Atividades de aulas a distância
De: 14 a 18 de setembro
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Meire de Jesus Santos
Ano/série: 9º A, B, C
E-mail: professorameirejsantos@gmail.com
Entrega até: 20 de setembro
06 aulas
REVISÃO: Figuras de Linguagem (Grupo Semântico)
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, deixa-nos mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.
Definição: Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem.
1) Antítese: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido.
“Os jardins têm vida e morte.”
2) Ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.
“A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”
3) Eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável.
Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)
4) Hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)
5) Prosopopeia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
6) Metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.
“Meu pensamento é um rio subterrâneo.”
7) Metonímia: como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Observe:
Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa)
8) Catacrese: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado.
O pé da mesa estava quebrado.
9) Sinestesia: trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.
A luz crua da madrugada invadia meu quarto.
10) Comparação: Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança.
Exemplo: O meu coração está igual a um céu cinzento. O carro dele é rápido como um avião.
EXERCÍCIOS:
1. Identifique os recursos estilísticos destacados nas frases a seguir e informe se referem-se à personificação, eufemismo, hipérbole, catacrese (conforme exemplo do item a):
a) Você não foi muito educado com a vizinha.
Resposta: EUFEMISMO
b) Já lhe falei milhões de vezes que eu quero viajar nas férias.
c) "O vento beija meus cabelos"
d) A perna do sofá está mole.
e) As pessoas entram e saem correndo.
f) O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
g) Ele enriqueceu por meios ilícitos.
h) Estou morrendo de sede.
i) O Amor queima como o fogo.
j) Gosto de Machado de Assis.
2. Identifique as figuras de linguagem marcando: 2,5 p.
(1) Metáfora
(2) Metonímia
(3) Catacrese
(4) Comparação
(5) Prosopopeia
a) ( ) Gosto de ouvir Titãs.
b) ( ) A doçura do teu olhar é minha vida.
c) ( ) O rio engasgou num barraco.
d) ( ) Usarei no tempero um dente de alho.
e) ( ) Você é venenosa como uma cobra.
Observações:
- Ler as questões solicitadas e responder NO CADERNO;
- Tirar fotos e enviar para o meu e-mail
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