sim, na solução desses problemas.

            Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços. A violência ainda continua em diversos lares. Os casos de agressões são praticados, em sua maioria, por seus parceiros, namorados, ex-companheiros ou até parentes.

            Para ajudar as vítimas dessa violência desenfreada, é necessário ter mais delegacias, casas de apoio para as mulheres e projetos públicos que incentivem a participação da comunidade em denunciar os crimes e protegê-las. As leis também devem ser mais rígidas e punir com mais justiça os agressores. Oferecer um apoio psicológico tanto à vítima como também ao agressor seria um meio de amenizar tais atos de abuso.  Apoio é o que elas mais precisam, pois não é fácil conviver com a violência dentro da própria casa.

 

Magalhães, Débora de Sousa, Setembro de 2016 / 

Escola João Moreira Barroso/Prof. Maurício

 

1ª) Qual o tema do artigo de opinião?

 

2ª) Localize no 1º parágrafo a tese defendida pela autora.

 

3ª) Que fatos desencadearam a discussão sobre a violência contra as mulheres?



4ª) Localize no texto

 

a) uma opinião.

 

b) um fato:

 

5ª) A aluna Débora enumerou fatos que contribuem para discussões entre casais. Escreva-os abaixo.

 6ª) No trecho: “Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços.” A conjunção mas, que introduz a segunda oração, estabelece ideia de

 

a) explicação.

b) conclusão.

c) adição.

d) oposição.

 

7ª) Qual a proposta de solução apresentada pelo texto para resolver o problema?




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ENTREGA      -    18/09/2020.

ATIVIDADE / SIMULADO DE PORTUGUÊS - ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O CORONAVÍRUS

 

 A incerteza da opinião em época de pandemia



Por Elis Radman (Mestra em ciência política pela UFRGS)



            É difícil para as pessoas responderem pesquisas de opinião que tratam sobre a Codiv-19. E esse dilema está associado à dicotomia entre o que aparece na televisão e a realidade em que se vive, o cotidiano de cada cidade. A maioria da população afirma que está preocupada e bem informada sobre o Coronavírus. Na prática, afirmam que “não aguentam mais” receber mensagens sobre a Covid-19 pelo WhatsApp ou assistir às notícias pelos meios de comunicação, em especial, pelos telejornais. É como se assistissem a uma novela onde o vilão não para de fazer maldade.

             E esse sentimento ocorre porque há muita incerteza e dúvidas. De um lado, se vê as estatísticas das mortes, as notícias sobre enterros em massa, hospitais entrando em colapso e os tristes depoimentos de quem perdeu um familiar. De outro lado, se sai à rua com a sensação de que não há perigo eminente. Tem-se a percepção de que a vida irá voltar ao normal e, inclusive, há quem acredite que o isolamento foi um exagero.

           Quando o tema avaliado questiona o isolamento social, há mais dúvidas. Metade dos gaúchos é favorável ao isolamento e a outra metade é contra. Mas essa avaliação não está associada apenas a uma posição, a uma opinião. Ela é resultado de uma necessidade básica de sobrevivência, que tem como base a ideia de que a economia é mais importante do que a defesa de “uma ciência que parece não entender a realidade das pessoas”.

            Os que concordam com o isolamento, são aqueles que tem renda fixa, maior grau de escolaridade e condições de executar as suas tarefas remotamente. A grande maioria, que se mostra contra o isolamento social, vive o dilema de manter seu empreendimento, de lutar pelo seu negócio, de garantir o seu emprego ou até mesmo de tentar sobreviver como trabalhador autônomo ou informal. São pessoas que nãos sabem como irão pagar as contas que chegam ou como irão alimentar sua família. Muitas pessoas que têm essa opinião estão nas filas do auxílio emergencial, sendo que alguns continuam invisíveis ao sistema de proteção social (não tendo nem CPF).

             Quem é contra o isolamento pela necessidade de subsistência básica afirma que “se o vírus não matar, a fome irá matar”. A maior parte dessas pessoas tendem a apoiar as indicações do Presidente Bolsonaro, pedindo a retomada das atividades econômicas. É como se o Presidente entendesse a angústia dessas pessoas e as representasse. Quem está focado na necessidade econômica não acredita que haverá mortes e muitos indicam um culpado, seja um país ou até mesmo o sensacionalismo dos meios de comunicação.

         As pessoas são movidas por expectativas ou dores. E nesse momento, muitos gaúchos se preocupam com a realidade econômica e a sua dor está associada à diminuição das perdas econômicas ou à necessidade de provir a alimentação de sua família. A realidade dá o passo para a opinião e se alinha, naturalmente, a posições políticas que tratam a pandemia como uma crise qualquer. Essa instabilidade política na condução da pandemia pode transformar a dor daqueles que sofrem com as perdas ou as dificuldades econômicas em um luto pela morte de seus amigos e familiares.

 

 

1.    (SAEB D12) O texto que você acabou de ler é um artigo de opinião, isso se justifica porque a autora
a) busca apresentar uma informação nova ao leitor.
b) tenta entreter o leitor com informações pertinentes à literatura.
c) busca narrar fatos ocorridos no cotidiano da população.
d) expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público.  

2. (SAEB D1) Segundo o texto,
a) a maioria da população ainda não se sente informada o suficiente quanto ao Coronavírus. 
b)  há uma percepção de semelhança para as pessoas entre o que se vê na televisão e a na realidade em que se vive.
c) a população em geral está atribulada com a pandemia do Coronavírus.
d) as pessoas têm facilidade em participarem de pesquisas de opinião.

3. (SAEB D4) O tema central do texto é
a) os impactos da pandemia na saúde pública.
b) a desarmonia de pensamento sobre isolamento social.
c) as mortes causadas pelo Coronavírus.
d) o excesso de informações sobre a pandemia da Covid-19.

4. (SAEB D13) No trecho: “Na prática, afirmam que “não aguentam mais” receber mensagens sobre a Covid-19...”, o termo grifado foi colocado entre aspas por ser uma expressão de linguagem
a) coloquial.
b) técnica.
c) culta.
d) formal.

5. (SAEB D14) Há uma opinião em
a) “É como se assistissem a uma novela onde o vilão não para de fazer maldade.”
b) “A maioria da população afirma que está preocupada...”
c) “Na prática, afirmam que “não aguentam mais” receber mensagens sobre a Covid-19 pelo WhatsApp...”
d) “... e, inclusive, há quem acredite que o isolamento foi um exagero.”

6.  (SAEB D8) No trecho: “Quando o tema avaliado questiona o isolamento social, há mais dúvidas. Metade dos gaúchos é favorável ao isolamento e a outra metade é contra.” Ao citar sobre os gaúchos, a autora
a) faz uso de um argumento para comprovar sua opinião.
b) usa fatos para dar credibilidade ao seu texto.
c) esclarece sua tese para consolidar seu pensamento.
d) revela sua opinião em desfavor do isolamento social.

7. (SAEB D2) No trecho: “Ela é resultado de uma necessidade básica de sobrevivência...”, o pronome grifado faz uma retomada da palavra
a) opinião.
b) posição.
c) avaliação.
d) necessidade.

8. (SAEB D1) Segundo o texto, as pessoas que mais defendem o isolamento social são 
a) aquelas que dependem do auxílio emergencial do governo.
b) aquelas que possuem uma renda fixa.
c) autônomas ou informais.
d) os invisíveis aos sistemas de proteção social do governo.

9. (SAEB D15) No trecho: “... vive o dilema de manter seu empreendimento, de lutar pelo seu negócio, de garantir o seu emprego ou até mesmo de tentar sobreviver como trabalhador autônomo ou informal.”,  a palavra grifada estabelece ideia de
a) conclusão.
b) adição.
c) consequência.
d) alternância.

10. (SAEB D17) No final do quarto parágrafo, a autora colocou entre parênteses a expressão “(não tendo nem CPF).”. Esse uso se deve porque
a) o termo foi uma retomada da frase anterior.
b) ela fez um esclarecimento ao leitor.
c) representa a fala de um entrevistado.
d) há uma oposição à ideia anterior.

