Criatividade é a arte de conectar ideias!
E E FERNANDO BUONADUCE
ATIVIDADE 01 (4ºBIMESTRE) Matemática PROF: SIMONE
TURMAS : 3ªs Séries A,B Ensino Médio Postagem: 16/11/20
AULAS PREV.: 10 PRAZO DE ENTREGA : 20/11/20 (SEXTA)
CONTEÚDO : Análise Combinatória
HABILIDADES : Resolver e elaborar situações- problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação dos princípios aditivo e multiplicativo.
Estas atividades estão postadas no GOOGLE CLASSROOM e as respostas e resoluções podem ser postadas por lá também. Para acessar, tem que usar seu e-mail institucional, aquele que tem seu RA. Os CÓDIGOS são:
3ª série A cód d2dce23
3ª série B cód d3kuwep
Outra forma de me encaminhar as atividades realizadas é por meio de imagens do caderno que devem ser enviadas neste e-mail: stafarello@professor.educacao.sp.gov.br
PARTE 1
Assista à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 21/09/2020:
Assista à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 23/09/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=HnmVc7JE108
As atividades que foram realizadas nas aulas do CMSP devem ser “anotadas em seu caderno” e depois enviadas junto com os exercícios a ser realizados.
ATIVIDADES PROPOSTAS
1-Em uma entrevista sobre qual cor se prefere entre o vermelho e o azul, 30 entrevistados responderam que preferem a cor vermelha e 50 responderam que preferem a cor azul. Calcule o número total de entrevistados.
2-Em uma entrevista sobre qual cor prefere-se entre vermelho, azul ou ambas, obteve-se como resposta que: 20 dos entrevistados preferem a cor vermelha; 40 preferem a cor azul; e 10 gostam de ambas as cores. Calcule o número total de entrevistados.
3-Suponha que para fazer uma viagem Rio-Belo Horizonte-Rio, eu posso usar como transporte o trem, o ônibus ou o avião. De quantas maneiras posso escolher os transportes se não desejo usar na volta o mesmo meio de transporte usado na ida?
4-Gabriel tem em seu guarda roupa duas calças: uma lisa e outra estampada; duas camisas: uma de manga comprida e outra de manga curta; e dois pares de sapato: um marrom e outro preto. Ao escolher uma calça, uma camisa e um par de sapatos, quantas combinações Gabriel pode fazer?
5-Um roteiro turístico prevê a visita a duas cidades do conjunto conhecido por “Cidades Históricas de Minas Gerais”, formado pelas cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João del Rei. Quantos roteiros diferentes poderão ser traçados se:
a) Ouro Preto sempre estiver fazendo parte do roteiro?
b) Não houver restrição em relação à escolha das duas cidades?
6-Quantos números inteiros há de 10 a 99 cujos algarismos são distintos?
7- Existem 9000 números de 4 algarismos, dos quais 1000 é o menor deles e 9999 o maior. Entre esses 9000 números, há muitos que não repetem algarismos, como 1023, 2549, 4571 ou 9760.
a) Quantos são esses números de 4 algarismos distintos?
b) Quantos números de 4 algarismos podemos formar sem nenhuma restrição?
c) Quantos números ímpares de 4 algarismos podem ser formados?
d) Quantos números ímpares de 4 algarismos distintos podem ser formados?
8-Quantos números de 3 algarismos são maiores que 390 se:
a) Puder repetir algarismos?
b) Sem repetir algarismos?
PARTE 2
Assista à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 28/09/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=hVsSjDeoYKk&t=2s
Assista à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 30/09/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=gRk8HHk4Oyo
ATIVIDADES PROPOSTAS
9-Observe a palavra PINGO e responda:
a)quantos anagramas podemos escrever?
b)quantos anagramas que iniciam com a letra P podemos escrever?
c)quantos anagramas que terminam por GO podemos escrever?
10- Quantos anagramas podem ser formados com as letras de cada palavra a seguir?
a) FORNO
b) ATRASADA
c) CACHORRO
d) VENEZUELA
11-Por muito tempo, as placas de automóveis foram formadas por três letras e quatro números. Como poderia ser calculado o total de possibilidades de placas diferentes que podiam ser formadas?
12-De quantas maneiras podemos colocar 8 crianças em uma fila, sendo que 6 são meninos e 2 são meninas, sem qualquer restrição?
13-Tendo 3 livros de Química e 4 livros de Física que deverão ser colocados um em cima do outro, quantas pilhas diferentes podem ser formadas se levarmos em conta apenas o fato de que os livros são de duas disciplinas diferentes?
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