segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Profª Edna - Biologia - 3º anos A / B / C

 BIOLOGIA

3ABC

4º BIMESTRE

ENVIAR   QUESTIONÁRIOS ATÉ 07 DE DEZEMBRO DE 2020

ednams@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

TEXTO 1

VACINAS

As vacinas são substâncias constituídas por agentes patogênicos (vírus ou bactérias), vivos ou mortos, ou seus derivados. Elas estimulam o sistema imune a produzir anticorpos (proteínas que atuam na defesa do organismo), os quais atuam contra os agentes patogênicos causadores de infecções. As vacinas são seguras e causam poucas reações adversas, sendo essas, geralmente, leves e de curta duração. Trata-se da principal forma de prevenção de inúmeras doenças.


Como agem as vacinas?

Quando um indivíduo entra em contato pela primeira vez com um antígeno (substância estranha), o organismo inicia a produção de anticorpos para combatê-lo, no entanto, esse processo é demorado e o indivíduo acaba por desenvolver a doença causada por aquele antígeno.

As vacinas são a principal forma de prevenção contra inúmeras doenças.

As vacinas são a principal forma de prevenção contra inúmeras doenças.

As vacinas atuam por meio do desenvolvimento da chamada “memória imunológica”. A introdução do agente patogênico (morto ou enfraquecido) ou seus derivados no organismo estimula o sistema imune a produzir anticorpos. Futuramente, quando o indivíduo infectar-se com aquele agente, o organismo produzirá uma resposta imunológica de forma mais rápida para destruí-lo.


Reações adversas e contraindicações das vacinas

Embora algumas vacinas possam desencadear algumas reações adversas, como dor no local da aplicação, mal-estar e febre, as vacinas são bastante seguras. As reações adversas, geralmente, apresentam-se leves e de curta duração.

É importante destacar também que as vacinas não são responsáveis pelo desenvolvimento de transtornos, como o autismo.

A princípio, vacinas contendo vírus ou bactérias atenuados não devem ser aplicados em indivíduos que apresentam imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna, estejam em tratamento com corticosteroides em esquemas imunodepressores ou submetidos a outras terapias imunodepressoras.

Algumas vacinas podem apresentam contraindicações específicas, que devem ser comunicadas previamente ao ato da vacinação. Além disso, é importante destacar que, em alguns casos, a vacinação pode ser adiada, como quando o indivíduo apresenta doenças agudas febris graves.


Importância da vacinação

As vacinas são a principal forma de prevenção contra diversas doenças. Assim, elas não protegem apenas o indivíduo que foi imunizado, mas toda a comunidade, pois aquele indivíduo, ao não adoecer, também não se torna vetor de uma doença, transmitindo-a às demais pessoas.

Após o sarampo ter sido erradicado das Américas, novos casos começaram a surgir, causando, inclusive, óbitos.

Após o sarampo ter sido erradicado das Américas, novos casos começaram a surgir, causando, inclusive, óbitos.


Quanto maior a quantidade de pessoas imunizadas, maior a chance de uma doença se desenvolver na comunidade. Muitas doenças já foram erradicadas graças à vacinação, como a paralisia infantil, erradicada no Brasil desde o ano de 1989. No entanto, a falta de vacinação faz com que muitas doenças voltem a circular, como é o caso do sarampo, que havia sido erradicado das Américas no ano de 2016 e cujo vírus causador voltou a circular no país em 2018, gerando novos casos da doença e, inclusive, mortes.


Vacinação no Brasil

As primeiras vacinas foram descobertas há mais de 200 anos. A vacinação no Brasil iniciou-se em 1904, quando o então diretor-geral de Saúde Pública, Oswaldo Cruz, diante de um surto de varíola, iniciou campanhas de saneamento e imunização, na tentativa de buscar imunizar toda a população.

Atualmente, o país possui um Programa Nacional de Imunizações com um calendário voltado a grupos específicos. Não apenas as crianças devem ser imunizadas, pois existem vacinas que devem ser aplicadas na adolescência, como a vacina contra o HPV, idosos devem vacinar-se contra a gripe, pneumonia e tétano; gestantes também devem ser imunizadas contra a gripe, tétano e rubéola. Além disso, existem outras vacinas que devem ser aplicadas em situações específicas, como em casos de viagens a determinadas regiões.

No Sistema Único de Saúde (SUS), são disponibilizadas, gratuitamente, vacinas para mais de 20 doenças. Qualquer pessoa pode vacinar-se nas Unidades Básicas de Saúde. Para isso, basta apresentar o cartão da vacinação, que serve para comprovar a situação vacinal do indivíduo. Em caso de perda do cartão, deve ser retirada uma segunda via.








ednams@prof.educacao.sp.gov.br


QUESTIONÁRIO

  1. Qual a importância da vacina e como ela funciona?

  2. Assinale as doenças que podem ser prevenidas por vacinas?

(   ) Trombose

(   ) Caxumba

(   )Tétano

(   ) Febre amarela

(   ) Hipertensão

(   ) Artrite

(   ) Difteria

(   ) Hepatite B

(   ) Artrose

(   ) Rubéola


  1. Qual é a doença que a vacina antipólio previne?

  2. Reescreva a alternativa incorreta:

  1. As primeiras vacinas foram descobertas há mais de 200 anos.

  2. Quanto maior a quantidade de pessoas imunizadas, maior a chance de uma doença se desenvolver na comunidade.

  3. As vacinas são responsáveis pelo desenvolvimento de transtornos, como o autismo.

  4. As vacinas são a principal forma de prevenção contra diversas doenças.

  5. Não apenas as crianças devem ser imunizadas, pois existem vacinas que devem ser aplicadas na adolescência

  1. Em relação aos antígenos, podemos dizer:

  1. Toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos.

  2. Pode ser a molécula de uma bactéria, vírus, fungos, helminto, toxinas ou mesmo componentes inofensivos como alimentos, pólen ou células de outro organismo que sejam identificados como uma ameaça a ser destruída.

