segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Matemática PROF: SIMONE PRAZO DE ENTREGA : 20/11/20 TURMAS : 3ªs Séries A,B

 


Criatividade é a arte de conectar ideias!



E E   FERNANDO BUONADUCE


ATIVIDADE 01 (4ºBIMESTRE)              Matemática         PROF: SIMONE

                            

TURMAS : 3ªs Séries A,B          Ensino Médio         Postagem: 16/11/20

  

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CONTEÚDO : Análise Combinatória

HABILIDADES : Resolver e elaborar situações- problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação dos princípios aditivo e multiplicativo.

Estas atividades estão postadas no GOOGLE CLASSROOM e as respostas e resoluções podem ser postadas por lá também. Para acessar, tem que usar seu e-mail institucional, aquele que tem seu RA. Os CÓDIGOS são:

3ª série A cód d2dce23

3ª série B cód d3kuwep

Outra forma de me encaminhar as atividades realizadas é por meio de imagens do caderno que devem ser enviadas neste e-mail: stafarello@professor.educacao.sp.gov.br


PARTE 1 

Assista à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 21/09/2020:

https://youtu.be/TjXxpcXk5j0

Assista à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 23/09/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=HnmVc7JE108


As atividades que foram realizadas nas aulas do CMSP devem ser “anotadas em seu caderno” e depois enviadas junto com os exercícios a ser realizados.


ATIVIDADES PROPOSTAS

1-Em uma entrevista sobre qual cor se prefere entre o vermelho e o azul, 30 entrevistados responderam que preferem a cor vermelha e 50 responderam que preferem a cor azul. Calcule o número total de entrevistados.


2-Em uma entrevista sobre qual cor prefere-se entre vermelho, azul ou ambas, obteve-se como resposta que: 20 dos entrevistados preferem a cor vermelha; 40 preferem a cor azul; e 10 gostam de ambas as cores. Calcule o número total de entrevistados.

3-Suponha que para fazer uma viagem Rio-Belo Horizonte-Rio, eu posso usar como transporte o trem, o ônibus ou o avião. De quantas maneiras posso escolher os transportes se não desejo usar na volta o mesmo meio de transporte usado na ida?

4-Gabriel tem em seu guarda roupa duas calças: uma lisa e outra estampada; duas camisas: uma de manga comprida e outra de manga curta; e dois pares de sapato: um marrom e outro preto. Ao escolher uma calça, uma camisa e um par de sapatos, quantas combinações Gabriel pode fazer?

5-Um roteiro turístico prevê a visita a duas cidades do conjunto conhecido por “Cidades Históricas de Minas Gerais”, formado pelas cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João del Rei. Quantos roteiros diferentes poderão ser traçados se:

a) Ouro Preto sempre estiver fazendo parte do roteiro?

b) Não houver restrição em relação à escolha das duas cidades?

6-Quantos números inteiros há de 10 a 99 cujos algarismos são distintos?

7- Existem 9000 números de 4 algarismos, dos quais 1000 é o menor deles e 9999 o maior. Entre esses 9000 números, há muitos que não repetem algarismos, como 1023, 2549, 4571 ou 9760.

a) Quantos são esses números de 4 algarismos distintos?

b) Quantos números de 4 algarismos podemos formar sem nenhuma restrição?

c) Quantos números ímpares de 4 algarismos podem ser formados?

d) Quantos números ímpares de 4 algarismos distintos podem ser formados?

8-Quantos números de 3 algarismos são maiores que 390 se:

a) Puder repetir algarismos?

b) Sem repetir algarismos?


PARTE 2

Assista à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 28/09/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=hVsSjDeoYKk&t=2s

Assista à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 30/09/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=gRk8HHk4Oyo


ATIVIDADES PROPOSTAS

9-Observe a palavra PINGO e responda:


a)quantos anagramas podemos escrever?

b)quantos anagramas que iniciam com a letra P podemos escrever?

c)quantos anagramas que terminam por GO podemos escrever?


10- Quantos anagramas podem ser formados com as letras de cada palavra a seguir?

a) FORNO

b) ATRASADA

c) CACHORRO

d) VENEZUELA


11-Por muito tempo, as placas de automóveis foram formadas por três letras e quatro números. Como poderia ser calculado o total de possibilidades de placas diferentes que podiam ser formadas?


12-De quantas maneiras podemos colocar 8 crianças em uma fila, sendo que 6 são meninos e 2 são meninas, sem qualquer restrição?


13-Tendo 3 livros de Química e 4 livros de Física que deverão ser colocados um em cima do outro, quantas pilhas diferentes podem ser formadas se levarmos em conta apenas o fato de que os livros são de duas disciplinas diferentes?



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