quinta-feira, 3 de setembro de 2020

PROF. MARIA GILVANDA - PORTUGUÊS- 9 ANOS D.E.F.G

 OLÁ, ALUNOS E ALUNAS SEGUE ALGUMAS ATIVIDADES, É DE REVISÃO, PORÉM, JÁ VALE NOTA PARA O 3º BIMESTRE.

PROFESSORA  -  MARIA GILVANDA

TURMAS  - 9º D, E, F e G.

EMAIL PARA ENVIO  -  GEULIAALVES@GMAIL.COM

OBSERVAÇÃO    -    NÃO ESQUEÇAM O NOME NA ATIVIDADE.

ENTREGA   -   08/09/2020.

 SIMULADO DE PORTUGUÊS - PROPAGANDAS COM INTERTEXTUALIDADE .     REVISÃO.

Leia o texto para responder a questão:


1. Essa imagem faz referências ao nome de um conhecido filme nacional. Esse tipo de “diálogo” entre textos é chamado de

a) publicidade.

b) plágio.

c) cópia.

d) intertextualidade.


image.png


Leia o texto para responder a questão:

image.png

2. Esta imagem foi inspirada na famosa pintura “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Neste caso, ela tem como objetivo

a) reproduzir as qualidades do original.

b) provocar humor.

c) emocionar o leitor.

d) informar sobre um acontecimento.


Leia e depois responda à pergunta:




image.png


3. A publicidade está interagindo com outro texto, que é

a) uma música.

b) um filme.

c) uma animação.

d) uma imagem.



Leia e depois resolva a questão:


image.png


4. Observe a imagem publicitária. Sobre ela, pode-se afirmar que

a) há intertextualidade com a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e tem como objetivo emocionar o leitor.

b) a frase sugere que o produto deixa a roupa como uma obra-prima, tal como o quadro de Da Vinci.

c) este tipo de intertextualidade deve ser evitado na publicidade.

d) não há relação entre a imagem e a frase presente no anúncio.




Leia os dois textos abaixo e depois resolva a questão:


image.png


image.png


5. Em relação as imagens podemos afirmar que

a) não há relação entre elas, pois uma divulga comida e a outra divulga sapato.

b) não há  relação entre elas, pois uma fala de comida e a outra fala de religião.

c) a primeira interage com a segunda com a finalidade de divulgar a loja e os produtos. A segunda objetiva divulgar um filme. 

d) a primeira interage com a segunda com a finalidade de divulgar a loja e os produtos. A segunda objetiva enviar uma mensagem. 


Leia o poema abaixo e depois 

 

Canção do exílio

Gonçalves Dias


Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.


Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.



Em  cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.


Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar sozinho, à noite

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.


Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que disfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá. 

 

6. A finalidade deste poema é falar sobre 

a) as características da terra natal do poeta.

b) as palmeiras e o sabiá da terra natal do poeta.

c) a saudade que o poeta sente de sua terra.

d) a satisfação do poeta em estar no exílio.



Leia o anúncio publicitário para responder a questão: 


image.png


7. Sobre a publicidade pode-se afirmar que

a) a intertextualidade tem por objetivo divulgar o Brasil. 

b) a intertextualidade tem como objetivo provocar humor.

c) a frase objetiva plagiar o poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, demonstrando o desejo de retornar à terra natal.

d) a frase objetiva tornar a publicidade mais expressiva e criativa, demonstrando o desejo de retornar à terra natal.


Observe o famoso quadro “Moça com Brinco de Pérola” do pintor Johannes Vermeer (à direita) e uma paródia desse quadro:


image.png

8. Podemos dizer que é objetivo das paródias, em geral,

a) copiar o original.

b) provocar humor.

c) emocionar.

d) informar



Observe a figura e responda a questão:

image.png



9. Nesta imagem observamos a intertextualidade com a paráfrase “O barato sai caro”. A finalidade dessa paráfrase é

a) mostrar que o barato pode sair caro, pois pode comprometer a qualidade.

b) mostrar que o barato pode sair caro, pois fica-se muito tempo parado.

c) mostrar que algo pode parecer barato mas é caro.

d) mostrar que algo que é barato pode insuficiente.


Leia e depois resolva a questão:

Visualização da imagem


10. Nesta publicidade a intertextualidade objetiva

a) convencer o consumidor.

b) iludir  o consumir.

c) mostrar o consumo do produto.

d) provar que todos usam o produto.


Leia e depois responda:

image.png

11. Provérbios apresentam uma estrutura mais ou menos fixa. Comparando a frase acima com o provérbio “Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”, pode-se afirmar que: 

a) não ocorre intertextualidade, pois o sentido expresso por essas frases é diferente.

b) algumas palavras foram substituídas por outras, por isso não há intertextualidade.

c) a estrutura da frase é igual a do provérbio, portanto um texto dialoga com o outro.

d) esta frase é uma paródia do provérbio, pois possui caráter irônico e contestador.

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário