Atividade 1 - Formação do Planeta Terra
Você já parou para pensar em como a Terra, nosso planeta e nosso lar, se formou? Como será a Terra
por dentro? Com base nessas questões, faça um desenho no seu caderno que represente como você acha que é o planeta Terra por dentro.
*Parte 2
Faça uma pesquisa para aprofundar um pouco este tema. Sua pesquisa deve ser realizada com o objetivo de responder às seguintes questões:
Será que o planeta Terra sempre foi da forma como o conhecemos hoje?
Qual a idade de nosso Planeta?
Esta idade corresponde ao que você havia pensado anteriormente?
A Terra sempre teve em sua composição os mesmos elementos que possui hoje?
No início, quais eram os principais elementos que a compunham?
O que aconteceu quando as temperaturas aumentaram?
Como aconteceu o processo de formação da crosta terrestre? E da atmosfera? E da hidrosfera?
Atividade 2
De acordo com sua composição química, a Terra se divide em crosta, manto e núcleo.
A Terra é formada por três camadas, a crosta, o manto e o núcleo. Cada camada apresenta características e temperaturas diferentes, tornando-se mais quente conforme se aproxima do núcleo.
O homem nunca chegou ao núcleo da Terra, mas o estudo sobre a estrutura interna do planeta é possível graças aos estudos dos geofísicos, os quais se dedicam ao estudo da sismologia. Eles observam os fenômenos das ondas sísmicas e contam com a ajuda de aparelhos para definir as características de cada camada.
Quais as camadas da Terra?
A Terra é formada por três camadas:
Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.
Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.
Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções:
Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.
Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido.
Com base na informação do texto faça o desenho abaixo no caderno e preencha as lacunas.
Atividade 3
Atmosfera Leia o texto a seguir. A imagem, a seguir, ilustra as principais camadas da atmosfera: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Quando olhamos para o céu, podemos perceber que nem todas as coisas que vemos, estão na mesma altura (altitude). Por exemplo, dependendo das condições do tempo, é possível observar: insetos e pássaros voando, balões, drones, nuvens, helicópteros e aviões. Sabemos também que há muitos satélites artificiais presentes acima da atmosfera.
Como é possível pássaros e objetos se manterem na atmosfera? A atmosfera formou-se quando o planeta Terra, depois de um elevado aquecimento, resfriou-se. Vapor d'água, gases e outros elementos, provenientes do interior da Terra, emergiram e parte desses gases e elementos dissiparam-se no espaço, contudo alguns fixaram-se ao redor do planeta em decorrência da gravidade atuante.
Por este motivo, os meteorologistas costumam dividir a atmosfera em camadas distintas, sendo que cada uma delas possui características diferentes em relação às outras. Fonte: Elaborado pela Equipe de Ciências do Ensino Fundamental da SEE para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
A imagem, a seguir, ilustra as principais camadas da atmosfera: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
a) A __________ é a camada de ar que vai do solo à altitude de aproximadamente 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorrem as tempestades, os raios e trovões.
b) A camada de _________é a que protege o planeta Terra das radiações ultravioletas emitidas pelo Sol e situa-se na camada da _________. É nessa camada que circulam aviões e jatos.
c) Na ________camada que fica entre a Estratosfera e Termosfera, as temperaturas são muito baixas, podendo chegar a -90ºC.
d) Também chamada de ________, devido à alta concentração de íons, na camada Termosfera orbitam os satélites e ônibus espaciais e sua temperatura aumenta na medida em que aumenta a altitude, podendo chegar à 1500 ºC.
e) A última camada, chamada ________, é constituída por hidrogênio e a outra metade de gás hélio. A temperatura é elevada, chegando acima de_____. É nessa camada que orbitam os satélites artificiais.
*AO FINAL DESTA LIÇÃO VOCÊ DEVERÁ FOTOGRAFAR O CADERNO E ENVIAR A FOTO ATÉ O DIA 11/12 COM O NOME DO ALUNO, NÚMERO E SÉRIE PARA O E-MAIL: profannabissoli@gmail.com .
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