Atividade domiciliar 4º BIMESTRE
Olá alunos do 9º anos, esta semana vamos conhecer sobre a estrutura e composição do sistema solar, para isso leia o texto abaixo:
Estrutura e Composição do Sistema Solar ( não precisa copiar)
Dizemos sistema solar, porque é composto pela nossa estrela Sol, oito planetas, 5 planetas anões, centenas de satélites, milhares de asteroides, centenas de milhões de cometas , além de rochas e ´poeira interplanetária e toda estas matérias se matem unidas pela força gravitacional do sol.
Sol: Objeto central do Sistema Solar, seu diâmetro equivale a 109 diâmetros terrestres. Ele é composto majoritariamente por hidrogênio (73%) e hélio (25%). O Sol gira em torno de seu eixo em cerca de 25 dias. Suas características equivalem às de uma “estrela média”.
OBS: “Toda estrela é composto por maior parte de gás hidrogênio”
Planetas Telúricos ou rochoso: são os mais próximos do Sol e são 4: Mercúrio: não tem atmosfera ;Vênus: 97% CO2 , 3% N2 ; Terra: 78% N2 , 21% O2 , 0.9% Ar. Marte: 95% CO2 , 3% N2 , 0.3% de CO, 0.1% O2.
Jovianos ou Gigantes: Possuem maior distância do Sol, são grandes, gasosos, densidade média baixa, atmosferas espessas e de composição química mais leve, muitos satélites. São 4: Júpiter, Saturno. Urano e Netuno.
Planetas anões: características intermediárias, mais parecidos com os objetos do Cinturão de Kuiper e os Transnetunianos. Estes são 4 mais conhecidos: Eris, Plutão, Makemake e Haumea.
Satélites: são corpos que orbitam planetas, planetas anões, e asteroides, sendo que todos estes orbitam o sol, todos os satélites são sólidos.
Asteroides: asteroides que dizer “semelhante a estrela”, são objetos rochosos, relativamente pequeno, com forma e tamanho diverso.
Cometas: são astros com massa pequena, composto de gases congelados, como água 80% , monóxido de carbono 10%, dióxido de carbono 3,5% e outros gases.
Atividade ( copiar no caderno)
1) Construa um mapa mental ou mapa conceitual sobre o sistema solar que englobe pelos menos os seguintes: Formação do Sistema solar e composição (componentes mais importantes)
2) Resolva a atividade 2, da página 140 do caderno aprender sempre de ciências.
Após o término enviar: rafaealine220@yahoo.com.br
whatsapp: 963069336
REFERÊNCIAS:
http://each.uspnet.usp.br/ortiz/classes/Solarsystem2.pdf
http://www.astro.iag.usp.br/~picazzio/aga292/Notasdeaula/estrutura-do-ss.pdf
https://sites.google.com/site/sistemasolarcom/os-planetas-terrestres
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