ARTES
PROFESSOR WILLIAN IZIDIO
Atividade voltada aos anos: 1ºA, B e C
Prazo de envio: 04/12
Leia o texto, responda as questões e entregue ao professor
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail ou whatsapp:
011 9 4325-5509
wizidio@prof.educacao.sp.gov.br
Danças Urbanas
As danças urbanas originaram-se nos Estados Unidos, tem seu termo utilizado pelos americanos porque não veio do meio acadêmico, surgiu do povo, das festas de quarteirão. O termo streetdance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões
Outras vertentes dizem ter se originado na época da crise econômica dos Estados Unidos, na década de 20, quando músicos e bailarinos dos cabarés, desempregados foram para rua fazer seus shows. Outro viés descreve a dança com alusão aos soldados que voltavam da guerra do Vietnã “quebrados” ou a crítica social ao expressarem movimentos robóticos que significavam a substituição do homem pelas máquinas.
Neste bimestre conheceremos um pouco de cada estilo, começando pelo Locking e o Popping
Locking
Locking é uma dança clássica catalogada como a primeira dança urbana, caracterizada por movimentação rápida dos braços em música funk, assim como movimentos de “travar” os joelhos, produzindo a impressão de uma ruptura, congelando em certas posições e depois continuando rápido como antes. O dançarino conhecido como locker interage com o público sorrindo, apontando os dedos e batendo palmas, podendo ou não se caracterizar como naquela época, fazendo uso de boinas, coletes, suspensórios e meiões. Foi inventada por Don Campbell no programa americano Soul Train, onde muitos como os Jacksons Five, Tina Tuner, Marvin Gaye se apresentavam, a platéia era formada pelos próprios dançarinos que faziam suas performances.
O termo "locking" vem do inglês "travamento". Ao tentar completar um movimento conhecido como "funky chicken" ("galinha do funk", em tradução livre) – passo que consiste em simular com os braços dobrados o movimento de asas batendo enquanto chuta para trás imitando o movimento de ciscar –, Don acabou tendo dificuldades e parou em um determinado ponto enquanto movia os braços. E o resto é história.
Nos movimentos de travamento que caracterizam o estilo, o dançarino para em uma posição fixa depois de fazer um movimento rápido e, após um curto período de tempo, continua a dançar na mesma velocidade de antes.
Esses movimentos, que carregam em sua essência o ritmo do funk, baseiam-se na mobilidade rápida e distinta de braços e mãos combinada com movimentos mais relaxados de quadris e pernas. Geralmente são amplos e exagerados, frequentemente rítmicos e muito bem sincronizados com a música.
De tão inovadores, os movimentos do locking conquistaram a cultura pop quase instantaneamente. Tanto que a inspiração para muitos deles vem de personagens de desenhos animados que passavam na televisão quando a dança foi criada. Alguns dos nomes dos passos até fazem referência aos personagens que os inspiraram, como o Scooby Doo e o Tom & Jerry.
VÍDEO PARA ASSISTIR: https://www.youtube.com/watch?v=AifQ64khhY4
Popping
Em 1970 começaram a surgir os teclados eletrônicos, com o uso do gás hélio. Ao invés de usarem a batida da bateria, usavam a eletrônica, mais marcada, a música começou a ficar mais sincopada, com desenhos eletrônicos. Como os sons foram mudando as danças também mudaram, os movimentos começaram a ficar mais contraídos, o que era funk começou a ser dançado na forma de popping, uma dança do final da década de 70 e início dos anos 80. Boogaloo Sam foi o criador da dança popping, tinha um grupo chamado Electronic Boogaloo Lockers, dançavam locking inspirados no “The Lockers”, com a música mais cadenciada e a caixa mais evidente, toda vez que Boogaloo contraia seus músculos ao realizar suas performances dizia pop, pop para dar a noção de explosão como uma pipoca, passando o grupo a chamar-se Electric Boogaloo.
A dança popping acabou por influenciar outros tipos de danças que incorporam seus movimentos como a dança waving, que são ondas pelo corpo e se enquadra no perfil popping, assim como os movimentos robóticos. À medida que o tempo foi passando a batida da música hip hop foi ficando mais marcada, vieram outros recursos, houve aumento na a qualidade dos produtores musicais e ritmos diferentes foram surgindo. As danças sociais começaram a fazer parte de vídeos clips, dando um novo vocabulário para os dançarinos, que começaram a quebrar os passos e os movimentos. Foram tendo influência do locking, do popping, do break e principalmente das danças sociais e começaram dar forma livre para o corpo, criando a dança hip hop freestyle. O grupo pioneiro é o Elite Force Crew (Budda Stretch) que dançaram em vídeos clips de Mariah Carey, Michael Jackson, eram coreógrafos e se uniram. No Brasil o grupo considerado precursor é o Back Spin Crew criado em 1985 na São Bento em São Paulo.
VÍDEO PARA ASSISTIR: https://www.youtube.com/watch?v=BkfDjRwBaaQ
Questões
Onde se originaram as danças urbanas e por que?
Quais são os elementos do Locking e por que ele recebe este nome?
Após assistir os vídeos e ler os textos, que diferença você notou entre o Locking e o Popping?
Nenhum comentário:
Postar um comentário