quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Anna Carolinne Ferreira Bissoli Ciências Turmas: 7º A

 


Ciências

Profª Anna Carolinne Ferreira Bissoli

Aula: ATIVIDADE  – LINHA DO TEMPO

Turmas: 7º A

Atividade 1 - Percebendo a existência do ar 

Para iniciar esta atividade, pesquise e responda algumas questões: 

Como percebemos a existência do ar?

 De que é composta a atmosfera terrestre? 

Como utilizamos o ar em nosso dia-a-dia? 

Observe a figura abaixo e responda às questões a seguir em seu caderno:

1. O que está representado na imagem? 

2. O que existe no interior dos balões?

3. Como você explica a subida e o deslocamento dos balões acima das montanhas?

4. Como é a atmosfera de outros planetas do Sistema Solar? É possível sobrevivermos nesses outros planetas?



Atividade 2 - Os componentes da Atmosfera 

A atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta Terra, sendo composta especialmente de gás nitrogênio (N2), gás oxigênio (O2), vapor d'água (H2Ovapor), gás carbônico (CO2) e outros gases. Para aprofundar os seus conhecimentos a respeito deste tema, analise o gráfico abaixo, que demonstra a concentração dos principais gases que compõem a atmosfera, e responda às questões a seguir.

Responda às questões a seguir em seu caderno:

1. Analisando o gráfico, qual o gás mais abundante na composição do ar atmosférico? 

2. Pesquise sobre os gases presentes na atmosfera apontados no gráfico, indicando sua origem e o papel que desempenham no ambiente e/ou para os seres vivos. 

3. Como seria possível provar que existe vapor de água na atmosfera?

4. Como os gases nobres podem ser utilizados no nosso dia a dia? 

5. Por que os alpinistas de altitude precisam utilizar garrafas com gás oxigênio?




Atividade 3 - Poluição Atmosférica 

Como vimos, o ar que respiramos é composto por uma mistura de gases. Ele é extremamente importante para a nossa vida e a de outros seres vivos. Mas será que existem outros gases presentes na atmosfera? O que pode alterar a composição natural do ar? Reflita sobre estas questões e depois faça a leitura do texto a seguir, que apresenta um exemplo de como a composição atmosférica pode ser alterada.

Os automóveis e a poluição 

Os automóveis são um dos principais causadores da poluição atmosférica. Além de intensificar a atividade industrial, o desenvolvimento econômico aumentou o número de automóveis em circulação e, como consequência, temos congestionamentos, principalmente nas grandes cidades.

Movidos a álcool, gasolina ou diesel, os diferentes veículos emitem gases poluentes e agravam a poluição atmosférica. 

O grande problema está na quantidade de materiais particulados e gases tóxicos que são lançados por eles na atmosfera e são muitas vezes imperceptíveis a olho nu. Estes materiais não encontram barreiras físicas, caminhando livremente pelo ar que respiramos, afetando nossos pulmões e, muitas das vezes, levando ao desenvolvimento de doenças como: asma, bronquite e alergias, além de graves doenças cardiorrespiratórias.

Após a leitura do texto, faça uma pesquisa em livros didáticos, artigos científicos, revistas, jornais e/ou internet para responder às seguintes questões: 

1- Qual é o combustível que mais polui a atmosfera: o álcool, a gasolina ou o óleo diesel? E quais os veículos que mais impactam a qualidade do ar? Justifique suas respostas. 

2- Que efeitos nocivos para a saúde e para o ambiente podem ser causados pela queima dos combustíveis utilizados nos automóveis? 


*AO FINAL DESTA LIÇÃO VOCÊ DEVERÁ FOTOGRAFAR O CADERNO E ENVIAR A FOTO ATÉ O          DIA 11/12 COM O NOME DO ALUNO, NÚMERO E SÉRIE PARA O E-MAIL: profannabissoli@gmail.com .


Nenhum comentário:

Postar um comentário