sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Reforço / Recuperação Projeto de Vida – Prof. Alison Azevedo Turmas: 6A, 6B, 6C, 7G, 8F e 8G.

 E.E. Professor Fernando Buonaduce


Reforço / Recuperação


Projeto de Vida – Prof. Alison Azevedo

Turmas: 6A, 6B, 6C, 7G, 8F e 8G.






Alunos que NÃO precisam realizar atividades de recuperação:



Nome



Série


Caroline Pereira de Souza

05

7G


Yngrid dos Santos Mesquita

34

7G


















Forma de entrega: Através do e-mail : alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br


Data de entrega: 13/10


Descrição da atividade: Leitura de texto e responder questionário.

Competências socioemocionais: Assertividade, iniciativa social, empatia, respeito.


Consumo consciente


O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais. O consumo incontrolável e compulsivo da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente. Este consumo em excesso tem levado a uma superexploração dos recursos naturais, o que pode levar a um esgotamento e escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental.


O consumidor consciente, sob a perspectiva ecológica, é aquele que se preocupa como seu bem estar, com a sociedade atual e com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos de suas escolhas de consumo. Logo, pode-se entender que o consumo consciente é um modo de vida que valoriza a responsabilidade com o meio ambiente como forma de preservar e manter um meio social com maior qualidade; sendo este uma escolha do indivíduo que toma para si esta consciência ambiental e a transforma em ações no dia a dia capaz de mobilizar outras pessoas.


Dito isto, pode-se dizer que o consumo consciente é caracterizado por quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e planejamento do consumo. A consciência ecológica espelha a fase de aquisição de um bem, indicando a preferência dos consumidores por produtos, serviços e empresas ecologicamente corretos. Essa dimensão é apoiada a partir de atitudes que mobilizam a sociedade com relação aos cuidados com o meio ambiente e a prática do consumo consciente. A economia de recursos indica a fase do uso do bem adquirido, tendo como destaque a racionalização ou a redução do desperdício de recursos, tais como água e energia elétrica. Nesta fase também há a busca por uma maior utilização dos meios alternativos de transporte (gerando menos impactos negativos), tais como caminhada, bicicleta e transporte coletivo em substituição ao carro. A reciclagem retrata a fase de descarte do bem, com práticas que permitam a reutilização e reaproveitamento de materiais, como a separação dos produtos descartados para serem reaproveitados novamente. Esta etapa lembra os cuidados com o meio ambiente no fim do ciclo de vida dos produtos, referindo-se ao comportamento ambiental. Por fim, o planejamento do consumo refere-se à compra de produtos usados e à preocupação em reutilizar os produtos sempre que assim for possível. Este planejamento do ato de quando, como e por que consumir representa a propensão a um estilo de vida mais simples, menos consumista, que gera menos impactos negativos no meio ambiente, e desta forma otimiza-se o uso racional dos recursos.


Portanto, o consumo consciente é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário que busca garantir a sustentabilidade da vida de forma equilibrada para que tanto a atual quanto as gerações futuras possam desfrutar dos recursos do planeta.

Fonte: https://www.infoescola.com/desenvolvimento-sustentavel/consumo-consciente/


Atividade:


  1. Quando falamos em sustentabilidade e consumo consciente, o que você lembra? Escreva abaixo suas ideias:

  2. Qual é a necessidade de um consumo consciente para a melhoria de nossa comunidade?

  3. Quais são os problemas que você consegue identificar na sua comunidade e escola relacionadas a uma falta de consciência ambiental? Como podemos resolver esses problemas?

  4. Faça uma campanha para promover o consumo consciente no seu bairro. Pode ser colagem, desenho, meme. Use a criatividade.



Havendo dúvidas, estou disponível no WhatsApp através do número (11) 98297-3767 e nos grupos de whatsapp. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário