quarta-feira, 16 de setembro de 2020

PROF. MEIRE - LÍNGUA PORTUGUESA - 8 ANO E

 Atividades de aulas a distância 

De: 14 a 18 de setembro 

 

Disciplina: Língua Portuguesa                           

Professor: Meire de Jesus Santos     

Ano/série: 8º E 

Entrega até: 20 de setembro 

06 aulas 

 

REVISÃO: Figuras de Linguagem (Grupo Semântico) 

 

Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, deixa-nos mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.  

 

Definição: Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem. 

 

1) Antítese: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem  pelo sentido. 
“Os jardins têm vida e morte. 
 
2) Ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. 
“A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.” 
 
3) Eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. 
Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou) 
 
4) Hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática. 
Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede) 
 
5) Prosopopeia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados. 
O jardim olhava as crianças sem dizer nada. 
 

6) Metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido. 
“Meu pensamento é um rio subterrâneo.” 
 
7) Metonímia: como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Observe: 
Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa) 
 
8) Catacrese: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado. 
O pé da mesa estava quebrado. 
 
9) Sinestesia: trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. 
A luz crua da madrugada invadia meu quarto. 

 

10) Comparação: Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança. 

Exemplo: O meu coração está igual a um céu cinzento. O carro dele é rápido como um avião. 

 

EXERCÍCIOS: 

 

1. Identifique os recursos estilísticos destacados nas frases a seguir e informe se referem-se à personificação, eufemismo, hipérbole, catacrese (conforme exemplo do item a): 

 
a) Vocênão foi muito educadocom a vizinha.  

Resposta: EUFEMISMO 

b) Já lhe faleimilhões de vezesque eu quero viajar nas férias.  

c) "O ventobeijameus cabelos" 
d) Apernado sofá está mole. 
e) As pessoas entram e saem correndo.  

f) O jardim olhava as crianças sem dizer nada.  

g) Ele enriqueceu por meios ilícitos.  

h) Estou morrendo de sede.  

i) O Amor queima como o fogo.  

j) Gosto de Machado de Assis.  

 

2.  Identifique as figuras de linguagem marcando: 2,5 p. 

(1) Metáfora 

(2) Metonímia 

(3) Catacrese 

(4) Comparação 

(5) Prosopopeia 

a) (    ) Gosto de ouvir Titãs.    

b) (    ) A doçura do teu olhar é minha vida.    

c) (    ) O rio engasgou num barraco.    

d) (    ) Usarei no tempero um dente de alho.    

e) (    ) Você é venenosa como uma cobra. 

 

 

Observações: 

- Ler as questões solicitadas e responder NO CADERNO; 

- Tirar fotos e enviar para o meu e-mail 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário