sexta-feira, 23 de outubro de 2020

MATEMÁTICA PROF: SIMONE PRAZO DE ENTREGA : 28/10/2020 RECUPERAÇÃO 3ºBIMESTRE TURMAS : 2ª SÉRIES A, B, C , D

 

                                                       Força e Foco para Recuperar!!!


E E   FERNANDO BUONADUCE


ATIVIDADES DE ENSINO À DISTÂNCIA        RECUPERAÇÃO  3ºBIMESTRE    


TURMAS : 2ª SÉRIES A, B, C , D  (EM)      MATEMÁTICA       PROF: SIMONE


                                                       PRAZO DE ENTREGA : 28/10/2020 (quarta)  

HABILIDADES : 

- Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na resolução de situações-problema de contagem indireta do número de possibilidades de ocorrência de um evento.

- Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes situações-problema, recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a necessidade de aplicação de fórmulas específicas;


Enviar as Resoluções para : stafarello@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADE PROPOSTA


*Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 03/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=THpwlkjHvHM

*Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 05/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=J7SPB8ICAAo&t=259s

Em seguida resolva as questões abaixo: 


1-Em uma entrevista sobre qual cor se prefere entre o vermelho e o azul, 30 entrevistados responderam que preferem a cor vermelha e 50 responderam que preferem a cor azul. Calcule o número total de entrevistados.

2-Em uma entrevista sobre qual cor prefere-se entre vermelho, azul ou ambas, obteve-se com resposta que: 20 dos entrevistados preferem a cor vermelha; 40 preferem a cor azul; e 10 gostam de ambas as cores. Calcule o número total de entrevistados.

3-Suponha que para fazer uma viagem Rio-Belo Horizonte-Rio, eu posso usar como transporte o trem, o ônibus ou o avião. De quantas maneiras posso escolher os transportes se não desejo usar na volta o mesmo meio de transporte usado na ida?

4-(Pág 8) Um roteiro turístico prevê a visita a duas cidades do conjunto conhecido por “Cidades Históricas de Minas Gerais”, formado pelas cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João del Rei. Quantos roteiros diferentes poderão ser traçados se:

 a) Ouro Preto sempre estiver fazendo parte do roteiro?

 b) Não houver restrição em relação à escolha das duas cidades?

5-Quantos números inteiros há de 10 a 99 cujos algarismos são distintos?

6- (Pág 8) Existem 9000 números de 4 algarismos, dos quais 1000 é o menor deles e 9999 o maior. Entre esses 9000 números, há muitos que não repetem algarismos, como 1023, 2549, 4571 ou 9760.

      a) Quantos são esses números de 4 algarismos distintos?

      b) Quantos números de 4 algarismos podemos formar sem nenhuma restrição?

      c) Quantos números ímpares de 4 algarismos podem ser formados?

      d) Quantos números ímpares de 4 algarismos distintos podem ser formados?

7-Quantos números de 3 dígitos são maiores que 390 se:

a) Puder repetir algarismos?

b) Sem repetir algarismos?

Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 10/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=RX7OnmDDAas

Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 12/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=up31FRuaIW0

Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 19/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=wSfADLqsVrU

8-Gabriel tem em seu guarda roupa duas calças: uma lisa e outra estampada; duas camisas: uma de manga comprida e outra de manga curta; e dois pares de sapato: um marrom e outro preto. Ao escolher uma calça, uma camisa e um par de sapatos, quantas combinações Gabriel pode fazer?


9-Observe a palavra PINGO e responda:

  1. quantos anagramas podemos escrever?

  2. quantos anagramas que iniciam com a letra P podemos escrever?

  3. quantos anagramas que terminam por GO podemos escrever?


10- Quantos anagramas podem ser formados com as letras de cada palavra a seguir?

  1. FORNO

  2. ATRASADA


11-Por muito tempo, as placas de automóveis foram formadas por três letras e quatro números. Como poderia ser calculado o total de possibilidades de placas diferentes que podiam ser formadas?


12-Tendo 3 livros de Química e 4 livros de Física que deverão ser colocados um em cima do outro, quantas pilhas diferentes podem ser formadas se levarmos em conta apenas o fato de que os livros são de duas disciplinas diferentes?

*Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 31/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=YHJzyqey9OU

*Assista ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=rC4gl0xzpR0

Agora, resolva as questões abaixo, sempre utilizando as “fórmulas”:


13-Os resultados do último sorteio da Mega-Sena foram os números 04, 10, 26, 37, 47 

  e 57. De quantas maneiras distintas pode ter ocorrido essa sequência de resultados?

14-De quantas maneiras podemos colocar 8 crianças em uma fila, sendo que 6 são meninos e 2 são meninas, sem qualquer restrição?

15-De quantos maneiras é possível empilhar 6 livros sabendo que 2 deles são exatamente iguais?

16-Quantos são os anagramas das palavras:

a) PASTA

b) VENEZUELA

c) CACHORRO

17-Possuo 4 bolas amarelas, 3 bolas vermelhas, 2 bolas azuis e 1 bola verde. Pretendo colocá-las em um tubo acrílico translúcido e incolor, onde elas ficarão umas sobre as outras na vertical. De quantas maneiras distintas eu poderei formar esta coluna de bolas?

18-Uma criança ganhou seis picolés de três sabores diferentes: baunilha, morango e chocolate, representados, respectivamente, pelas letras B, M e C. De segunda a sábado, a criança consome um único picolé por dia, formando uma sequência de consumo dos sabores. Observe estas sequências, que correspondem a diferentes modos de consumo:

(B,B,M,C,M,C) ou (B,M,M,C,B,C) ou (C,M,M,B,B,C)

Qual o número total de modos distintos de consumir os picolés?

*Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 02/09/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=jQRiMP_6_2Q

19-De quantas maneiras Beto, Maria, Jaime, Roberto, Sônia e Carina podem se sentar em uma mesa redonda para lanchar?

20-Uma família com 6 pessoas: o pai, a mãe e quatro filhos vão à um restaurantes e se sentam em uma mesa redonda. De quantas maneiras podem sentar sendo que o pai e a mãe sempre fiquem juntos?

21- De quantos modos 5 mulheres e 7 homens podem formar uma roda de ciranda de modo que as mulheres permaneçam juntas?

*Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 09/09/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=yZ0DP8XNmKQ


Agora, resolva as questões abaixo, sempre utilizando a “fórmula”:


22-Dados os algarismos 1, 3, 5, 6, 7, 8, quantos números de “dois dígitos” podem ser formados sem repetir algarismo?


23-Em uma caixa foram colocadas 8 bolinhas numeradas de 1 a 8. Quantas maneiras diferentes existem de se retirar 3 bolinhas dessa caixa sem reposição?


24-Em uma empresa, quinze funcionários se candidataram para as vagas de diretor e vice-diretor financeiro. Eles serão escolhidos através do voto individual dos membros do conselho da empresa. Vamos determinar de quantas maneiras distintas essa escolha pode ser feita.

Obs.:Trata-se de um agrupamento de 15 pessoas tomadas 2 a 2.

25-Um número de telefone é formado por 8 algarismos. Quantos números de telefone podemos formar com algarismos distintos, que comecem com 2 e terminem com 8.

Obs.:O número 2 deve ser fixado na 1ª posição e o 8 na última. Restaram, portanto, 6 posições e 8 algarismos, pois eles precisam ser diferentes. Considerando que a ordem dos algarismos diferencie dois números de telefone, vamos arranjar 8 algarismos 6 a 6.

26-Em uma corrida com 10 atletas competindo pergunta-se: de quantos modos distintos (combinações) podem ser conquistadas as medalhas de Ouro, Prata e Bronze?

Obs.:Considerando que a ordem importa, temos um arranjo simples com 10 atletas, tomados 3 a 3.


*Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 14/09/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=tR6zk7rdJR0


27- Seja P um conjunto com elementos A,B,C,D. Tomando agrupamentos de dois em dois, considerando poder repetir elementos, quantos agrupamentos podemos obter?

28-Quantos agrupamentos podem ser feitos com dois elementos do conjunto Q = {A, B, C, D, E, F}, tomados dois a dois, sendo a ordem relevante e podendo haver repetição?

29-Quantos números de quatro dígitos podem ser formados com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, podendo haver repetição?

30- Considere o conjunto {0,2,3,4,5,6}. Quantos números de 4 algarismos divisíveis por 5 podem ser formados, podendo repetir algarismos?

Obs.: Nºs divisíveis por 5 terminam em 0 ou em 5.



Caderno do Aluno 2ª série-EM  Volume 3 link: 

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/2a%20se%CC%81rie%203o%20BIM_alterado.pdf


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