quinta-feira, 1 de outubro de 2020

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROF.: GILMARA DANIELA OLIVEIRA. TURMA: 1º ANO F

 


Secretaria de Estado da Educação                                      

Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.

Diretoria de Ensino Região Osasco    

  1. Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90

    1. R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329


CURSO: ENSINO MÉDIO 2020

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PERÍODO: NOTURNO.

PROF.: GILMARA DANIELA OLIVEIRA.

TURMA: 1º ANO F 2º BIM.

RELAÇÃO DE ALUNOS DE RECUPERAÇÃO

  NOME             1ª série F   2020

 

1

ALINE DA SILVA SANTOS

ATIVO

2

AMANDA FERREIRA BARBOSA

ATIVO

3

AMANDA VITORIA ALVES DOS SANTOS

ATIVO

4

ANA CAROLINA HENRIQUE SILVA

ATIVO

5

ANA CLARA FERREIRA DOS SANTOS

ATIVO

6

ANDRE LUIZ ALVES CAMPELO

ATIVO

8

ANDRESSA MELO DOS SANTOS

ATIVO

9

ARTHUR SALES DA TRINDADE  REC

RECL

10

BIANCA JUSSARA DA COSTA

ATIVO

11

CAMILLE VITORIA OLIVEIRA VICTOR

ATIVO

12

CAMILY RODRIGUES DE OLIVEIRA

ATIVO

13

CARLOS MANOEL BARBOSA DE SOUZA

ATIVO

14

CLEITON KAYO ALMEIDA CLEMENTINO DA SILVA

ATIVO

15

DAIANE LOPES DA SILVA

ATIVO

16

DANIEL SANTOS DA SILVA

ATIVO

17

EMELLYN LOURENCO DA SILVA

ATIVO

18

EVERTON ELIAS DA SILVA

ATIVO

19

FELLYP WYLY SANTOS

ATIVO

20

FLAVIO BARROS MARTINS DA SILVA

ATIVO

21

GABRIEL DE ANDRADE

ATIVO

22

GABRIEL DE SOUSA SILVA

ATIVO

23

GABRIEL SOUSA SANTOS

ATIVO

24

GABRIELLA OLIVEIRA CASTELLANO

ATIVO

25

GILSON MARIANO DOS SANTOS JUNIOR

ATIVO

26

ISAQUE SOUZA RODRIGUES

ATIVO

27

JENNIFER DE ALMEIDA NUNES

ATIVO

28

JESSICA SILVA PINTO

ATIVO

29

JOAO VITOR NUNES SANTANA

ATIVO

30

KAUA ISAAC SANTOS FERREIRA  TR

TRAN

31

KAUAN RODRIGUES MARIANO

ATIVO

32

LARISSA BARBOSA DE JESUS

ATIVO

33

LUCAS ANDORINHA SALUSTIANO DOS SANTOS

ATIVO

34

LUCAS GONCALVES DE ABREU

ATIVO

35

LUIZA DE FATIMA VIEIRA

ATIVO

36

MARIA VITORIA SOARES GOMES

ATIVO

37

MATHEUS SANTOS DO NASCIMENTO

ATIVO

38

MENDSON GIRLANDIO GONCALVES DE MENDONCA

ATIVO

39

MIZAELLE MESQUITA DOS SANTOS

ATIVO

40

NATIELI NASCIMENTO BARBOSA

ATIVO

41

RENE DA SILVA NASCIMENTO

ATIVO

42

SINTHYA NATHYELLE DOS SANTOS RIBEIRO

ATIVO

43

TAMYRIS COSTA SILVA

ATIVO

44

WEBERT FREITAS SOUSA

ATIVO











ATENÇÃO: A relação de nomes acima refere-se aos alunos que estão de recuperação no 2º bimestre de 2020.

 Caso seu nome não conste na lista, significa que o aluno(a) não está de recuperação.

