sexta-feira, 23 de outubro de 2020

MATEMÁTICA PROF: SIMONE PRAZO DE ENTREGA : 28/10/2020 RECUPERAÇÃO 3ºBIMESTRE TURMAS : 3ª SÉRIES A, B

 

                                                   Força e Foco para Recuperar!!!


E E   FERNANDO BUONADUCE


ATIVIDADES DE ENSINO À DISTÂNCIA        RECUPERAÇÃO  3ºBIMESTRE    


TURMAS : 3ª SÉRIES A, B  (EM)              MATEMÁTICA       PROF: SIMONE


                                                       PRAZO DE ENTREGA : 28/10/2020 (quarta)  

HABILIDADES : 

-Saber usar de modo sistemático as funções para caracterizar relações de interdependência, reconhecendo as funções de 1º e de 2º graus, seno, cosseno, tangente, exponencial e logarítmica, com suas propriedades características.

-Saber construir gráficos de funções por meio de transformações em funções mais simples (translações horizontais, verticais, simetrias, inversões); 


Enviar as Resoluções para : stafarello@professor.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADE PROPOSTA


*Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 03/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=DKwjrvtDtSA

*Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 05/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=C_vTmnEic94


Agora, resolva as questões da lista abaixo: 


1- Em uma função do tipo y = ax + b, o coeficiente a de x indica se a função é crescente ou decrescente. Então classifique as funções justificando:

a) y = 4x + 6

b) f(x) = –2 x + 10

c) f(x) =  6 – x

2- (Pág 10- Ativ 9) Dadas as equações de reta a seguir, encontre os pontos de

 intersecção nos eixos x e y:

a) y = x + 3 

b) y = 2x – 8

3- Seja f(x) = –3x + 9 , determine:

  1. se é crescente ou decrescente;

  2. o ponto onde f(x) intercepta o eixo x;

  3. o ponto onde f(x) intercepta o eixo y;

  4. calcule a raiz da função;

  5. faça o esboço do gráfico;

4-No gráfico, qual das alternativas é a função correspondente? Faça Cálculos.


a) y = 2x - 3      b) y = - 2x + 3      c) y = 1,5 x + 3      d) 3y = - 2x      e) y = - 1,5x + 3



5-Determine a lei da função para o gráfico a seguir:

6- O gráfico abaixo representa um sistema de equações do 1º grau com duas variáveis. Escreva o sistema correspondente e verifique se o ponto de encontro é a solução do sistema.

Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 10/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=s4BzBSOObMw

Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 12/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=BGk6JmYs1fs

Assita o vídeo com vários exemplos e depois resolva os exercícios abaixo:

https://youtu.be/ClKAJAkmvCE


7-Determine a concavidade da parábola, o vértice, os pontos onde a parábola intercepta os eixos x e y e faça o esboço do gráfico das funções quadráticas:

  1. y = x² – 6x + 5

  2. y = 2x² – 4x + 2

  3. y = x² – 4x - 12

  4. y = – x² + 2x + 3

  5. y = – x² - 4x + 5

  6. y = – x²  – 2x – 3

8-Esboce os três gráficos das funções abaixo em um mesmo sistema cartesiano:


a)f(x) = x²             b) f(x) = x² + 3           c) f(x) = x² - 3


9- Esboce os três gráficos das funções abaixo em um mesmo sistema cartesiano:


a)f(x) = - x²             b) f(x) = - x² + 6           c) f(x) = - x² - 6


10-Trace o esboço dos gráficos  abaixo em um mesmo plano cartesiano:


a)f(x) = x²             b) f(x) = (x + 3)²          c) f(x) = (x - 5)²


Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 31/08/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=cWAgiD1YCLY

11--Determine as raízes das seguintes funções polinomiais e faça o esboço do gráfico:

  1. f (x) = (x + 1) . (x - 1) . ( x - 3)  

  2. f (x) = x . (x - 1) . (x - 2)

  3. f (x) = (x - 3) . (x + 3) . (x + 1)

12-Escreva na forma fatorada, a função que está representada no gráfico abaixo:

Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 02/09/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=z5dJbFrN1zc



13-Resolver a Atividade 2 pág 19 : Considere o gráfico da função polinomial de 2º grau f(x)= (x – 5) ∙ (x + 1) indicado a seguir:

a) Identifique os intervalos em que f(x) > 0 e os intervalos em que f(x) < 0.

b) Identifique os intervalos em que f(x) é crescente e os intervalos em que é decrescente.

c) Qualifique o crescimento e o decrescimento de f(x), informando se eles ocorrem a taxas crescentes ou a taxas decrescentes.

Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 09/09/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=ZRPfRBnaNqk


Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 14/09/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=UDqaqK2h8Fc

14-Traçar o gráfico das funções f(x) = 2x e   h(x) = 2x+3que deverá ser construído em um mesmo plano cartesiano após elaborar uma tabela com os cálculos encontrando os pares ordenados para traçar as funções (conforme a aula do vídeo do CMSP).

Assistir à vídeo-aula  do CMSP  Centro de Mídias exibida em 16/09/2020:

https://www.youtube.com/watch?v=_NloWzzb6qw


15-Determine o valor dos logaritmos (Obs: quando não aparece, a base é 10):

log28 =

log381 =

log5625 =

log4256 =

log1.000 =

log2128 =

log100.000 =


16-Traçar o gráfico das funções f(x) = log3 x  e   h(x) = log1/3 x que deverá ser construído em um mesmo plano cartesiano após elaborar uma tabela com os cálculos encontrando os pares ordenados para traçar as funções. Utilizar os seguintes valores de x:

 X       

1/9

1

3

9


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