Força e Foco para Recuperar!!!
E E FERNANDO BUONADUCE
ATIVIDADES DE ENSINO À DISTÂNCIA RECUPERAÇÃO 3ºBIMESTRE
TURMAS : 3ª SÉRIES A, B (EM) MATEMÁTICA PROF: SIMONE
PRAZO DE ENTREGA : 28/10/2020 (quarta)
HABILIDADES :
-Saber usar de modo sistemático as funções para caracterizar relações de interdependência, reconhecendo as funções de 1º e de 2º graus, seno, cosseno, tangente, exponencial e logarítmica, com suas propriedades características.
-Saber construir gráficos de funções por meio de transformações em funções mais simples (translações horizontais, verticais, simetrias, inversões);
Enviar as Resoluções para : stafarello@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE PROPOSTA
*Assistir à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 03/08/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=DKwjrvtDtSA
*Assistir à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 05/08/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=C_vTmnEic94
Agora, resolva as questões da lista abaixo:
1- Em uma função do tipo y = ax + b, o coeficiente a de x indica se a função é crescente ou decrescente. Então classifique as funções justificando:
a) f(x) = 4x + 6
b) f(x) = –2 x + 10
c) f(x) = 6 – x
2- (Pág 10- Ativ 9) Dadas as equações de reta a seguir, encontre os pontos de
intersecção com os eixos x e y:
a) y = x + 3
b) y = 2x – 8
3- Seja f(x) = –3x + 9 , determine:
a)se é crescente ou decrescente;
b)o ponto onde f(x) intercepta o eixo x;
c)o ponto onde f(x) intercepta o eixo y;
d)calcule a raiz da função;
e)faça o esboço do gráfico;
4-No gráfico, qual das alternativas é a função correspondente? Faça Cálculos.
a) y = 2x - 3 b) y = - 2x + 3 c) y = 1,5 x + 3 d) 3y = - 2x e) y = - 1,5x + 3
*Assistir à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 10/08/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=s4BzBSOObMw
*Assistir à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 12/08/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=BGk6JmYs1fs
*Assistir o vídeo com vários exemplos e depois resolva os exercícios abaixo:
7-Determine a concavidade da parábola, o vértice, os pontos onde a parábola intercepta os eixos x e y e faça o esboço do gráfico das funções quadráticas:
a)y = x² – 6x + 5
b)y = 2x² – 4x + 2
c)y = x² – 4x - 12
d)y = – x² + 2x + 3
e)y = – x² - 4x + 5
f)y = – x² – 2x – 3
8-Esboce os três gráficos das funçõe abaixo em um mesmo sistema cartesiano:
a)f(x) = x² b) f(x) = x² + 3 c) f(x) = x² - 3
9- Esboce os três gráficos das funções abaixo em um mesmo sistema cartesiano:
a)f(x) = - x² b) f(x) = - x² + 6 c) f(x) = - x² - 6
10-Trace o esboço dos gráficos abaixo em um mesmo plano cartesiano:
a)f(x) = x² b) f(x) = (x + 3)² c) f(x) = (x - 5)²
*Assistir à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 31/08/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=cWAgiD1YCLY
11--Determine as raízes das seguintes funções polinomiais e faça o esboço do gráfico:
a)f (x) = (x + 1) . (x - 1) . ( x - 3)
b)f (x) = x . (x - 1) . (x - 2)
c)f (x) = (x - 3) . (x + 3) . (x + 1)
12-Escreva na forma fatorada, a função que está representada no gráfico abaixo:
*Assistir à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 02/09/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=z5dJbFrN1zc
13-Resolver a Atividade 2 pág 19 : Considere o gráfico da função polinomial de 2º grau f(x)= (x – 5) ∙ (x + 1) indicado a seguir:
a) Identifique os intervalos em que f(x) > 0 e os intervalos em que f(x) < 0.
b) Identifique os intervalos em que f(x) é crescente e os intervalos em que é decrescente.
c) Qualifique o crescimento e o decrescimento de f(x), informando se eles ocorrem a taxas crescentes ou a taxas decrescentes.
*Assistir à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 09/09/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=ZRPfRBnaNqk
*Assistir à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 14/09/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=UDqaqK2h8Fc
*Assistir à vídeo-aula do CMSP Centro de Mídias exibida em 16/09/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=_NloWzzb6qw
15-Determine o valor dos logaritmos (Obs: quando não aparece, a base é 10):
x
1/9
⅓
1
3
9
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