quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Professora Maria Ivone História EJA - 2TA EM ENTREGAR : 18/09/20

 



HISTÓRIA         - 2ºSEMESTRE/20   – EJA -  2TAEM  -  ATIVIDADE 2

ALUNO(A):

ENTREGAR :   18/09/20  -  COM  FOTO DAS QUESTÕES COM RESPOSTA NO WHATASSAP, CLASSROOM OU NA ESCOLA.

PROFESSORA: Maria Ivone.


A formação dos Estados modernos e o capitalismo comercial

LEIA OS TEXTOS E RESPONDA AS QUESTÕES. NECESSITANDO PODE PESQUISAR  NO LIVRO/INTERNET.

A organização do mundo em países é relativamente recente e remonta à Idade Moderna (séculos XV ao XVIII). Nesse período, houve a construção dos Estados nacionais, com governos monárquicos centralizados e apoiados pela burguesia comercial que crescia.

Na Antiguidade e na Idade Média não se falava em países, tal como se entende hoje. Os povos dos diferentes continentes se organizavam em tribos, reinos, impérios,  cidades-estado, ou, como na Europa medieval, em feudos, ducados, marquesados, condados e baronatos. Ou seja, havia outras formas de delimitar a área de abrangência de um governo ou de organização territorial e política de uma sociedade.

1) Você estudou o surgimento do Estado na Antiguidade. Se preciso, retome essa leitura. Com base no que você estudou e na sua experiência, responda:

Quais são as características de um Estado?  Registre a seguir suas ideias sobre esse assunto.


O capitalismo comercial e o mercantilismo

Os comerciantes passaram a assumir uma importância cada vez maior na organização econômica da sociedade. A maioria deles vivia em função das feiras, em torno das quais novos centros urbanos surgiam, unindo-se às antigas cidades em processo de expansão. Essas cidades eram também chamadas de burgos, e seus habitantes, de burgueses.

 O sistema mercantilista era composto de um conjunto de práticas econômicas, marcadas pela forte interferência dos Estados nacionais, que buscavam se fortalecer e enriquecer praticando atividades comerciais. Assim, o sistema mercantilista se organizou no período de transição do feudalismo para o capitalismo, momento em que houve o surgimento da burguesia, o fortalecimento das cidades como entrepostos comerciais e o renascimento comercial na Europa, quando as moedas voltaram a intermediar as trocas entre  produtos  e serviços.

O mercantilismo é compreendido por alguns economistas como a fase inicial do capitalismo, caracterizada pela acumulação de riquezas que possibilitaram o posterior desenvolvimento industrial. Por isso, esse sistema econômico é conhecido como capitalismo comercial.

RESPONDA:

  1. Mas o que era o mercantilismo? 

  2. Qual era seu objetivo? 

  3. Como ele era praticado?

        4)  Descreva as práticas mercantilistas utilizadas pelos Estados para acumular metais.

5)  No texto sobre o mercantilismo, você leu sobre a importância da manufatura para o capitalismo comercial.  Descreva  a seguir como se organizava a produção manufatureira e suas consequências para os trabalhadores.


BONS ESTUDOS!!!


Um comentário: