Bem vindo ao ano letivo de 2021. Esse blog é meramente informativo e não haverá atividades postadas aqui esse ano.
quinta-feira, 1 de outubro de 2020
Reforço / Recuperação Disciplina – Geografia Professora: Eva de Cássia de Almeida Silva Turma (s) – 6º A, B _ 7º A _ 8º A, B, C, D, E
E.E. Professor Fernando Buonaduce
Reforço / Recuperação
Disciplina – Geografia Professora: Eva de Cássia de Almeida Silva
Turma (s) – 6º A, B _ 7º A _ 8º A, B, C, D, E
Alunos que NÃO REALIZARAM atividades de recuperação:
Nome
Nº
Série
FRANCIELLE DE SOUSA DANTAS
8
6 A
WESLEY FERREIRA DOS SANTOS ROCHA
42
6 A
TAINA MELO SANTOS
37
6 A
PEDRO AUGUSTO GOMES DOS SANTOS
29
6 A
BEATRIZ DE OLIVEIRA SILVA
4
6 A
GRAZIELY DE SOUSA RODRIGUES
10
6 A
JULIA CORREIA PINHEIRO
20
6 A
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXX
XXXXXXX
ANA JULIA NASCIMENTO FERREIRA
8
6 B
LUCIANA FERREIRA COSTA
41
6 B
REGIANE VITORIA DE ARAUJO
32
6 B
YASMIN ROSA SANTOS
40
6 B
JHONATAS MOREIRA DE SOUZA
18
6 B
ANTHONY RODRIGUES RAMOS
6
6 B
ANA JULIA NASCIMENTO FERREIRA
3
6 B
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXX
XXXXXXX
GIULIA OLIVEIRA DOS SANTOS
8
7 A
JOAO PEDRO DA SILVA SANTOS
17
7 A
MARIA CLARA DE JESUS PRADO
27
7 A
KEYLA VITORIA DE OLIVEIRA
23
7 A
KAIQUE DE SOUZA TAVARES
20
7 A
MARIA CLARA JESUS DE SOUZA
8
7 A
ISADORA FERREIRA DE MATOS
15
7 A
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXX
XXXXXXX
ANA CLARA PEREIRA BATISTA
2
8 A
EMILLY LAIS MOIZEZ DE SOUZA
11
8 A
TAMARA SOUZA MENDES
38
8 A
LIVIA DE SOUSA ARRUDA
28
8 A
MARIA EDUARDA MENDONCA DE OLIVEIRA
31
8 A
BRENDA DEODATO DE SOUZA
6
8 A
JHENIFFER LIMA SOUSA
19
8 A
LUANA DA SILVA SANTOS
30
8 A
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXX
XXXXXX
SARA RIBEIRO DA SILVA
37
8 B
HELLEN LOBATO STOPPA DANTAS
11
8 B
CAROLINA SILVA BEZERRA DOS SANTOS
5
8 B
MARIA VITORIA DE LIMA RIBEIRO
26
8 B
KAUE HENRIQUE OLIVEIRA ROSA DOS SANTOS
19
8 B
KAUAN SILVA CAVALCANTE
18
8 B
CARLA BEZERRA DE SOUZA
4
8 B
HYAGO LOURENCO CHAVES
12
8 B
LARISSA EMANUELE CARDOSO OLIVEIRA
20
8 B
LUANA MARINA MACIEL PARREIRAS
21
8 B
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXX
XXXXXXX
MARIA BEATRIZ RABELO DA SILVA
23
8 C
MARIA EDUARDA CAVALHEIRO DOS SANTOS
24
8 C
BIANCA DE MACEDO SILVA
5
8 C
ANA KAROLINE SANTOS DA SILVA
4
8 C
EDICARLOS DOS SANTOS FARIAS
9
8 C
EDRIS ALVES DOS SANTOS
10
8 C
EMILLY AMORIM DO NASCIMENTO
11
8 C
GEOVANA PEIXOTO DE OLIVEIRA BRITO
14
8 C
SAMUEL NUNES DA COSTA SANTOS
34
8 C
SABRINA OLIVEIRA DA SILVA
33
8 C
RYAN JHONATAN DOS SANTOS OLIVEIRA
30
8 C
EDICARLOS DOS SANTOS FARIAS
9
8 C
ALESSANDRO MANCINI DE LIMA
1
8 C
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXX
XXXXXX
ASHLEY EDUARDA DOS SANTOS RIBEIRO
5
8 D
CAUE SILVA DE SOUSA
6
8 D
ALEX DE SENA MIRANDA
2
8 D
GIOVANNI DA SILVA SANTOS
11
8 D
GUSTAVO HENRIQUE PACHECO DOS SANTOS
13
8 D
MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA TEIXEIRA
24
8 D
GUSTAVO DE JESUS SILVA PAIVA PRUDENTE
12
8 D
VITORIA CARVALHO PINTO
38
8 D
MAXWEL DOS SANTOS RIBEIRO
29
8 D
JUAN PABLO DE SOUSA SILVA
16
8 D
ERICA DA SILVA SOUZA
7
8 D
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXX
XXXXXX
LUIZ FELIPPE LEAL
26
8 E
JULIANA CAZUZA DE OLIVEIRA
16
8 E
THALITA DE MOURA DE CARVALHO
36
8 E
GLORIA MARIA SANTANA FERREIRA
10
8 E
GABRIEL HENRIQUE DEODATO SANTIAGO
6
8 E
MARCOS PAULO CARMO DOS SANTOS
27
8 E
LETICIA PRAXEDES DOS SANTOS
24
8 E
Forma de entrega e-mail: escolabuonaduce@gmail.com WhatsApp - 11- 987135668
Data de entrega: 14/10/2020
Descrição da atividade: Não há necessidade de copiar a atividade. O aluno deverá colocar seu nome, turma e nome da atividade, seguido com as respostas onde deverão ter somente o número e alternativa correta. Exemplo: 1- A, 2- B, 3 - C,
Atividade de Recuperação de Geografia
6º ano A, B
1- Assinale a alternativa correta.
a) A cobra, nessa cadeia, é um produtor, pois ela se alimenta do sapo, que é consumidor.
b) O ser vivo decompositor pode ser representado pela flor.
c) O grilo, por ser um animal muito pequeno, não pode ser considerado consumidor.
d) Apesar de não estar desenhado na gravura, toda cadeia alimentar possui organismos decompositores.
2- Este ano acompanhamos as notícias sobre os desastres ocorridos devido às chuvas em cidades dos estados de Pernambuco e Alagoas.
Mais uma vez, a população brasileira se solidarizou e enviou ajuda às vítimas dos alagamentos. As autoridades, nas entrevistas veiculadas pela televisão, enfatizaram a necessidade de envio de alimentos não perecíveis, artigos de limpeza e água. Muitas cidades ficaram isoladas, pois pontes foram derrubadas e houve estradas intransitáveis.
Qual a medida que a população dessas cidades precisou tomar para garantir o consumo de água potável e, assim, evitar maior contaminação?
a) Coar cuidadosamente a água do rio.
b) Filtrar a água em filtro de barro.
c) Ferver ou adicionar cloro na água.
d) Deixar a água descansar antes de consumi-la.
3- Quando a agua contida nas nuvens nas nuvens se transformam em chuva ocorre:
a) Precipitação
b)Evaporação
c)Infiltração
d)Filtração
4- Esta questão consta de duas afirmativas. Leia-as com atenção e, depois, assinale a opção CORRETA.
1ª AFIRMATIVA: A água dos mares e rios se evapora e o seu vapor vai para a atmosfera, formando as nuvens. A condensação da água nas nuvens resulta em chuvas. A água volta, no estado líquido, pelos rios, até os mares.
2ª AFIRMATIVA: Esse ciclo de transformações da água recebe o nome de ciclo da água.
a) As duas afirmativas estão corretas.
b) As duas afirmativas estão erradas.
c) Somente a primeira afirmativa está correta.
d) Somente a segunda afirmativa está correta.
5- O ciclo da água na natureza é formada pelos seguintes elementos:
Nuvens, cristais de gelo, neblina.
Chuva, nuvens e neblina.
Vapor de água, névoa e neblina.
Toda água existente no planeta.
6-Maiores problemas ambientais do século XXI:
Crescimento exagerado da cidade, já que o crescimento ocorre de maneira rápida e desorganizada.
Aglomeração excessiva de pessoas em um determinado lugar.
O êxodo Urbano, devido à grande fuga em massa das pessoas.
Alojamento em regiões inadequado e falta de moradia.