 A atividade de recuperação deverá ser enviada por e-mail gdaniela@prof.educacao.sp.gov.br

até o dia 14/10/2020.

 Segue abaixo a atividade de recuperação.









Secretaria de Estado da Educação                                      

Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.

Diretoria de Ensino Região Osasco    

  1. Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90

    1. R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329


CURSO: ENSINO MÉDIO 2020

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PERÍODO: NOTURNO

PROF.: GILMARA DANIELA OLIVEIRA.

TURMA: F 2º BIM

NOME: _______________________________Nº __ 1º ____

 RECUPERAÇÃO – 2º BIM

1. A migração pode ser definida como:

a) A entrada de migrantes em um determinado país.

b) A saída de migrantes de um determinado país para outro.

c) O deslocamento populacional pelo território de um país.

d) As políticas públicas de controle de natalidade implantadas pelo governo para controlar o crescimento populacional.

e) Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou por parte de uma população

2. “O Ministério da Justiça brasileira, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, regularizou a permanência no Brasil de 18.004 bolivianos. De acordo com as estatísticas, os bolivianos são a comunidade estrangeira que mais cresce em São Paulo, e a principal motivação para esse deslocamento é a busca por emprego”.

Disponível em http://bolivianosnobrasil.blogspot.com.br/2012/05/bolivianos-sao-comunidade-estrangeira.html. Acesso: 08 jul 2013.

Nesse contexto, o deslocamento feito pelos bolivianos

a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.

b) corresponde a um processo de migração pendular.

c) classifica-os como emigrantes no espaço brasileiro.

d) configura um processo de migração sazonal.


3. O segundo maior fluxo imigratório para o Brasil foi representado pela imigração italiana. Considere esse tema na análise das afirmações seguintes.

0-0) O período de maior entrada desses imigrantes no Brasil está compreendido entre 1891 e 1900. Os principais Estados de fixação dos imigrantes foram: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

1-1) A escassez de mão de obra, sobretudo para a cafeicultura, representou um forte fator atrativo para essa imigração ao Brasil, sobretudo na Região Sudeste.

2-2) Após a Segunda Guerra Mundial, a migração italiana passou a se dirigir muito mais para os países europeus do que para países fora do seu continente. Esse fato implicou uma redução considerável do número de imigrantes italianos para o Brasil.

3-3) Os italianos, em decorrência de aspectos particulares da cultura da Itália, tiveram grandes dificuldades de integração na vida brasileira. Muitos desses imigrantes preferiram voltar ao país de origem, sobretudo na década de 1940.

4-4) A partir da década de 1920, ocorreu uma intensificação nos fluxos imigratórios italianos para o Brasil, em decorrência da rígida política natalista de caráter fascista adotada por Mussolini.

Assinale a alternativa correta

a. VVVFF b. FFVVF c. VFVFF d. FVVFV

4.  “O desenvolvimento e o maior acesso ao transporte intercontinental, somados à facilidade de obtenção de informações sobre outros países por meio dos veículos de comunicação, impulsionaram o movimento de pessoas que buscam melhores condições de vida – nem sempre alcançadas fora do país de origem. Ao contrário do que se verifica com os fluxos econômicos, as fronteiras nacionais são reforçadas por governos de muitos países, principalmente dos desenvolvidos, para a entrada de imigrantes”.

 

JOIA, A. L., GOETTEMS, A A. Geografia: leituras e interação. Vol. 02. 1º ed. São Paulo: Leya, 2013. p.275.

Um exemplo mundialmente reconhecido de restrição à entrada de imigrantes conforme mencionado no trecho acima é:

a) a criação da União Europeia com número restrito de países.

b) a construção e ampliação do Muro do México.

c) a intervenção dos Estados Unidos em Cuba.

d) a deportação de estrangeiros irregulares no Brasil.

e) a difusão de políticas públicas xenófobas na Europa.

 



5. Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado

a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.

b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.

c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.

d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.

e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.

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