  3. Não são necessários, pois o próprio organismo tem os anticorpos como defesa, e não depende de antígenos.

Qual das alternativas é a correta, conforme a função dos antígenos?

  1. I e III

  2. I e II

  3. I, II, III

  4. II e III








TEXTO 2

AS QUEIMADAS

Pantanal On Fire In Brazil - PF investiga possíveis responsáveis por incêndios no Pantanal em MS

As queimadas correspondem a uma das técnicas agrícolas mais primitivas da história do homem. No Brasil há registros da utilização das queimadas desde o período colonial, quando já era usada para retirada da cobertura vegetal original antes do plantio e ou formação de pastagem.

Por ser uma técnica rápida e barata, ainda é muito utilizada no meio rural. Além do custo e rapidez, a queimada é considerada por alguns agricultores como uma ferramenta de fertilização do solo. Uma vez que as cinzas que restam após a passagem do fogo, seriam uma espécie de adubo natural. No entanto, este modo de limpar o terreno, na atualidade é alvo de críticas por parte de ambientalistas e técnicos.


Causas das queimadas

Além da utilização das queimadas como técnica agrícola, outros fatores também provocam queimadas, especialmente nos períodos de estiagem prolongada. Vejamos:

  • Desmatamentos para a retirada de madeira. Queimam-se as plantas menores para facilitar o corte das árvores de médio e grande porte.

  • Colheita manual de cana-de-açúcar. Também com o objetivo de limpar o terreno e facilitar o corte, ainda é comum a queima em canaviais.

  • O vandalismo e negligência são responsáveis por desastres no Brasil e no mundo. Ainda é comum haver queimadas provocadas por cigarros acesos jogados nas margens das estradas e rodovias.

  • Os balões das festas juninas e os fogos de artifício utilizados em festas e comemorações são causa frequentes de incêndios florestais e queimadas.

  • As disputas pela posse da terra motivam as queimadas criminosas em frequentes ocorrências país afora.

Onça-pintada é resgatada ao tentar escapar de queimadas no Pantanal -  Jornal do Comércio


Consequências

Considerando apenas o aspecto da retirada da vegetação original, as queimadas provocam a alteração o equilíbrio dos ecossistemas das mais distintas paisagens, uma vez que impacta diretamente, na manutenção da fauna, na circulação de águas superficiais e subterrâneas, nas condições de temperatura e umidade, na liberação de vapor de água na atmosfera.

Outras consequências preocupantes podem decorrer das queimadas:

  • Diminuição da biodiversidade.

  • Emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar.

  • Aumento das doenças respiratórias – em razão dos gases e partículas nocivas.

  • Danos ao patrimônio público e privado - cercas, casas, rede de energia elétrica.

  • Agravamento do aquecimento global contribuindo para elevação da temperatura.

  • Diminuição da fertilidade do solo que perde matéria orgânica e umidade.

  • Intensificação da erosão nas áreas atingidas pelo fogo.


Monitoramento das queimadas no Brasil

Há pelo menos duas décadas a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em parceria com outros órgãos governamentais, monitora por meio de imagens de satélite a ocorrência de queimadas em áreas rurais e de vegetação nativa no Brasil. Dados divulgados pela empresa dão conta de um aumento expressivo destas ocorrências nos últimos anos em todo o país.

https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/queimadas-pantanal/images/desktop.jpg


A queimada pode ser boa?

Em alguns ecossistemas específicos, como o Cerrado, as queimadas podem ocorrer de forma natural. Nestes casos, os animais e plantas deste bioma estão adaptados à “passagem do fogo” e até se beneficiam desta ocorrência. Algumas espécies de plantas do Cerrado só germinam ou frutificam quando são submetidas às altas temperaturas e das queimadas naturais. Animais também conseguem se esconder ou fugir das áreas atingidas pelo fogo.

No entanto, as queimadas no Cerrado só são benéficas quando ocorrem de maneira espontânea, natural. Uma significativa parte da vegetação nativa do Cerrado brasileiro tem sido permanentemente destruída pelo desmatamento e queimadas para a produção de carvão vegetal e expansão do agronegócio.


Instituto aponta aumento de 530% em queimadas no Pantanal | Diario de Cuiabá


QUESTIONÁRIO

  1. Cite duas consequências causadas pelas queimadas no Brasil que julga mais importante  e porque.

  2. Cite 2 causas das queimadas atualmente.

  3. Qual o número queimadas no Pantanal de 2018 a 2020?

  4. Para os especialistas as queimadas trazem um problema de importância:

  1. Ambiental e social

  2. Ambiental, social e econômico

  3. Ambiental e econômico

  4. Ambiental, do desenvolvimento econômico do país e da falta de matéria prima.

  1. Quais os 5 Estados que tiveram maior número de queimadas no Brasil em agosto de 2020?




https://s2.glbimg.com/DqgMLqFFQVv8IW-VIJFa3J2YP9A=/0x0:1716x1282/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/C/C/mn2DgTRQ2U1GatgfEACg/zlf4v-queimadas-por-estado-do-brasil.png


Nenhum comentário:

Postar um comentário