7- Fatores que afetam o meio ambiente:
Produção de lixo e esgoto, poluições, desmatamento, os problemas de temperatura, dentre outros.
Poluições, Chuva, energia solar, desmatamento.
Os problemas de temperatura, esgoto, insolação, crateras.
Vento, friagem, poluições, Chuva.
8-As poluições geradas nas grandes cidades podem ser liberadas através de:
Lixo depositado em locais impróprios, radiações, ruídos, substancias químicas, agentes contaminadores e outros.
Radiações, ruídos, vento, madeiras.
Lixo depositado em locais impróprios, celulares, moveis usados, radiações.
Substancias químicas, ventos fortes, enchentes.
9-Combater o uso exagerado e inadequado de agrotóxicos e realizar a coleta seletiva evita:
Poluição do ar
Poluição sonora
Poluição do solo
Poluição das casas.
10-Liquido orgânico, escuro que exala um cheiro forte e pode contaminar o solo.
Chorume
Esgoto
Água poluída
Água da chuva
Forma de entrega e-mail: escolabuonaduce@gmail.com WhatsApp - 11- 987135668
Data de entrega: 14/10/2020
Descrição da atividade: Não há necessidade de copiar a atividade. O aluno deverá colocar seu nome, turma e nome da atividade, seguido com as respostas onde deverão ter somente o número e alternativa correta. Exemplo: 1- A, 2- B, 3 - C,
Atividade de Recuperação de Geografia
7º ano A
FIQUE POR DENTRO... O Aquecimento Global pode ser considerado como um “Efeito Estufa agravado pelo homem” devido à emissão, exagerada, de gases causadores do Efeito Estufa, através da queima dos combustíveis fósseis. Esses gases impedem que o calor irradiado pela superfície terrestre seja devolvido ao espaço. Dessa forma há um aumento anormal das temperaturas do planeta, causando o Aquecimento Global. Assista o vídeo https://youtu.be/-KqLZnfV5bk
Marque somente a alternativa correta:
1-Gases que causam o efeito estufa:
a) Dióxido de carbono, Gás metano, Óxido nitroso, Gases fluoretados.
b) Nitrogênio, Metano, Combustíveis, Cloreto.
c) Dióxido de carbono, Vento forte, amianto, mercúrio.
d) Cloreto, Gás metano, hidrogênio, acetona.
2- O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:
a) natural, porém intensificado pela ação humana.
b) artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.
c) recente, não havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.
d) natural, sem relação com as práticas sociais.
3-O efeito estufa:
a) É o único causador das alterações ambientais.
b) Aquece a terra durante o dia e a esfria durante a noite.
c) É necessária para manter a temperatura do planeta.
d) Não é necessária para manter a temperatura do planeta.
4- O efeito estufa causa:
a) Aumento do nível do mar.
b) Crescimento populacional.
c) Resfriamento do planeta.
d) Alterações dos relevos e solos
5-Toda vez que entramos em um carro que ficou exposto ao sol com os vidros fechados, percebemos o quanto o seu interior fica quente e abafado. Por quê¿
O carro não tem ar condicionado.
b)O carro funciona como se fosse uma estufa.
6- O termo bioma pode ser conceituado como:
a) O conjunto formado por seres bióticos e abióticos que interagem entre si, formando um sistema equilibrado.
b) O agregado de seres vivos que dependem um dos outros para sobreviver. É dividido em: produtores, consumidores e decompositores.
c) O conjunto composto por todos os seres vivos do planeta, exceto as plantas e as algas, que formam a flora.
d) O conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.
e) A camada do planeta Terra que abriga a vida. Abrange parte da litosfera, hidrosfera e da atmosfera.
7- Os principais biomas brasileiros são:
a) Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.
b) Mata de Galeria, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Igapó.
c) Biomas costeiros, Campos, Pampas, Pradarias e Mata Atlântica.
d) Manguezal, Pradarias, Amazônia Caatinga, Cerradão e Campo sujo.
e) Mata de Várzea, Mata dos Cocais, Mata de Araucárias, Pantanal e Cerrado.