11. (SAEB D3) No trecho: “Essa instabilidade política na condução da pandemia pode transformar a dor daqueles que sofrem com as perdas ou as dificuldades econômicas em um luto pela morte de seus amigos e familiares.”. A palavra grifada pode ser substituída, sem alterar o sentido do texto, por
a) mutabilidade.
b) consistência.
c) coerência.
d) segurança.




 

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ATIVIDADE/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: CONTO

 

O LIVRO MÁGICO

Agamenon Oliveira Negrão

Prof. Maurício Araújo



Há muito tempo, numa época em que as letras ainda falavam, existia um livro mágico carregado de surpresas e aventuras. Nele, todas as letras viviam felizes, porque aguardavam a grande assembléia. Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras. Era uma alegria sem tamanho! Afinal, todas as palavras que existem hoje vieram daqueles encontros dentro do livro mágico.  

Chegou o grande dia esperado por todas, o dia em que elas ganhariam novas combinações e formariam novas palavras para a nossa língua. Todas estavam ansiosas, menos a letra W que se considerava desnecessária, pois pouco era usada.

Mas para formar novas palavras, as letras precisavam dar uma volta ao redor do mundo, a fim de realizar descobertas e fazer novas amizades. E assim foi feito. Quando chegou a hora de retornar para o livro mágico, todas estavam felizes, pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades. Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado.

Então as letras resolveram fazer uma busca pelo mundo, foram em todos os lugares onde acreditavam que o W poderia estar. Foram ao Brasil, ao Chile, à Espanha, e nada. Finalmente, já no fim do dia, a letra T o encontrou numa pequena ilha, muito triste, no Tawian. O T foi logo perguntando:

__ Por que você não foi com a gente de volta para o livro mágico?

Enfaticamente a letra W respondeu:

__ Sou desnecessário, pois sou pouco usado, as palavras não gostam de me utilizar, e quando me usam, é somente para substituir a letra U ou a letra V.

__ Você é importante – retrucou o T, o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes. Volte conosco, precisamos de você!

A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico e jurou diante de todo o alfabeto que algum dia encontraria uma palavra importante que fosse conhecida por todos os seres humanos.

 

Negrão, Agamenon Oliveira, Junho de 2018/Escola João Moreira Barroso/

Adaptação de Maurício Araújo/São Gonçalo do Amarante-CE



1ª) A finalidade do texto é

a) informar.

b) descrever.

c) convencer.

d) entreter.

 

2ª) O texto

a) conta a história das letras que se reuniam para discutir sobre o livro mágico.

b) narra as aventuras dos livros mágicos e de suas letras cheias de surpresas.

c) conta a história empolgante de um livro mágico que pertencia ao mundo das letras.

d) narra a história de um livro mágico e de uma letra que vivia triste.

 

3ª) Pode-se deduzir que a letra W

a) chamava a atenção das palavras.

b) se considerava importante.

c) era importante no livro mágico.

d) estava animado com a assembleia.

 

4ª) No trecho: “que existem hoje...”, o pronome destacado se refere

a) às palavras.

b) às letras.

c) aos encontros.

d) às consoantes e vogais.

 

5ª) O conflito central do enredo é desencadeado

a) pela assembleia que acontecia anualmente.

b) pelo sentimento de inferioridade da letra W.

c) pela busca feita pelas letras ao redor do mundo.

d) pelo juramento feito pela letra W diante do alfabeto.

 

6ª) Há uma opinião em

a) “Chegou o grande dia esperado por todas...”

b) “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras.”

c) “... o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes.”

d) “A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico...”

 

7ª) No trecho: “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras.”, o termo grifado introduz

a) uma finalidade.

b) uma consequência.

c) uma concessão.

d) uma causa.

 

8ª) No trecho: “Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado.”, a palavra grifada foi usada para introduzir

a) uma explicação.

b) uma conclusão.

c) uma oposição.

d) uma adição.

 

9ª) Assinale a opção em que o trecho do texto apresenta uma causa em relação ao fato anterior mencionado.

a) “... porque aguardavam a grande assembléia.”

b) “...pois pouco era usada.”

c) “...pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades.”

d) “...que fosse conhecida por todos os seres humanos.”

 

10ª) No trecho: “...estaríamos truncados e tristes.”, a palavra “truncados” pode ser substituída, sem alterar o sentido original do texto, por

a) magoados.

b) incompletos.

c) perfeitos.

d) inacabados.

