Atividade de Física – Profº Cleison – 1ºA e 1ºB
Tema: Satélites
Habilidades: Identificar e interpretar situações, fenômenos e processos conhecidos , envolvendo interações gravitacionais na Terra e no Universo; compreender as interações gravitacionais entre objetos na superfície da terra ou entre astro no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações.
Entregar até 09/11, vale 2 pontos
Assistir vídeo aula de física no YouTube (CMSP) – link: https://youtu.be/UYgj-Ta5eOs
Qual é o objetivo de construir e pôr em órbita um satélite?
Um satélite de massa 80kg foi lançado na Terra e posicionado em uma órbita estacionária. A respeito desse satélite, foram feitas algumas afirmações:
I – A massa do satélite em órbita é a mesma que no interior da Terra antes do lançamento;
II- Quando em órbita, a força gravitacional sobre o satélite e sua velocidade permanecem constante;
III- Nessas condições, o período de translação do satélite é igual o período de rotação da Terra.
Você discorda de algumas dessas afirmações? Por quê?
3- O movimento de um satélite, natural ou artificial, em órbita no planeta Terra é completamente descrito por meio:
a) do sistema heliocêntrico, proposto por Nicolau Copérnico.
b) da mecânica de Galileu.
c) das três leis de Kepler.
d) da Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton.
e) do sistema geocêntrico, de Ptolomeu.
4- A respeito da força da gravidade, foram feitas as seguintes afirmações:
É uma força de campo, pois sua intensidade não depende da massa, apenas da distância;
É uma força de contato, pois sua intensidade não de pende da massa, apenas da distância;
É uma força de campo, pois atua a distância sem necessidade de contato direto, sua intensidade depende da distância e da massa
Está correto o que está dito em :
Apenas em I
Apenas em II
Apenas em III
Apenas em I e III
Apenas em II e III
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