PROFESSORA MAGALY 9°ABCDEFG
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE 1 do 4º bimestre
TEMA: GINÁSTICA
Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade sempre associada a um estilo de época, a caça dos homens das cavernas, mas essa relação entre a atividade física e o homem em sua rotina diária parece ter diminuído gradativamente ao longo de nossa evolução. O incentivo a prática de atividade física tem acontecido através de todos os meios de comunicação, mas, ainda assim cada vez mais a população apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios, a desculpa mais frequente é a falta de tempo ou falta de condições para prática.
A Ginástica é uma forma de exercícios físicos que implica a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Ela melhora a postura, a disposição física, auxilia no emagrecimento, proporciona bem-estar, ajuda a reduzir os riscos de lesões, melhora o sono, ameniza a ansiedade e recupera a autoestima e é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. A ginástica possui vários campos de atuação entre elas as ginásticas de condicionamento físico, e as ginásticas de conscientização corporal
GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
A ginástica de condicionamento físico é a ginástica indicada para manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas. Praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando uma frequência, intensidade e duração adequadas. Englobam todas as modalidades que têm por objetivo a aquisição ou a manutenção da aptidão física do indivíduo normal e/ou atleta. Trata - se de uma prática esportiva que faz uso de muitas atividades aeróbicas a fim de visar o condicionamento cardíaco e pulmonar do atleta. Estão mais focadas na repetição mecânica de exercícios, sem uma proposta de reflexão sobre o que acontece com o corpo e os sentidos.
Os benefícios do condicionamento físico são: diminui o risco do aparecimento de lesões, diminui o tempo de reabilitação após uma lesão, mantém o aprendizado de tarefas motoras adquiridas e mantém uma ligação efetiva entre o atleta e o seu esporte através da execução correta destas tarefas motoras.
Assim sendo, como exemplos de aeróbios usados nessa ginástica, pode-se citar: esteira, bicicletas ergométricas, Crossfit, HIIT etc.
GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
As g
inásticas de conscientização corporal começaram a se destacar no Brasil por volta da década de 1960, com o movimento da “contracultura”, originado de várias vertentes da sociedade e de outras culturas. Nas práticas corporais, esse movimento interferiu na concepção e relação com o corpo e na atividade física.
Reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. Os outros benefícios proporcionados por esta prática estão em ajudar a evitar doenças, assim como melhorar a postura e o bem-estar. Os exemplos deste tipo de ginástica são: pilates, yoga, a dança, massagem biodinâmica, etc.
Copiar no caderno e enviar foto no e-mail
magalylopes@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega 20/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário