E.E. Fernando Buonaduce – Eletivas – Prof. Renato – Atividade 2 do 4º bimestre.
Tema: Frequência Cardíaca (parte 2)
O que é frequência cardíaca máxima?
Frequência cardíaca máxima é o maior número de batimentos a que uma pessoa pode chegar, ou seja, o número máximo de batimentos que seu coração consegue alcançar. Ela é calculada a partir de uma fórmula simples:
Para homens:
FCmáx = 220 – idade. Exemplo: se você tem 24 anos, faça a conta FCmáx = 220 – 24, o resultado será que sua frequência cardíaca máxima é 196.
Para mulheres:
FCmáx = 226 – idade. Exemplo: se você tem 31 anos, faça a conta FCmáx = 226 – 31, o resultado será que sua frequência cardíaca máxima é 195.
A diferença de valores entre homens e mulheres supre a diferença entre os sexos.
Usualmente a frequência cardíaca das mulheres é ligeiramente mais alta que a dos homens.
Como medir a frequência cardíaca de repouso?
A frequência cardíaca de repouso é o número de batimentos cardíacos contados durante um minuto quando se está em repouso completo. A medição da frequência cardíaca de repouso, deverá ser realizada após acordar ou após o período de 5 minutos sentado, usando um frequencímetro, ou contando as pulsações manualmente.
Os valores de repouso dependem dos seus hábitos de vida e são afetados por diversos fatores, tais como: grau de treino, qualidade do sono, nível de stress mental e hábitos de alimentação.
Como determinar a frequência cardíaca ideal para o treinamento de uma atividade física?
Uma vez estabelecida a frequência cardíaca máxima (FCMáx), será preciso determinar a intensidade em que determinada atividade física será realizada. A este processo damos o nome de Zona Alvo, que determina os limites inferiores e superiores de intensidade de uma atividade física.
Para pessoas que estão iniciando um programa de atividades físicas ou com uma condição física baixa, recomenda-se como frequência cardíaca adequada a correspondente a 50% da FCMáx.
À medida que a condição física melhora, como resultado da prática regular de atividades físicas, o praticante pode exercitar-se dentro de uma faixa de frequência cardíaca que vai de 70% da FCMáx (limite inferior) até 85% da FCMáx (limite superior).
Podemos medir esses índices por meio de cálculos específicos, utilizando os valores da frequência cardíaca em repouso, frequência cardíaca máxima, e porcentagem a ser trabalhada
Exemplos:
Indivíduo com idade de 40 anos, sexo masculino.
FCrepouso = 60bpm
Cálculo de frequência cardíaca máxima
FCmax = 220 – idade = batimentos por minuto
FCmax = 220 – 40 = 180bpm
Cálculo de porcentagem a ser trabalhado durante prática de exercícios:
FCrepouso + Valor% x (Fcmax – Fcrepouso) = batimentos por minuto (bpm)
Cálculo de 55%:
FC= 60 + 0,55 x (180 – 60)
FC= 60 + 0,55 x 120
FC= 60+ 66
FC= 123
Cálculo de 70%:
Fc= 60 + 0,70 x (180-60) = 144bpm
Os exercícios aeróbios – como caminhada, bicicleta, corrida e natação – possibilitam ao praticante atingir de 60% de sua frequência cardíaca máxima. Para se obter uma maior queima de gordura e condicionamento cardiorrespiratório e circulatório é preciso atingir ou superar 60% da frequência cardíaca máxima, que depende de cada indivíduo. Abaixo deste índice, não há benefícios, com exceção da circulação do sangue e da movimentação do corpo.
As pessoas que fazem atividade física e não acompanham os valores da frequência cardíaca podem estar realizando seus exercícios em valores muito elevados ou muito baixos, o que pode prejudicar o rendimento e o objetivo da prescrição do treinamento. Além de não alcançar seus objetivos, esses indivíduos podem ser acometidos por alterações cardíacas como taquicardia e até situações mais graves como o infarto agudo do miocárdio.
Vídeo: Como medir a Frequência cardíaca
https://www.youtube.com/watch?v=x5f_iLpkMqw
Copiar no caderno e enviar foto no e-mail renato.aulasedf@gmail.com ou no meu WhatsApp
Nenhum comentário:
Postar um comentário