sexta-feira, 4 de setembro de 2020

História – Prof. Alison Azevedo 8B, 8C, 8D entrega 09 de setembro

 E.E. Professor Fernando Buonaduce 

História – Prof. Alison Azevedo 

8B, 8C, 8D - Quantidade de aulas: 04 aulas.

Olá alunos! A partir do vídeo a seguir, faremos uma revisão do conteúdo do bimestre anterior. Aos alunos que não acompanharam a aula no aplicativo do Centro de Mídias, sugiro que assista o vídeo para que possamos dar continuidade com a matéria nas próximas semanas. Qualquer dúvida ou dificuldade em acompanhar vídeos no YouTube me procure nas redes sociais, no e-mail ou no WhatsApp nº (11) 98297-3767. 


O Império Napoleônico


A Coroação de Napoleão

Napoleão enfrentava a oposição dos monarquistas ligados à família de Luís XVI que tentavam retornar ao trono. Para assegurar seu poder, ele convocou um plebiscito em agosto de 1802 e tornou-se cônsul vitalício. Dois anos depois, em nova votação, foi aclamado imperador dos franceses, sendo coroado no dia 2 de dezembro daquele ano.

Napoleão Bonaparte não tinha sangue real e queria, de alguma forma, conciliar o prestígio de uma coroação real com o espírito republicano saído da Revolução Francesa. “Império” e “Imperador” era, portanto, o modo mais seguro de legitimar o seu poder de forma grandiosa, majestática e solene sem retomar os hábitos da antiga monarquia de França, que considerava extinta.

Era assim um anúncio de um novo tempo, de uma nova era, em consonância com o novo calendário que a república francesa tinha adotado. Deste modo, depois de ter alcançado o poder absoluto, Napoleão extinguiu a República e proclamou o Primeiro Império, a 18 de maio de 1804, e fez-se coroar imperador (e Josefina, imperatriz), no dia 2 de dezembro.


Como foi a cerimónia?

Como era esperado, foi uma cerimónia de enorme luxo e aparato, destinada a conferir a máxima solenidade e impacto junto da população. Teve lugar na Catedral de Notre Dame e foi precedida de desfile pelas ruas, desde as Tulherias. O mais interessante é verificar a forma como Napoleão quis separar a consagração religiosa da civil, emanada dos valores da República. A procissão onde seguiu o Papa Pio VII era distinta daquela onde seguiu ele próprio e, no momento da deposição da coroa imperial, ele próprio colocou a coroa na sua cabeça, em vez de recebê-la das mãos do Papa. Isto era um sinal de que ele era imperador por mérito próprio, e por vontade do povo francês, e não por concessão papal. Napoleão assumiu igualmente um conjunto de insígnias associadas à dignidade real, como o manto púrpura e emblemas da dinastia de Carlos Magno. Seguiu-se um juramento, no qual jurou defender a integridade da França, e uma aclamação.

Napoleão e Josefina, autor desconhecido, século XIX


A consolidação do poder napoleônico


Nas relações externas, o Império Napoleônico foi marcado por intensos conflitos. A reestruturação política e militar e a recuperação financeira da França preocupavam alguns países europeus. Em 1803, Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia uniram-se em coligação e declararam guerra á França. Um novo período de confrontos se iniciava.

Além de temer o expansionismo territorial francês, a maior parte desses países receava os ideais iluministas da Revolução Francesa se espalhassem por toda a Europa. Esse temor tinha fundamento, uma vez que a luta contra o absolutismo mobilizava intelectuais e setores de classe média de quase todas as regiões da Europa, que viam na França um poderoso aliado.

A reação inglesa à França tinha outros motivos. Para a Inglaterra, a guerra era uma oportunidade de atingir economicamente seu principal rival na disputa pelos mercados europeus e ultramarinos. Mais do que conquistas territoriais, os ingleses desejavam expandir seus mercados.


Estratégia contra os ingleses


Durante as batalhas no continente europeu, o exército francês parecia imbatível. A maior dificuldade de Napoleão, porém, era atingir a Inglaterra, isolada pelo mar e protegida pela mais poderosa frota marítima do mundo.

As embarcações francesas foram destruídas pelos ingleses na Batalha de Trafalgar, no litoral da Espanha. O imperador francês voltou-se então para a Europa Central: atacou e derrotou a Prússia, ampliou seu domínio sobre a Península Itálica e isolou a Áustria.

Após derrotar as tropas russas e austríacas na Batalha de Austerlitz, em 1805, Napoleão reuniu 16 estados do antigo Sacro Império Romano Germânico na Confederação do Reno.

Em 1806, convencido de que a única forma de derrotar a Inglaterra era arruinando a economia britânica, Napoleão decretou o Bloqueio Continental. Os países da Europa ficaram proibidos de comercializar com os ingleses. A Inglaterra, em resposta, passou a dificultar ainda mais o contato entre os países europeus e suas colônias ultramarinas.

La bataille d'Austerlitz. 2 decembre 1805, François Gérard, 1810


A tragédia na Rússia


As guerras desgastaram o exército francês. Além disso, vários países da Europa dependiam do comercio com a Inglaterra e, por isso, rejeitaram o Bloqueio Continental. Portugal, por exemplo, aliado à Inglaterra, desrespeitou o decreto e foi invadido pela França em novembro de 1807.

No final de 1811, a Rússia também rompeu o bloqueio e, no verão de 1812, teve seu território invadido por Napoleão. Os exércitos franceses, a princípio, avançaram sem resistência. Porém, no caminho, encontraram os pastos, as casas e as plantações destruídos, o que dificultou o abastecimento das tropas. Em setembro, os franceses conseguiram chegar em Moscou, mas encontraram a cidade incendiada.

O desastre foi total. Sem suprimentos, castigados pelo frio e com o exército russo na retaguarda, as forças francesas foram aniquiladas.


Atividades:


  1. Observe a imagem:

A coroação do imperador Napoleão e a coroação da imperatriz Josefina, Jacques-Louis David, 1806-1807.

Responda:

Por que, mesmo com a presença do papa Pio VII, Napoleão coroou a si mesmo? O que essa atitude revela?


  1. Estudamos nos bimestres anteriores sobre o iluminismo, a revolução gloriosa e a revolução francesa. Quais são os valores iluministas que os países que declararam guerra à Napoleão temiam que se espalhassem pela Europa?


Não esqueça de entrar no nosso grupo do Whatsapp através do link : https://chat.whatsapp.com/Egvzf5cvn9G00bIfs1VsRq

Bons estudos a todos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário