OLÁ, ALUNOS E ALUNAS SEGUE ALGUMAS ATIVIDADES, É DE REVISÃO, PORÉM, JÁ VALE NOTA PARA O 3º BIMESTRE.
PROFESSORA - MARIA GILVANDA
TURMAS - 9º D, E, F e G.
EMAIL PARA ENVIO - GEULIAALVES@GMAIL.COM
OBSERVAÇÃO - NÃO ESQUEÇAM O NOME NA ATIVIDADE.
ENTREGA - 08/09/2020.
SIMULADO DE PORTUGUÊS - PROPAGANDAS COM INTERTEXTUALIDADE . REVISÃO.
Leia o texto para responder a questão:
1. Essa imagem faz referências ao nome de um conhecido filme nacional. Esse tipo de “diálogo” entre textos é chamado de
a) publicidade.
b) plágio.
c) cópia.
d) intertextualidade.
a) reproduzir as qualidades do original.
b) provocar humor.
c) emocionar o leitor.
d) informar sobre um acontecimento.
Leia e depois responda à pergunta:
3. A publicidade está interagindo com outro texto, que é
a) uma música.
b) um filme.
c) uma animação.
d) uma imagem.
Leia e depois resolva a questão:
4. Observe a imagem publicitária. Sobre ela, pode-se afirmar que
a) há intertextualidade com a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e tem como objetivo emocionar o leitor.
b) a frase sugere que o produto deixa a roupa como uma obra-prima, tal como o quadro de Da Vinci.
c) este tipo de intertextualidade deve ser evitado na publicidade.
d) não há relação entre a imagem e a frase presente no anúncio.
Leia os dois textos abaixo e depois resolva a questão:
5. Em relação as imagens podemos afirmar que
a) não há relação entre elas, pois uma divulga comida e a outra divulga sapato.
b) não há relação entre elas, pois uma fala de comida e a outra fala de religião.
c) a primeira interage com a segunda com a finalidade de divulgar a loja e os produtos. A segunda objetiva divulgar um filme.
d) a primeira interage com a segunda com a finalidade de divulgar a loja e os produtos. A segunda objetiva enviar uma mensagem.
Leia o poema abaixo e depois
Canção do exílio
Gonçalves Dias
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
6. A finalidade deste poema é falar sobre
a) as características da terra natal do poeta.
b) as palmeiras e o sabiá da terra natal do poeta.
c) a saudade que o poeta sente de sua terra.
d) a satisfação do poeta em estar no exílio.
Leia o anúncio publicitário para responder a questão:
7. Sobre a publicidade pode-se afirmar que
a) a intertextualidade tem por objetivo divulgar o Brasil.
b) a intertextualidade tem como objetivo provocar humor.
c) a frase objetiva plagiar o poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, demonstrando o desejo de retornar à terra natal.
d) a frase objetiva tornar a publicidade mais expressiva e criativa, demonstrando o desejo de retornar à terra natal.
Observe o famoso quadro “Moça com Brinco de Pérola” do pintor Johannes Vermeer (à direita) e uma paródia desse quadro:
8. Podemos dizer que é objetivo das paródias, em geral,
a) copiar o original.
b) provocar humor.
c) emocionar.
d) informar
Observe a figura e responda a questão:
9. Nesta imagem observamos a intertextualidade com a paráfrase “O barato sai caro”. A finalidade dessa paráfrase é
a) mostrar que o barato pode sair caro, pois pode comprometer a qualidade.
b) mostrar que o barato pode sair caro, pois fica-se muito tempo parado.
c) mostrar que algo pode parecer barato mas é caro.
d) mostrar que algo que é barato pode insuficiente.
Leia e depois resolva a questão:
10. Nesta publicidade a intertextualidade objetiva
a) convencer o consumidor.
b) iludir o consumir.
c) mostrar o consumo do produto.
d) provar que todos usam o produto.
Leia e depois responda:
11. Provérbios apresentam uma estrutura mais ou menos fixa. Comparando a frase acima com o provérbio “Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”, pode-se afirmar que:
a) não ocorre intertextualidade, pois o sentido expresso por essas frases é diferente.
b) algumas palavras foram substituídas por outras, por isso não há intertextualidade.
c) a estrutura da frase é igual a do provérbio, portanto um texto dialoga com o outro.
d) esta frase é uma paródia do provérbio, pois possui caráter irônico e contestador.
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