sexta-feira, 18 de setembro de 2020

PROFESSORA MAGALY 1ºABC – EM EDUCAÇÂO FÍSICA Entrega :21/09

 PROFESSORA MAGALY 1ºABC – EM

EDUCAÇÂO FÍSICA

Rúgbi: - Origem nas escolas públicas do sistema de Educação Básica da Inglaterra. 

           - Duas equipes com 15 ou 7 jogadores em campo que não podem fazer passes com as mãos para a frente. Nesse caso, os passes podem ser feitos com os pés. Geralmente cada equipe tem jogadores polivalentes: os mesmos jogadores atacam e defendem, podendo haver cinco substituições no caso do jogo de 15 e três no jogo de 7.                                                                                     

          - A equipe não é obrigada a avançar durante todo o tempo, mas cada tentativa de fazer gol, recebe uma pontuação diferenciada (cada try vale cinco pontos), valendo mais caso seja convertida (cada conversion vale dois pontos).

           - Se o jogador conseguir invadir o espaço do gol adversário portando a bola nas mãos e tocá-lo no solo (touchdown) com a bola em mãos, ganha uma “tentativa de gol” (try); caso ocorra uma infração às regras, há o chute de pênalti (três pontos).

           - O jogador pode chutar a bola para o gol fazendo transpor o travessão entre as traves durante as partidas (droapgoal), marcando três pontos ou, ainda, optar pelo chute, no caso de cobrança de penalidade (três pontos).

Futebol Americano: Origem nas faculdades do sistema privado de Ensino Superior dos Estados Unidos.

                              - Duas equipes com 11 jogadores em campo, que só podem fazer passes com as mãos para a frente antes de ultrapassar a “linha” inicial de cada jogada. Geralmente, cada equipe tem dois times: os jogadores que atacam não são os mesmos que defendem. Obs.: quando uma equipe joga com os mesmos jogadores no ataque e na defesa, diz-se que ela tem o estilo ironmen (“homens de ferro”).

                              - Cada equipe tem quatro tentativas para avançar determinada distância (10 jardas, equivalente a 9,14 metros) e manter a posse da bola; caso não avance, abola passa para a equipe adversária. 

                            - Se o jogador conseguir invadir o espaço do gol e tocar o solo (touchdown) com a bola em mãos, marca gol (seis pontos), tendo direito a um chute extra ao gol (um ponto). 

                            - O jogador pode chutar a bola para o gol (Field goal), fazendo-a transpor o travessão entre as traves (três pontos). 

 FLAG FOOTBALL:  As regras básicas do flag são similares às do futebol americano, mas, em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita e parar o ataque. Todos os jogadores usam um cinto, no qual duas flags (ou fitas) estão presas por um velcro.

                              -  Com várias características do futebol americano, o Flag Football também se apresenta como uma prática alternativa para adeptos da modalidade que não possuem tanta afinidade com o tipo de contato físico apresentado no futebol americano. 

       Diferentemente, de outros esportes de invasão, o Rúgbi, o Futebol Americano e o Flag Football têm como meta avançar e conquistar o território e isso é um aspecto fundamental para realizar o touchdown.   

       Copie o texto no caderno, pesquise e responda as questões:

  1. O que é touchdown?

  2. O que é Tackle (touch)? Quando ocorre?

  3. Quando se forma o Ruck?

  4. Qual a forma de se pontuar no Rúgbi?


Envie para o e-mail magalylopes@prof.educacao.sp.gov.br

Entrega :21/09


Nenhum comentário:

Postar um comentário