segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Profª Edna - Biologia - 2º TA (EJA)

 4º bimestre  2TA

ENVIAR   QUESTIONÁRIO ATÉ 07 DE DEZEMBRO DE 2020

ednams@prof.educacao.sp.gov.br


Tipos Sanguíneos

Os tipos sanguíneos foram descobertos no início de século XX pelo médico Karl Landsteiner. Ele descobriu que ao misturar amostras de sangue de diferentes pessoas, as hemácias se aglutinavam.

Em 1902, ele concluiu que a incompatibilidade deve-se aos diferentes tipos de sangue existentes e das reações imunológicas entre eles.

A descoberta dos tipos sanguíneos, por Landsteiner, representou um marco na história da medicina e ajudou a salvar muitas vidas. Muitas pessoas morreram ao fazer transfusões sanguíneas, devido a incompatibilidade com o sangue doado. A espécie humana apresenta diversos tipos sanguíneos. Os mais importantes são o Sistema ABO e o Fator Rh.


Sistema ABO

A herança genética de grupos sanguíneos na espécie humana é um exemplo de alelos múltiplos ou polialelia. No Sistema ABO existem três genes que irão atuar na formação do tipo sanguíneo. São eles: IA IB e i. Conforme o padrão da herança, os grupos sanguíneos podem ser A, AB, B e O.

Os alelos dos genes para o Sistema ABO determinam a presença ou ausência de substâncias na superfície externa das hemácias.


Incompatibilidade Sanguínea

A incompatibilidade sanguínea é resultado de uma reação imunológica entre as substâncias presentes na membrana plasmática das hemácias e as substâncias dissolvidas no plasma. Em casos de incompatibilidade, essas substâncias se aglutinam.

As substâncias aglutinadoras presentes na superfície das hemácias são os aglutinogênios. Os aglutinogênios são antígenos e caracterizam o tipo sanguíneo do indivíduo.

As substâncias aglutinadoras do plasma são as aglutininas. As aglutininas são anticorpos capazes de reagir com os aglutinogênios e atuam na defesa do organismo.

A reação antígeno-anticorpo promove aglutinação das hemácias e determina a incompatibilidade sanguínea.


Veja a tabela de compatibilidade entre os tipos sanguíneos:

Tabela de doação entre os tipos sanguíneos

No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A.

Como o sangue tipo O não tem antígenos é considerado o doador universal.

O sangue mais raro é o tipo AB. Ele não possui anticorpos e é considerado o receptor universal.


Fator Rh

Fator Rh foi descoberto em 1940 por Landsteiner e sua equipe. O Fator Rh funciona independentemente do Sistema ABO. Ele está relacionado a produção de um antígeno localizado na membrana plasmática das hemácias.

Geneticamente, o Fator Rh é determinado por dois alelos (R e r).

Os portadores dos alelos RR ou Rr apresentam o fator Rh em suas hemácias, são Rh+. Os portadores de genótipos recessivos (rr) não produzem o fator Rh e são Rh-.

O sangue tem um papel importantíssimo no organismo humano. Sua principal função é transportar oxigênio e nutrientes para os tecidos, assim como garantir que o dióxido de carbono seja levado aos pulmões e os hormônios ajam em diversas partes do corpo. 

No entanto, existem doenças do sangue que merecem a nossa atenção. A boa notícia é que, se forem diagnosticadas no início, elas podem ser tratadas e devidamente controladas.  

Anemia

A anemia é caracterizada pela taxa de hemoglobina anormal do sangue. Ou seja, os valores indicados no hemograma são inferiores aos considerados normais. A pessoa anêmica tem carência de nutrientes essenciais ao organismo, tais como ferro, zinco, proteínas e vitamina B12.

Crianças, gestantes, lactantes e adolescentes têm mais propensão a desenvolver anemia, cujos principais sintomas são: fadiga, palidez e falta de apetite. O tratamento é feito por meio de medicamentos e de uma dieta rica em ferro.

Anemia falciforme  

Esse tipo de anemia é mais incomum e afeta a produção de glóbulos vermelhos no sangue. O resultado disso é a dificuldade do transporte de oxigênios para todos os tecidos do corpo. 

Os sintomas são fortes dores nas articulações, pele pálida, fadiga em excesso, infecções constantes, cálculos biliares, feridas nas pernas e falha no crescimento. Não há cura e, por isso, deve ser acompanhada pelo médico constantemente.

Hemofilia

Hemofilia é o distúrbio causado quando não há coagulação adequada do sangue. A pessoa apresenta sangramento em excesso após um ferimento ou uma lesão. Hematomas grandes e intensos, sangramentos sem motivos aparentes e inchaço nas articulações são os principais sintomas dessa doença. O tratamento consiste em aplicações de injeções de plasma e coagulantes.

Transtorno das plaquetas

As plaquetas têm a função de combater a perda de sangue ocasionada por cortes ou lesões. O transtorno ocorre quando elas apresentam um número maior ou menor em sua produção.

Com isso, aumentam os riscos de desenvolver algumas doenças como: artrite, linfoma ou leucemia (se as plaquetas estão altas); lúpus, hiperesplenismo e púrpura trombocitopênica idiopática (se estão baixas).

Interromper e evitar medicamentos que causem hemorragias são as principais ações de tratamento para essa doença.


Distúrbio das células sanguíneas 

Esse distúrbio está entre as principais doenças do sangue. É caracterizado pela desordem na produção de glóbulos brancos tanto para mais quanto para menos: um número menor dessas células dificulta o combate de infecções no organismo; já se o número é maior pode ser o caso de leucemia. 

Os especialistas da área da saúde recomendam que as pessoas realizem um check-up ao menos uma vez por ano, a fim de detectar várias enfermidades no organismo. Por meio do hemograma é possível prevenir e tratar as doenças do sangue logo no início e, assim, ter melhor qualidade de vida.


QUESTIONÁRIO


  1. Porque o sangue tipo O é considerado o doador universal?

  2. O sangue tipo O+ pode doar para quais tipos de grupo sanguíneo?

  3. Quais sintomas de quem tem anemia falciforme?

  4. O que a pessoa com anemia precisa fazer para evitá-la?

  5. Relacione a primeira coluna com a segunda:

  1. B- (   ) Pode doar para todos os tipos sanguíneos

  2. AB+ (   ) Pode receber de A+, A-, O+, O-

  3. A+ (   ) Pode receber de B-, O-

  4. O- (   ) Pode doar para AB+

  5. O+ (   ) Pode doar para A+, B+, AB+, O+


  1. Quantos e quais são os tipos sanguíneos?

  2. O que é o Fator Rh?

  3. O que significa  incompatibilidade sanguínea?

  4. Relacione a primeira coluna com a segunda coluna:

a) Hemofilia

b)Transtornos de plaquetas

c) Distúrbios das células sanguíneas


(   ) riscos de desenvolver algumas doenças como: artrite, linfoma ou leucemia (se as plaquetas estão altas); lúpus, hiperesplenismo e púrpura trombocitopênica idiopática (se estão baixas).

(   ) Hematomas grandes e intensos, sangramentos sem motivos aparentes e inchaço nas articulações são os principais sintomas dessa doença.

(   ) caracterizado pela desordem na produção de glóbulos brancos tanto para mais quanto para menos: um número menor dessas células dificulta o combate de infecções no organismo; já se o número é maior pode ser o caso de leucemia. 

  1.  Qual é o papel do sangue no organismo humano?



Nenhum comentário:

Postar um comentário