 

11ª) Entende-se com a leitura do texto que

a) as letras viviam felizes sempre, porque o livro continuamente trazia novas aventuras e surpresas.

b) todas as letras ficavam ansiosas e felizes com a chegada do dia da grande assembleia.

c) a letra T foi encontrada numa pequena ilha, muito triste.

d) as novas amizades e as descobertas ao redor mundo eram fundamentais para formar novas palavras.

 

12ª) O desfecho do texto gira em torno de

a) uma aventura.

b) uma promessa.

c) um pacto.

d) uma descoberta.


 

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ATIVIDADES - FIGURAS DE LINGUAGEM (Metáfora, metonímia e comparação)

 

Leia a tirinha de Fernando Gonsales para responder as próximas questões:


image.png


1ª) Qual o tipo de linguagem presente na tirinha?

 

2ª) Os ratinhos estão namorando sob a luz das estrelas. Que figura de linguagem o ratinho emprega para atender ao pedido da ratinha?

 

3ª) A ratinha parece ter ficado impressionada com a fala do ratinho.

a) Que palavra ela empregou para expressar sua satisfação?

b) Apesar de satisfeita, ela ainda espera algo do ratinho. O que ela espera quando pede a ele que traduza o que disse?

4ª) Identifique os recursos estilísticos empregados nos trechos a seguir.

a) Cada brasa palpita como um coração.

b) Amar é mudar a alma de casa.

c)A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.

d) Pedro é alérgico a poeira e a cigarro.

e) A lua é uma gata branca, mansa que descansa entre as nuvens.

f) O sol é um leão sedento.

g) Meu computador é tal qual seu.

h) Só ele tem cabeça para resolver isso.

 


 

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ATIVIDADE: FIGURAS DE LINGUAGEM

 

1ª) Identifique as figuras de linguagem presentes nas frases abaixo:



a) Há séculos espero você aqui sentado.

_____________________

b) O vento da praia beijou meus cabelos.

_____________________

c) Estou lendo machado de Assis.

_____________________

d) Você não foi muito educado com o vizinho.

_____________________

e) Ele morreu de rir ao ouvir a piada.

_____________________

f) Os carros não andam, voam.

_____________________

g) Quando o sol bater na janela do seu quarto lembre-se de mim.

_____________________

h) Você é a flor mais linda do jardim do Senhor.

_____________________

i) As nuvens são barcos de felicidade.

_____________________

j) Você é como dádiva de Deus em minha vida.

_____________________

k) Mando-te mil beijos esta noite.

_____________________

l) Comprei bastante coca-cola para a festa.

_____________________

m) Meu carro é muito bom, dá o prego todos os dias.

_____________________

n) Chorei bilhões de vezes por você.

_____________________

o) Ele dormiu no derradeiro sono.

_____________________

p) Teu sorriso é uma aurora.

_____________________

q) Que pessoa educada! Entrou sem cumprimentar ninguém.

_____________________ 



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ENTREGA      -    02/10/2020

ATIVIDADE: FONOLOGIA (FONEMA, DÍGRAFOS E ENCONTROS VOCÁLICOS)

1ª) Observe as palavras abaixo:

PISCINA - COALHADA - CHUVEIRO - CONFLITO - OBSTRUÇÃO

TAMPA - DUPLICATA - MÁGOA - PASSAGEIRO - ORQUÍDEA

a) Quais as palavras não apresentam dígrafos?

________________________________________________________________________

b) Quais são as palavras que apresentam dígrafos?

________________________________________________________________________

2ª) Classifique os encontros vocálicos em (ditongo, tritongo ou hiato) encontrados nas palavras abaixo.

a) sueco ________________________      b) tênue ______________________
c) pronúncia ____________________       d) saguão _____________________
e) ganância _____________________       f) ciúme ______________________
g) reúna _______________________        h) quieto ______________________
i) feérico _______________________        j) iguais ______________________
k) precaução ____________________       l) moinho _____________________

3ª) Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam dígrafos.

a) profundo, exceção, glória e colher.
b) aplauso, tambor, ritmo e unha.
c) sucção, sublinhar, colhada e inchação.
d) piscina, carroça, pente e quero.
e) molho, plateia, molhado e timbre.

4ª) Escreva a quantidade de letras e fonemas que contém cada palavra a seguir.

a) chuteira ______________________      b) horrível _______________________
c) fixação _______________________     d) santuário ______________________
e) quota ________________________      f) equipe ________________________
g) abraço _______________________      h) táxi __________________________

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a)    Localize uma palavra que contém apenas um fonema.
_____________________________________________________________________

b) A palavra "aquele" contém

a) 4 fonemas.
b) 5 fonemas.
c) 6 fonemas.
d) 7 fonemas.

c) Escrevas abaixo todas as palavras que têm mais letras do que fonemas.

______________________________________________________________________


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ENTREGA      -    02/10/2020

ATIVIDADE/PROVA DE GRAMÁTICA: VERBOS

 

Leia o poema abaixo para responder as próximas 3 (três) questões:



image.png

1ª) Identifique no poema dois verbos no gerúndio.

_______________________________________________

 

2ª) Identifique no poema dois verbos no particípio.

_______________________________________________

 

3ª) Localize uma locução verbal.

_______________________________________________



Leia e responda as próximas 4 (quatro) questões:


image.png

4ª) O que torna a tira engraçada?

____________________________________________________

 

5ª) O que representa a palavra ‘SPLAT’?

____________________________________________________

 

6ª) No último quadrinho, se o gato tivesse ganhado, o que ele teria de falar para se declarar vencedor?

____________________________________________________

 

7ª) Localize um verbo nominal na forma infinitiva.

_____________________________________________________ 

   Leia e depois responda a próxima questão:
image.png

8ª) Na tira, há predominância de verbos no

a) imperativo.

b) subjuntivo.

c) indicativo.

d) infinitivo.


Leia e depois responda:


image.png

 

9ª) O que torna o texto engraçado?

______________________________________________________

 

10ª) Os verbos “quero” e “detesto” têm o mesmo número, pessoa, modo e tempo.

Assinale corretamente conforme o que se propõe na tabela abaixo. (PESO x2)


NÚMERO

PESSOA

MODO

TEMPO

 

(  ) Singular

(  ) Plural

(  ) 1ª Pessoa

(  ) 2ª Pessoa

(  ) 3ª Pessoa

(  ) Imperativo

(  ) Subjuntivo

(  ) Indicativo

(  ) Presente

(  ) Pretérito

(  ) Futuro






Leia e depois responda:


image.png


11ª) O que acontece no último quadrinho que surpreende o leitor?

__________________________________________________________

 

12ª) Que verbo a mãe usou para indicar o que poderia acontecer com Calvin?

a) posso                      b) seja                         c) cairia                      d) fazer

 

13ª) Localize na fala de Calvin um verbo que foi usado de forma coloquial.

___________________________________________________________



ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS ORAÇÕES ABAIXO:

14ª) Eu e meu irmão não ___________ de filme de terror.

a) gostamos.              b) gosto.                     c) gostarás.                d) gostarão.

 

15ª) Se todos nós estudássemos  mais, _____________ na prova.

a) passaremos.                      b) passaríamos.                     c) passamos.              d) passei.

 

16ª) Wendris e eu _____________ o computador amanhã.

a) emprestarei.           b) emprestaremos.          c)emprestarão.           d)emprestarás. 

 

17ª) Dê o infinitivo dos verbos abaixo (PESO x2):

a) amarei: ___________________________

b) subiram: ___________________________

c) coube: _____________________________

d) fizeste: ____________________________

e) pusesses: ___________________________

f) sumiu: _____________________________

g) estávamos: _________________________

h) amássemos: ________________________

i) polirmos: ___________________________

j) é: _________________________________


18ª) Assinale o item em que a construção da oração há erro de concordância verbal.

a) Todos foram para casa, menos o Pedro.

b) O Jônathas e a Mirella realizaram o trabalho de português.

c) O Emannuel e o Geiferson falta muita aula.

d) A turma do 7° ano conquistará bons resultados na prova de hoje.

 

 

 


Um comentário:

  1. Professora, as atividades que tem imagem pra analisar eu não consigo ver, só aparece "image.png"

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