quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Disciplina Geografia – Professor (a) Ana Maria Martins de Carvalho Turma (s) 7º ano F e G Reforço / Recuperação

 E.E. Professor Fernando Buonaduce


Reforço / Recuperação


Disciplina Geografia – Professor (a) Ana Maria Martins de Carvalho

Turma (s) 7º ano F e G



Todos os alunos do 7º ano F e G, estão de recuperação em geografia, por favor entregue as atividades.

e entrega (e-mail / WhatsApp etc.)

Forma de entrega (e-mail:anamcarvalho@professor.educacao.gov.sp.br / WhatsApp:(11)940102767)


Descrição da atividade (faça a leitura dos textos e depois responda as perguntas em forma de alternativa. Não precisa cópia nada )


Atividade:   Leitura do Texto:        América Portuguesa

Exploração do pau-brasil

Em 1500, ao chegar no território que hoje é o Brasil, os portugueses entraram em contato com os povos originários. Os primeiros contatos foram estabelecidos principalmente com os tupis-Guaranis, que ocupavam o litoral. À medida que os portugueses se dirigiam para o interior, foram se deparam com uma grande diversidade de povos indígenas, cujas população nessa época era estimada em mais de 2 milhões de indivíduos.

Em um primeiro momento, os portugueses não encontraram ouro, especiarias e outros artigos de luxo prontos para serem carregados e vendidos na Europa. Por isso, entre 1500 e 1530, pouco se interessaram em explorar o território. Para eles, o rico comércio de especiarias com o Oriente era mais vantajoso. Durante esse período, a maior riqueza explorada foi o pau-brasil. Não demorou muito para o rei de Portugal transformar a exploração desse recurso em monopólio da Coroa.

Do pau-brasil era extraído um corante chamado brasilina, usado para escrever e para tingir tecidos. A madeira do pau-brasil também era utilizada na confecção de instrumentos músicas, móveis e utensílios domésticos.

A derrubada, corte e o transporte do pau-brasil para as feitorias eram executados pelos indígenas e estavam restritos a uma pequena faixa do litoral onde predominava a Mata Atlântica. Em troca da mão de obra, os indígenas recebiam mercadorias como espelhos, tecidos, roupas, canivetes, faca e outros utensílios.

Embora o governo português quisesse explorar o pau-brasil com exclusividade, ingleses, espanhóis e principalmente franceses retiravam toras das árvores de forma clandestina do litoral da América portuguesa. Após o esgotamento do pau-brasil em determinada área, as feitorias eram abandonadas, não havendo um processo de ocupação efetivo das terras portuguesas na América nas três primeiras décadas após o “descobrimento”.  

Atividade 1:

  1. Complete a frase com uma das alternativas logo abaixo: “Os primeiros contatos foram estabelecidos principalmente com os Tupis-Guaranis, que ocupavam o Litoral. À medida que os portugueses se dirigiam para o interior, foram se deparando com...

  1. (   )os portugueses não encontraram ouro, especiarias e outros artigos de luxo prontos para serem carregado e vendido na Europa.

  2. (  )para eles, o rico comércio de especiarias com Oriente era mais vantajoso.

  3. (  ) uma grande diversidade de povos indígenas, cuja população nessa época era estimada em mais de 2 milhões de indivíduos.

  4. (   )entre 1500 e 1530, pouco se interessaram em explorar o território.




  1. Classifique as frases abaixo de (V) Verdadeira ou (F) Falso:

  1. (  ) Em um primeiro momento, os portugueses não encontraram ouro, especiarias e outros artigos de luxo pronto para serem carregados e vendidos na Europa. Mesmo assim se interessaram em explorar o território.

  2. (  ) Em 1500, ao chegar no território que hoje é o Brasil, os portugueses entraram em contato com os Povos originários. Os primeiros contatos foram estabelecidos com os Tupis-Guaranis, que ocupavam o litoral.

  3. (  ) A derrubada, o corte e o transporte do pau-brasil para as feitorias eram executados pelos indígenas e estavam restritos a uma pequena faixa do litoral. Em troca da mão de obra, os indígenas recebiam ouro e prata como pagamento.

  4. (  ) Do pau-brasil era extraído um corante chamado brasilina, usado para tingir tecidos. A madeira do pau-brasil também era utilizada na confecção de instrumentos musicais, móveis e utensílios domésticos.


  1. Encontre a alternativa que está incorreta, das afirmações logo abaixo:

  1. (  ) Após o esgotamento do pau-brasil em determinada área, as feitorias eram abandonadas, não havendo um processo de ocupação efetivo da terras portuguesas na América nas três primeiras décadas após o descobrimento.

  2. (  ) Embora o governo português quisesse explorar o pau-brasil com exclusividade, ingleses, espanhóis, e principalmente franceses retiravam toras da árvore de forma clandestina do litoral da América portuguesa.

  3. (  ) Em troca da mão obra, os indígenas recebiam mercadorias como espelhos, tecidos, roupas, canivetes, facas e outros utensílio.

  4. (  ) Durante esse período, a maior riqueza explorada foi o pau-brasil. Mas o rei de Portugal, não interessou em transformar a exploração desse recursos em monopólio.


Atividade: Leitura do texto:   O engenho e a cana-de-açúcar  

A partir de 1530, com o declínio do comércio com o Oriente, a Coroa portuguesa decidiu ocupar de fator suas terras na América. A primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Sousa, tinha como principais objetivos combater os invasores franceses e o comércio ilegal de pau-brasil, estabelecer núcleos de povoamento no litoral e desenvolver o cultivo de cana-de-açúcar. Em 1532 foi fundada São Vicente, a primeira vila do Brasil.

O plantio da cana-de-açúcar marcou o início de uma ocupação mais efetiva da América portuguesa. A opção por esse cultivo estava relacionada ao lucrativo comércio de açúcar no mercado europeu do início do século XVI. Originária da Índia, a cana-de-açúcar foi levada á Europa pelos árabes e estava entre os produtos mais caros da época.

O então rei de Portugal, D. Manuel querendo participar desse lucrativo mercado, aproveitou as condições naturais favoráveis ao cultivo da cana nas novas terras (...) e a experiência que os portugueses já tinham adquirido na produção açucareira no continente africano. Assim ao longo dos séculos XVI e XVII o litoral brasileiro foi ocupado, a partir de São Vicente por inúmeros engenhos de açúcar.

Em pouco tempo, a produção de açúcar superou a extração do pau-brasil, embora essa madeira continuasse a ser explorada e comercializada na Europa.

No século XVI, os colonos utilizaram a mão de obra escravizada dos indígenas na produção canavieira. No século XVII, com a população indígena já bastante reduzida, a principal mão de obra foi de africanos, dando origem ao lucrativo comércio de escravizados entre a África e a América. A mão de obra escravizada dos povos africanos foi um dos alicerces das atividades econômicas desenvolvidas no período colonial.

Entre as principais mudanças ocorridas no espaço geográfico do Brasil Colonial, podemos citar o desenvolvimento dos primeiros núcleos urbanos, com destaque para o litoral da atual região Nordeste, principal área produtora de cana-de-açúcar do período. Cidades como Recife (PE) e Olinda (PE) prosperam ao redor dos portos de onde partiam os navios levando açúcar para a Europa.     


Atividade 2:

  1. Encontre a resposta da pergunta com uma das alternativas abaixo:” quais foram os motivos que levou a Coroa portuguesas a decidir ocupar de fato suas terras na América?”


  1. (  ) Querendo participar desse lucrativo mercado, aproveitou as condições naturais favoráveis ao cultivo da cana nas nova terras[...] e a experiência que os portugueses já tinha adquirido na produção açucareira no continente africano.

  2. (  ) A primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Sousa, tinha como principais objetivos combater os invasores franceses e o comércio ilegal de pau-brasil, estabelecer núcleos de povoamento no litoral e desenvolver o cultivo da cana-de-açúcar.

  3. (  ) Em pouco tempo, a produção de açúcar superou a extração do pau-brasil, embora essa madeira continuasse a ser explorada e comercializada na Europa.

  4. (  ) Assim, ao longo dos séculos XVI e XVII o litoral brasileiro foi ocupado,  a partir de São Vicente, por inúmeros engenhos de açúcar.


  1. Classifique as alternativas de Verdadeiro ou Falso:

  1. (  ) No século XVII, com a população indígena já bastante reduzida, a principal mão de obra foi de africanos, dando origem ao lucrativo comércio de escravizados entre a África e a América.

  2. (  ) A opção por esse cultivo estava relacionada ao fato do comércio de açúcar ser um produtor, pouco conhecido no mercado europeu do início do século XVI.   

  3. (  ) Em pouco tempo, a produção de açúcar superou a extração do pau-brasil, e depois essa madeira deixou de ser explorada e comercializada na Europa.

  4. (  ) Podemos citar o desenvolvimento dos primeiros núcleos urbanos, com destaque para o litoral da atual região Nordeste, principal área produtora de cana-de-açúcar do período. Cidades como Recife (PE) e Olinda (PE) prosperam ao redor dos portos de onde partiam os navios levando açúcar para Europa.


  1. Assinale qual a alternativa está incorreta:

  1. (  ) O plantio da cana-de-açúcar marcou o início de uma ocupação mais efetiva da América portuguesa. A opção por esse cultivo estava relacionada ao lucrativo comércio de açúcar no mercado europeu do século XVI.

  2. (  ) A mão de obra escravizada dos povos africanos foi um dos alicerces das atividades econômicas desenvolvidas no período colonial.

  3. (  ) A partir de 1532, com o declínio do comércio com o Oriente, a coroa portuguesa decidiu ocupar de fato suas terras na América.

  4. (  ) O objetivo de combater os invasores franceses e o comércio ilegal de pau-brasil, estabelecer núcleos de povoamento no litoral e desenvolver o cultivo da cana-de-açúcar. Em 1532 foi fundada São Vicente, a primeira vila do Brasil.




Atividade: Leitura do Texto: O avanço para o interior


A expansão da produção açucareira estimulou o desenvolvimento de outros cultivos. Além de tabaco, milho e mandioca também passaram a ser cultivados. 

A pecuária foi desenvolvida nos engenhos para fornecer carne aos moradores e animais de tração para movimentar moenda e transportar cargas.

O crescimento do rebanho nas fazendas implicava o aumento das áreas de pastagem. As terras férteis, porém, usadas para o cultivo da cana, pois esta produção era a prioridade.

Para evita que a pecuária ocupasse as áreas destinadas ao plantio de cana, o rei de Portugal proibiu a criação de gado em uma faixa de 10 léguas da costa (entre 40 km e 60 km). Com isso, a atividade pecuária foi sendo transferida para o interior do território. 

No século XVII, ao mesmo tempo que a economia canavieira se desenvolvia e a pecuária avançava em direção ao interior, a exploração das chamadas drogas do sertão ocorria nas terras que hoje compõem parte da região Norte, provocando a expansão do território português para áreas que pertenciam à Espanha.

Outros produtos extraídos da Florestas Amazônicas, como castanha-do-pará e outras sementes oleaginosas, pimenta, plantas medicinais, baunilha, urucum, cacau látex, tinham grande procura no mercado europeu. A extração e comercialização desses produtos ficou sob a responsabilidade dos jesuítas, que utilizavam, para tal, os conhecimentos e a mão de obra indígenas.  

Animais de tração: utilizado para movimentar carroças e outros veículos ou aparelho como moinhos e arados

Drogas do Sertão: nome genérico dado aos produtos extraídos na região Amazônica.

Jesuítas: padre que faz parte da Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola.


Atividade 3

  1. Encontre a resposta certa nas alternativas abaixo; “Por que a atividade pecuária foi sendo transferida para o interior do Brasil?” 

  1. (  ) Para evitar que a pecuária ocupasse as áreas destinadas ao plantio de cana, o rei de Portugal proibiu a criação de gado em uma faixa de 10 léguas da costa (entre 40 km e 60 km).

  2. (  ) A pecuária foi desenvolvida nos engenhos para fornecer carne aos moradores e animais de tração para movimentar moendas e transportar cargas.

  3. (  ) O crescimento do rebanho nas fazendas implicava o aumento das áreas de pastagem. As terras férteis, porém, eram usadas para o cultivo da cana, pois esta produção era a prioridade.

  4. (  ) A expansão da produção açucareira estimulou o desenvolvimento de outros cultivos. Além de tabaco, milho e mandioca passaram a ser cultivado. 

           

  1. Encontre a alternativa incorreta, nas afirmativas logo abaixo:

  1. (  ) No século XVII, ao mesmo tempo que a economia canavieira se desenvolvia e a pecuária avançava em direção ao interior.

  2. (  ) A extração e comercialização desses produtos ficou sob a responsabilidade dos jesuítas, que utilizavam, para tal, os conhecimentos e a mão de obra indígenas.

  3. (  ) A exploração das chamadas drogas do sertão ocorria nas terra que hoje compõem parte da região Norte, provocando a expansão do território português para área que pertenciam à Espanha.

  4. (  ) Outros produtos extraído da Floresta Amazônica, como castanha-do-pará e outras sementes oleaginosas, pimenta, plantas medicinais, baunilha, urucum, cacau e látex, tinha pouca procura no mercado europeu.


  1. Classifique Verdadeiro ou Falso:

  1. (  ) Em primeiro momento, os portugueses não encontraram ouro, especiarias e outros artigos de luxo prontos para serem carregados e vendidos na Europa. Por isso entre 1500 e 1530, pouco se interessaram em explorar o território.

  2. (  ) A opção por esse cultivo estava relacionada ao lucrativo comércio de açúcar no mercado europeu do início do século XVI.

  3. (  ) Outro produtos extraído da Floresta Amazônica, como castanha-do-pará e outras sementes oleaginosas, pimenta, plantas medicinais, baunilha, urucum, cacau e látex, tinham grande procura no mercado europeu.

  4. (  ) A exploração das chamadas drogas do sertão ocorria nas terra que hoje compõem parte da região Sul, provocando a expansão do território português para área que pertenciam à Espanha.


Atividade: Leitura do Texto: O ouro das Mina Gerais

 

As primeiras jazidas de ouro foram encontradas no interior da colônia pelos bandeirantes somente no final do século XVII. Em razão dessas descobertas, a região passou a ser chamada de Minas Gerais.

A descoberta das Minas de ouro e de diamante atraiu milhares de pessoas para as regiões mineradoras e provocou transformações na ocupação e organização territorial do Brasil Colônia.

No Ano de 1763, a sede do governo-geral foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, com o objetivo de garantir a fiscalização das minas, evitando o desvio ou contrabando do ouro e possibilitando a cobrança mais eficiente dos impostos. A mineração foi também a primeira atividade econômica a promover uma ocupação mais intensa do interior do território, estimulando a fundação de várias cidades, como Vila Rica, atual Ouro Preto (MG), Mariana (MG) e Cuiabá (MT).

Essas cidades necessitavam de mercadorias para abastecer a crescente população. Havia a necessidade também de animais, como mulas e burros, que pudessem auxiliar no trabalho nas minas. O abastecimento de mercadorias e animais era feito pelos tropeiros. Assim como aconteceu nos caminhos dos bandeirantes, nas rotas percorridas pelos tropeiros formaram-se muitos povoados e vilas, que depois se tornaram cidades, como Sacramento (RS) e Sorocaba (SP).

Diferentemente da sociedade canavieira, cuja população estava essencialmente concentrada nas fazendas e engenhos, a sociedade mineradora era mais urbana. Dela faziam parte comerciante, funcionários públicos, profissionais liberais e milhares de trabalhadores escravizados. Na região das Minas Gerais desenvolveu-se manufaturas têxteis que fabricavam tecidos e roupas para consumo local e para comércio com aas regiões próximas.

As minas descobertas na colônia pertenciam à Coroa portuguesa, que concedia lotes àqueles que tivessem condições de explorá-los. O trabalho nos lotes era realizado por escravizados africanos, em locais denominados lavras. E, devido á intensa exploração houve esgotamento de muitas jazidas de ouro do interior do Brasil.

A rígida fiscalização das áreas de extração e os altos imposto cobrados pela Coroa portuguesa geraram muitas tensões e conflitos entre colonos e governo. As ideias de independência começam a ganhar força. A revolta mais marcante nesse período foi a Inconfidência Mineira, sufocada de forma violenta pela Coroa portuguesa em 1789.

Os tropeiros eram comerciantes que compravam e vendíamos os mais variados tipos de mercadoria, como vinho, queijo, tecido etc. O transporte era feito no lombo de mulas e outros animais de tração por trilhas e caminhos no interior do Brasil. Além de transportas cargas, os tropeiros traziam notícias e cartas, constituindo importante elemento na comunicação entre diferentes regiões do território.

Inconfidência Mineira: movimento separatista ocorrido em Minas Gerais contrário à cobrança de impostos e ao rigoroso controle da Coroa portuguesa sobre o ouro extraído na região.

Atividade 4

  1. Que atividade econômica promoveu, pela primeira vez, maior ocupação e integração da América portuguesa? Por quê? Encontre a resposta nas alternativas:

  1. (  ) A mineração promoveu maior ocupação do interior da América Portuguesa, porque ela provocou o deslocamento do eixo econômico e político do Nordeste para as regiões Central e Sul da Colônia, estimulando a fundação de várias cidades e a maior integração do território, promovida, principalmente, pelo tropeiros, responsável pelo abastecimento da regiões mineradoras.

  2. (  ) A sociedade canavieira, a população estava essencialmente concentrada nas fazendas e engenho, a sociedade mineradora era mais urbana.

  3. (   ) Para evita que a pecuária ocupasse as áreas destinadas ao plantio de cana, o rei de Portugal proibiu criação de gado em uma faixa de 10 léguas da costa [...]. Com isso, a atividade pecuária foi sendo transferida para o interior do território.

  4. (  ) O abastecimento de mercadoria e animais era feito pelos tropeiros. Assim como aconteceu nos caminhos dos bandeirantes, nas rotas percorridas pelos tropeiros formaram-se muitos povoados e vilas, que depois se tornaram cidades. 

  1. A rígida fiscalização das áreas de extração e os altos impostos cobrados pela Coroa portuguesa geraram muitas tensões e conflitos entre colonos e governo. Quais foram as consequências dessas atitudes?


  1. (  ) E devido á intensa exploração, houve esgotamento de muitas jazidas de ouro do interior do Brasil.

  2. (  ) As ideias de independência começam a ganhar forçar. A revolta mais marcante nesse período foi a Inconfidência Mineira.

  3. (  ) Na regia das Minas Gerais desenvolveram-se manufaturas têxteis que fabricavam tecidos e roupas para consumo local e para comércio com as regiões próximas.

  4. (  ) Essas cidades necessitavam de mercadorias para abastecer a população. Havia a necessidade também de animais, como mulas e burros, que pudessem auxiliar no trabalho nas minas.


  1.  Classifica as alternativas de Falso ou Verdadeiro, de acordo com o texto:

  1. (  ) As minas descobertas nas colônia pertenciam à Coroa portuguesa, que vendiam lotes aqueles que tivessem condições de compra e explorá-los.

  2. (  ) Diferente da sociedade canavieira, cuja população estava essencialmente concentrada nas fazendas e engenhos, a sociedade mineradora era mais urbana. Dela faziam parte comerciante, funcionários públicos, profissionais liberais e milhares de trabalhadores escravizados.

  3. (  ) A descoberta das minas de ouro e de diamante não atraiu milhares de pessoas para as regiões mineradoras e não provocou transformações na ocupação e organização territorial do Brasil Colônia.

  4. (  ) As primeiras jazidas de ouro foram encontradas no interior da colônia pelos bandeirantes somente no final do século XV. Em razão dessas descobertas, a região passou á ser chamada de Minas Gerais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário