sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Disciplina História – Professor (a) Ana Maria Martins de Carvalho Turma (s) 7º ano A; B; C; D e E Reforço / Recuperação

 



Alunos que precisam não realizar atividades de recuperação:


Keyla Vitória de Oliveira 

23

7º A

Allana Andrade do Santos

02

7º C

Julia Pereira Araujo

15

7º D




E.E. Professor Fernando Buonaduce


Reforço / Recuperação


Disciplina História – Professor (a) Ana Maria Martins de Carvalho

Turma (s) 7º ano A; B; C; D e E









Forma de entrega (e-mail:anamcarvalho@professor.educacao.gov.sp.br / WhatsApp:(11)940102767 etc.)

Descrição da atividade (faça a leitura dos textos e depois responda as perguntas em forma de alternativa. Não precisa cópia nada.)

Tema: Renascimento e Humanismo

Leia o Texto:  O Contexto 

Vimos que, a partir do século XI, a Europa ocidental passou por uma série de mudanças importantes: uma delas foi o aumento da produção de alimentos por causa da expansão das áreas agrícolas e da utilização de novas técnicas de cultivo da terra. Com o aumento da produção de alimentos, as pessoas passaram a viver mais e a ter mais filhos, que levou a um aumento crescente da população.

Ao mesmo tempo, ocorreram: o crescimento do comércio com o Oriente; o aparecimento das feiras e das casas bancárias; e o revigoramento das cidades. Mercadores circulavam pela Europa em suas caravanas, levando a trazendo mercadorias de diferentes lugares do mundo; os banqueiros trocavam moedas; e os donos de navios aumentavam sua frota.

 A burguesia (mercadores, banqueiros e donos de navios) enriqueceu, adotando novos valores e novas práticas. Medir, calcular, pesar, experimentar, operações essenciais ao sucesso dos negócios, passaram a ser socialmente valorizadas.

Essas mudanças, que vinham ocorrendo na Europa desde o século XI, inspiraram uma nova visão de mundo, da arte e do conhecimento; e, ao mesmo tempo, criaram as condições materiais para o surgimento do Renascimento, um movimento cultural intenso que começou no século XIV nas cidades italianas, se propagou pela Europa e foi decisivo na formação do mundo moderno.

Atividades:

  1. Assinale qual alternativa INCORRETA, sobre as mudanças ocorridas desde o XI na Europa de acordo com texto:

  1. [  ] a Europa ocidental passou por uma série de mudanças importantes: uma delas foi o aumento da produção de alimentos por causa da expansão das áreas agrícolas e das utilização de novas técnicas de cultivo da terra.

  2. [  ] Ao mesmo tempo, ocorreram: o crescimento do comércio com o Oriente; o aparecimento das feiras e das casas bancárias; e o revigoramento das cidades.

  3. [  ] Essas mudanças, que vinham ocorrendo na Europa desde o século XI, não foi suficiente para inspirar uma nova visão de mundo, da arte e do conhecimento; e ao mesmo tempo, não criou condições materiais para o surgimento do Renascimento.

  4. [  ] A burguesia (mercadores, banqueiros e donos de navios) enriqueceu,  adotando novos valores e novas práticas. Medir, calcular, pesar, experimenta, operações essenciais ao sucesso dos negócios, passaram a ser socialmente valorizadas.


  1. O renascimento, foi possível através de mudança que foram acontecendo a parti do século XI. Ele começou em que século e qual cidades? Encontre a alternativa CORRETA:

  1. [  ] Ao mesmo tempo, ocorreram: o crescimento do comércio com o Oriente; o aparecimento das feiras e das casas bancárias; e o revigoramento das cidades

  2. [  ] Ao mesmo tempo, criaram as condições materiais para o surgimento do Renascimento, um movimento cultural intenso que começou no século XIV nas cidades italianas.

  3. [  ] Vimos que, a partir do século XI, a Europa ocidental passou por uma série de mudanças importantes: uma delas foi o aumento da produção de alimentos por causa da expansão das áreas agrícolas e da utilização nova técnicas de cultivo de terra.

  4. [ ] Medir, Calcular, pesar, experimentar, operações essenciais ao sucesso dos negócios, passaram a ser socialmente valorizadas.


  1. Ainda sobre as mudanças ocorrida na Europa no XI, classifique Verdadeiro ou Falso, as alternativas:

  1. [ ] Ao mesmo tempo, ocorreram: crescimento do comércio com o Oriente; o aparecimento das feiras e das casas bancárias; e o revigoramento das Cidades.

  2. [   ] Vimos que, a partir do século XI, a Europa ocidental passou por uma série de mudanças importante: uma delas foi o aumento da produção de alimentos por causa da expansão das áreas agrícolas e da utilização nova técnicas de cultivo da terra.

  3. [  ] Essas mudanças, que vinham ocorrendo na Europa desde o século XI, inspiraram uma nova visão de mundo, da arte e do conhecimento; e, ao mesmo tempo, criaram as condições materiais para o surgimento do Renascimento.

  4. [ ] A burguesia (mercadores, banqueiros e donos de navio) não enriqueceram, adotando novos valores e antiga praticas.


Leia o texto: Renascimento: características 

Para melhor compreender o Renascimento, vamos apresentar, de modo simplificado, algumas de suas características.

  • Valorização do passado greco-romano: os artistas e cientistas do Renascimento viam as obras dos gregos e romanos da Antiguidade como modelo e inspiração para suas obras.

  • Antropocentrismo: o homem passa a ser visto como um ser criativo, virtuoso e dono de seu próprio destino. Na época medieval predominava o teocentrismo (tudo convergia para Deus).

  • Individualismo: atualmente, a palavra individualismo é usada muitas vezes como sinônimo de egoísmo. No Renascimento, porém, tinha sentido positivo: significava capacidade individual, talento e criatividade.

  • Uma nova visão do tempo: para os renascentistas, o tempo pertence ao homem e este deve usá-lo para se aperfeiçoar, conhecer, experimentar e enriquecer (se esse for seu desejo). Já na visão medieval, o tempo pertence a Deus; por isso, seria pecado emprestar dinheiro a juros, ou seja, cobrar pelo tempo em que o dinheiro esteve emprestado.

Atividades:

  1. Identifique a frase INCORRETA que não está de acordo com as características do Renascimento.

  1. [  ] Valorização do passado greco-romano: a valorização das obras gregas e romanas da Antiguidade.

  2. [  ]  Antropocentrismo – o homem no centro das atenções.

  3. [  ] Individualismo, ou seja, a valorização da capacidade individual, do talento e da criatividade.

  4. [  ] Uma visão do tempo segundo a qual o tempo pertence a Deus, por isso é pecado emprestar dinheiro a juros.


  1.  Identifique a afirmativa INCORRETA: 

  1. [  ] O homem medieval guiava-se pelo ritmo da natureza, levantava com a luz do sol e parava de trabalhar quando anoitecia.

  2. [ ] O homem renascentista acreditava que nada podia mudar seu destino e que ele já tinha sido traçado por Deus.

  3. [  ] Com o crescimento do comércio e das cidades, surgiu a necessidade de calcular, dividir e controlar o tempo.

  4. [  ] A expressão “tempo é dinheiro” nasceu durante o Renascimento e é muito usada ainda hoje.


  1. Encontre a alternativa CORRETA, sobre o que é Antropocentrismo?

  1. [  ] Individualismo no Renascimento, porém, tinha sentido positivo: significava capacidade individual, talento e criatividade.

  2. [  ] A valorização do passado greco-romano: os artistas e cientistas do Renascimento viam as obras dos grego e romanos da Antiguidade  como modelo e inspiração para suas obras.

  3. [  ] Para os Renascentista o tempo pertence ao homem e este deve usá-lo para se aperfeiçoar, conhecer, experimentar e enriquecer (se esse for seu desejo).

  4. [  ] No Antropocentrismo; o homem passa a ser visto como um ser criativo, virtuoso e dono de seu próprio destino.

Leia o Texto:  O humanismo

Uma da corrente de ideias que mais contribuíram para a formação do Renascimento foi o humanismo: movimento intelectual que propunha o estudo dos autores antigos gregos e romanos) para construir um novo conhecimento do ser humano e do mundo. Os humanistas traduziram e divulgaram os textos dos antigos e, com base neles, aprofundaram o conhecimento de línguas, literatura, filosofia, história e matemática.

Inicialmente, o termo humanista era usado apenas em relação aos eruditos dispostos a reformar o currículo das universidades. Posteriormente, aplicou-se a todos aqueles que se esforçavam para criar uma cultura. Imbuídos desse ideal, os humanistas opuseram-se às verdades da Igreja, desafiando seu domínio cultural e propondo o uso da razão e da experiência para se chegar à verdade.

Os humanistas rejeitavam a cultura dominante, fortemente influenciada pela igreja. Mas isso não quer dizer que eles eram vistos como ateus; na verdade, eram cristãos que queriam reinterpretar as mensagens da Bíblia com base nos ideais da Antiguidade. Ideais esses que valorizam o indivíduo, sua liberdade e sua participação na vida das cidades.

Humanistas: intelectuais que se dedicaram aos estudos da língua e da Cultura greco-romanas e que se inspiraram nelas para produzir suas obras.


Atividades:

  1. Classifique as alternativas com Verdadeiro ou Falso:

  1. [ ] Os humanista rejeitavam a cultura dominante, fortemente influenciada pela igreja. E por isso se tornaram todos ateus.

  2. [   ] Inicialmente, o termo humanista era usado apenas em relação aos erudito disposto a reformar o currículo das universidades.

  3. [    ] Posteriormente aplicou-se a todos aqueles que se esforçavam para criar uma cultura.

  4. [   ] Os humanista traduziram e divulgaram os textos dos antigos, mas não aprofundaram o conhecimento de línguas, literatura, filosofia, história e matemática.



  1. Qual era a relação do humanismo com o Renascimento?

  1. [  ] Posteriormente aplicou-se a todos aqueles que se esforçam para criar uma cultura.

  2. [  ] Mas isso não quer dizer que eles eram ateus; na verdade, eram cristãos que queriam reinterpretar as mensagens da Bíblia com base nos ideais da Antiguidade.

  3. [   ] Uma das corretes de ideias que mais contribuíram para a formação do Renascimento foi o humanismo.

  4. [ ] Os humanista rejeitavam a cultura dominante, fortemente influenciada pela igreja.


  1. Identifique a alternativa INCORRETA, sobre o humanismo, de acordo com o texto.

  1. [  ] O humanismo foi movimento intelectual que propunha o estudo dos autores antigos (grego e romano) para construir um novo conhecimento do ser humano e do mundo.

  2. [  ] Imbuído desse ideal, os humanistas opuseram-se às verdades da Igreja, desafiando seu domínio cultural e propondo o uso da razão e da experiência para se chegar à verdade.

  3. [  ] Os humanistas traduziram e divulgaram os textos dos antigos e, com base neles, aprofundaram o conhecimento de línguas, literatura, filosofia, história e matemática.

  4. [  ] Os humanistas defendiam a doutrina da igreja, com todos o fervor cristão, sem questionar.

Leia o texto:  A crise religiosa 

As transformações políticas, econômicas e sociais na Europa Ocidental e o novo modo de pensar e ver o mundo do homem moderno, que se manifestaram no campo das artes e das ciências, também afetaram a religião.

Com o fortalecimento das monarquias nacionais, o poder papal passou a rivalizar com o poder dos reis. Assim, a Igreja, que antes ocupava um papel importante na política, começou a perder espaço nas decisões dos Estados. Além disso, os interesses da burguesia, cada vez mais influente, chocavam-se com o que a Igreja pregava, como a condenação do lucro e da usura. Dessa forma, a ética da Igreja tornou-se um obstáculo à expansão das atividades econômicas burguesas.

Para agravar a situação, a Igreja Católica viu seu poder ser abalada por uma série de críticas surgidas dentro da própria instituição. Isso porque desde o final da Idade Média a Igreja vinha de desviando de seus princípios e valores iniciais, usufruindo, por exemplo, do luxo, da riqueza e da ostentação. Além disso, boa parte do clero desrespeitava as regras religiosas, como o celibato, desconhecia o latim, não estava preparada para conduzir a missa e tratava com descaso os cultos e ritos religiosos. Muitos também praticavam a simonia.

Esse quadro de enfraquecimento do poder da Igreja Católica e de Críticas à instituição gerou um amplo movimento reformista que deu origem a novas igrejas cristão: a Reforma Protestante.

Simonia: venda de benção, objetos tidos como sagrados, cargos eclesiásticos e favores divinos. 

Atividades:

  1. Leia a questão e classifique em Verdadeiro ou Falso. Entre as causas das Reformas Religiosas, podemos citar:

  1. [  ] O fortalecimento dos Estados

  2. [  ] A separação entre a Igreja e o Estado.

  3. [ ] O desenvolvimento do comércio e consequente crescimento da burguesia.

  4. [  ] O Renascimento cultural e o questionamento dos dogmas .

  5. [  ] A retidão da Igreja que impedia o Clero de acumular riqueza.

 

  1. Encontre o erro nesta frase: “A retidão da Igreja que impedia o Clero de acumular riqueza”. Na alternativa abaixo;

  1. [  ] Muito embora a instituição Igreja, tinha como norma as doutrina de Cristo, como desapego ao dinheiro e coração humilde e ajudar ao próximo e busca pela santidade, isso não impedia que alguns membro dessa mesma Igreja praticava essas faltas grave.

  2. [ ] Com o fortalecimento das monarquias nacionais, o poder papal passou a rivalizar com o poder dos reis.

  3. [  ] As transformação políticas, econômicas e sociais na Europa Ocidental e o novo modo de pensar e ver o mundo do homem moderno, que se manifestaram no campo das artes e das ciências, também afetaram a religião.

  4. [ ] Além disso, os interesses da burguesia, cada vez mais influente, chocavam-se com o que a Igreja pregava, como a condenação do lucro e da usura.


  1.  Nas alternativas abaixo, encontre a explicação sobre: “o fortalecimento dos Estados”:

  1. [  ] Para agravar a situação, a Igreja Católica viu seu poder ser abalado por uma série de críticas surgidas dentro da própria Instituição.

  2. [  ] Dessa forma, a ética da Igreja tornou-se um obstáculo à expansão das atividades econômicas burguesas.

  3. [  ] Com o fortalecimento das monarquias nacionais, o poder papal passou a rivalizar com o poder dos reis. Assim, a Igreja, que antes ocupava um papel importante na política, começou a perder espaço nas decisões dos Estados.

  4. [  ] Isso porque desde o final da Idade Média a Igreja vinha se desviando de seus princípios e valores iniciais, usufruindo, por exemplo de riqueza e da ostentação.


 


 


            


  






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