8- Quantos são os principais biomas brasileiros?
a) 9
b) 5
c) 7
d) 6
e) 4
9- Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:
a) Ás caatingas.
b) Os campos.
c) Aos estepes.
d) Às savanas.
e) Aos desertos
10- Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?
a) Caatinga
b) Cerrado
c) Amazônia
d) Mata Atlântica
Forma de entrega e-mail: escolabuonaduce@gmail.com WhatsApp- 11- 987135668
Data de entrega: 14/10/2020
Descrição da atividade: Não há necessidade de copiar a atividade. O aluno deverá colocar seu nome, turma e nome da atividade, seguido com as respostas onde deverão ter somente o número e alternativa correta. Exemplo: 1- A, 2- B, 3 - C,
Atividade de Recuperação de Geografia
8º ano A,B,C,D,E
1-Os recursos naturais são subdivididos em dois grupos conforme as suas capacidades de manterem-se disponíveis ou não na natureza após a utilização pelas atividades humanas. Existem, assim, os recursos naturais renováveis e os não renováveis.
Preencha a segunda coluna conforme os itens enumerados na primeira, identificando quais recursos naturais são renováveis e quais não são.
Coluna 01
(1) Recursos Renováveis
(2) Recursos Não Renováveis
Coluna 02
( ) ouro
( ) diamante
( ) solo
( ) água
( ) vegetais
( ) luz solar
( ) petróleo
( ) florestas
2-Atualmente, existem aqueles recursos naturais que são de maior utilidade e, portanto, de maior importância para as atividades socioeconômicas. Um deles é um recurso não renovável que se encontra cada vez mais escasso na natureza, podendo acabar nos próximos anos. Tal recurso demanda muitos gastos e técnicas avançadas na sua extração, mas é muito utilizado na produção de materiais (como o plástico) e também é visto como uma fonte de energia.
O trecho acima fala do seguinte elemento retirado da natureza:
a) Alumínio
b) Petróleo
c) Ouro
d) Biomassa
e) Carvão Mineral
3- "Se cada pessoa da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado."(Revista Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:
a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.
4- Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas partes do mundo. Assim, aquele país que possui uma maior quantidade ou acesso a tais recursos pode melhor utilizá-los tanto para a sua população quanto para a sua exploração comercial.
Assinale a alternativa que apresenta os dois recursos naturais que, atualmente, são considerados os mais estratégicos do mundo:
a) madeira e algodão
b) água e petróleo
c) látex e carvão mineral
d) ouro e diamante
e) solo e florestas
5- Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA –, uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica é classificada como economia
a) mista.
b) centralizada.
c) verde.
d) macroeconomia
A HISTÓRIA DAS COISAS
Assista o vídeo a história das coisas, https://youtu.be/7qFiGMSnNjw e responda as questões abaixo:
6-O que é um planeta finito
a) Um planeta que não tem vida.
b) Planeta inexistente.
c) Um Planeta que tem fim.
d) Um planeta que não tem fim.
7-Como deveria ser simbolizado o governo norte-americano segundo o vídeo
a) Baleia.
b) Tanque de guerra.
c) Foguete.
d) Diamante.
8-Os norte-americanos já consumiram quase toda a sua floresta, resta apenas:
a)10%
b)20%
c)4%
d)6%
9-Se todos os países consumissem no ritmo dos Estados Unidos, precisaríamos de quantos planetas:
a)5 planetas
b)3 planetas
c)4 planetas
d) 6 planetas
10-A obsolescência planejada é:
a) É tudo que é criado para ir para o lixo, quebrar rápido e comprarmos outro.
b) Tudo que é produzido artesanalmente, e longa duração.
c) Objetos planejados por especialistas.
d) Criado para crianças com deficiência cognitiva.
11- Obsolescência perceptiva:
a) É tudo que é criado para que usemos pouco tempo, pois mudam a aparência das coisas, como a moda.
b) É tudo que é obsoleto.
c) Criado para usarmos muito tempo.
d) Tudo que os nossos olhos percebem.
12-A felicidade dos norte-americanos está declinando (perdendo):
a) Devido as guerras com oriente médio e grande acumulo de riquezas.
b) Pois, eles têm mais coisas, porém menos tempo para fazermos o que realmente nos fazem felizes, como tempo livres com amigos e familiares.
c) Porque estão se alimentando de maneira errada, e com uma vida sedentária.
d) A situação financeira dos norte-americanos veem sofrendo forte queda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
● Ler a matéria disponibilizada via link; ● Fazer uma redação a respeito do tema abordado https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/danta-sen...
Nenhum comentário:
Postar um comentário