PROFESSORA MAGALY 9ºA
PROJETO DE VIDA
ATIVIDADE 1 do 4ºBimestre
Quanta Coisa para fazer/ Cadê o tempo que estava
aqui
Administrar o tempo é uma tarefa
que requer muitas habilidades. Para um estudante de 9º ano, que precisa
tomar muitas decisões e que elaborou um Projeto de Vida que quer ver realizado,
saber como conciliar todas as tarefas com o tempo disponível, não é uma tarefa
simples. Um dos primeiros passos a ser dado nessa direção é a diferenciação
entre o que é prioridade e o que é secundário para o desenvolvimento de seu
projeto. É a primeira coisa a se definir para que o tempo disponível se
concentre naquilo que é prioritário, no cumprimento das metas
propostas. Definidas as prioridades, a próxima
providência é identificar em que prazos poderão ser alcançadas, ou seja, o que
pode ser cumprido em curto, médio ou longo prazo. Dessa forma, será
possível o planejamento da distribuição das ações e do tempo que
necessitarão para seu desenvolvimento. Sem o estabelecimento de prazos para o
alcance das metas, estes sendo possíveis de serem cumpridos, corre-se o risco
de querer adiar, deixar para depois aquilo que estava como prioridade – de
repente, eles poderão sentir vontade de se deixar levar pelos acontecimentos da
vida cotidiana; afinal, são jovens e isso é muito fácil de acontecer! - em
vez De providenciar e de se organizar para que as coisas aconteçam.
Obviamente, é preciso também saber lidar com os imprevistos que, muitas vezes,
desmontam todo o planejamento feito. Por esse motivo, não se pode ter a ilusão
do definitivo, do que parecia ser constante. No entanto, quanto maior a clareza
que se tem sobre os objetivos, maior flexibilidade se alcança no sentido de
buscar outros caminhos, sem que se perca o foco. Um Projeto de Vida implica em
um plano de ação que organize as metas, identifique as ações e planeje o tempo
para efetuá-las.
Reflita agora sobre a distribuição do seu tempo no dia a dia:
1. Como
você usa o tempo em seu cotidiano?
2. Esse
tempo serve para organizar as metas que estabeleceu no planejamento da
organização do seu Projeto de Vida?
3.
Você entende que o tempo que se gasta no dia a dia é importante na vida
das pessoas? E na sua? Por quê?
Preencha a tabela: Tempo, como você gasta o que tem?
Tipo de
Atividade: |
Quantas
horas semanais você dedica? |
As horas
dedicadas são suficientes, ou poucas,
ou demais? |
1.
Atividades na escola |
|
|
2.
Atividades de lazer |
|
|
3.
Atividades físicas |
|
|
4. Tarefas
escolares |
|
|
5. Estudos
em casa |
|
|
6.
Atividades culturais |
|
|
7.
Leituras de interesse pessoal |
|
|
8. Estudos
por meio da internet |
|
|
9.
Assistindo programas de TV |
|
|
10.
Afazeres domésticos |
|
|
11.
Projetos Sociais |
|
|
12. Outros |
|
|
Copie o
texto no caderno responda as questões e preencha a tabela, fotografe e envie
para o e-mail magalylopes@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega:20/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário