PROFESSORA MAGALY 1ºABC – EM
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE 1 DO 4°BIMESTRE
TEMA: LUTAS
Lutar é uma das atividades esportivas mais antigas. Muito antes de ser considerada como um esporte, a luta tinha o conceito básico de defesa e de ataque, no sentido de demonstrar superioridade em um confronto. Há registros de lutas em praticamente todas as eras da humanidade, passando por babilônicos, egípcios, japoneses, chineses, gregos e romanos, desde milhares de anos antes de Cristo até hoje. Sendo praticada por tanto tempo e em tantos lugares, obviamente há os mais diversos tipos de luta espalhados pelo mundo, sendo difícil determinar exatamente uma origem. Mas os grandes responsáveis pela introdução da modalidade no mundo esportivo foram os gregos. A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidade.
Hoje em dia existe diferentes manifestações das lutas, aquelas caracterizada por possuir movimentos de combate a longa e a curta distância. As de longa distância inclui empurrões, socos, defesas, imobilizações dentre outras ações. Já a de curta distância englobam uso de aparelhos como: lanças e espadas.
ESGRIMA
A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.
Movimentos rápidos e reflexos apurados são suas principais habilidades. Era utilizada pelos nossos ancestrais como forma de combate, uma vez que, seu significado é de um confronto portando armas brancas. Designa-se arma branca um objeto que possa ser utilizado agressivamente, para defesa ou ataque, mas cuja utilização normal é outra.
Inicialmente, era utilizado para caça e sobrevivência. Entretanto, com a evolução das armas e da humanidade, passou a se tornar arma de combate, sendo abolida somente com o surgimento das armas de fogo.
Atualmente existe apenas a esgrima esportiva, sendo esta dividida em três diferentes tipos de armas: espada, florete e sabre, representando os antigos armamentos utilizados em combate e treino.
Na Espada, é válido para o combate, o corpo todo; no Florete, a área de combate válida é o tronco, já no Sabre, a área válida no duelo são o tronco, cabeça e membros superiores. Cada uma possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra corte.
O objetivo da Esgrima é tocar no adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele.
O lo
cal de disputa é uma pista que possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o esgrimista atacado não pode entrar
Os principais golpes da esgrima são: Marchar: movimento para o atleta avançar. Romper: movimento para o atleta recuar. Afundo: ataque do atleta sobre o adversário, com o alongamento do braço e a movimentação da perna à frente. Flecha: ataque veloz para pegar o adversário de surpresa.
São benefícios da prática de esgrima:
- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;
- Melhoria da resistência muscular;
- Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões;-
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Desenvolvimento do poder de concentração.
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magalylopes@prof.educacao.sp.gov.br
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