segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Ciências Profª Anna Carolinne Ferreira Bissoli Turmas: 6ª B,C,D,E,F e G

 


Ciências

Profª Anna Carolinne Ferreira Bissoli

Aula: “ATIVIDADE 2 - CONHECENDO O OLHO HUMANO”

Turmas: 6ª B,C,D,E,F e G

  

Olá, pessoal! Vamos aprofundar o nossos conhecimentos sobre a visão humana.

Com base nas informações abaixo, complete a figura que representa o olho humano, na página 7 do Caderno do Aluno.

Como funciona o Olho Humano?

Cílios

São pelos localizados na borda da pálpebra e servem para proteger o olho de materiais em suspensão no ar, como a poeira.

Córnea

É o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura da íris. Junto com o cristalino, a córnea ajusta o foco da imagem no olho.


Coróide

Camada média do globo ocular. Constituída por uma rede de vasos sanguíneos, ela supre a retina de oxigênio e outros nutrientes.

Corpo Ciliar

Localizado atrás da íris o corpo ciliar é responsável pela formação do humor aquoso e pela acomodação, ou seja, mobilidade do cristalino.

Cristalino

Lente transparente e flexível, localizada atrás da pupila. Funciona como uma lente, cujo formato pode ser ajustado para focar objetos em diferentes distâncias, num mecanismo chamado acomodação.

Esclera

Camada externa do globo ocular – parte branca do olho. Semi-rígida, ela dá ao globo ocular seu formato e protege as camadas internas mais delicadas.

Íris

É um fino tecido muscular que tem, no centro, uma abertura circular ajustável chamada de pupila.

Nervo Óptico

É a estrutura formada pelos prolongamentos das células nervosas que formam a retina. Transmite a imagem capturada pela retina para o cérebro.

Pálpebras

Consideradas anexos oculares, tem como função proteger o olho na sua parte mais anterior. Através da sua movimentação (piscar), espalha a lágrima produzida pelas glândulas lacrimais, umedecendo e nutrindo a córnea e retirando substâncias estranhas que tenham alcançado o olho.

Pupila

Controla a entrada de luz: dilata-se em ambiente com pouca claridade e estreita-se quando a iluminação é maior. Esses ajustes permitem que a pessoa enxergue bem à noite e evitam danos à retina quando a luz é mais forte.

Retina
Sua função é receber ondas de luz e convertê-las em impulsos nervosos, que são transformados em percepções visuais.

ATIVIDADE 2 - CONHECENDO O OLHO HUMANO












*Essa atividade foi ADAPTADA do “Caderno do Aluno. Vol. 3. Pág 7.

*AO FINAL DESTA LIÇÃO VOCÊ DEVERÁ FOTOGRAFAR O CADERNO E ENVIAR A FOTO ATÉ O DIA 27/09, COM O NOME DO ALUNO, NÚMERO E SÉRIE PARA O E-MAIL: profannabissoli@gmail.com .


Nenhum comentário:

Postar um comentário