quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Reforço / Recuperação Disciplina – Geografia Professora: Eva de Cássia de Almeida Silva Turma (s) – 6º A, B _ 7º A _ 8º A, B, C, D, E



E.E. Professor Fernando Buonaduce


Reforço / Recuperação


Disciplina – Geografia Professora: Eva de Cássia de Almeida Silva

Turma (s) – 6º A, B _ 7º A _ 8º A, B, C, D, E




Alunos que NÃO REALIZARAM atividades de recuperação:


Nome



Série


FRANCIELLE DE SOUSA DANTAS

8

6 A


WESLEY FERREIRA DOS SANTOS ROCHA

42

6 A


TAINA MELO SANTOS

37

6 A


PEDRO AUGUSTO GOMES DOS SANTOS

29

6 A


BEATRIZ DE OLIVEIRA SILVA

4

6 A


GRAZIELY DE SOUSA RODRIGUES

10

6 A


JULIA CORREIA PINHEIRO

20

6 A


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXX

XXXXXXX


ANA JULIA NASCIMENTO FERREIRA

8

6 B


LUCIANA FERREIRA COSTA

41

6 B


REGIANE VITORIA DE ARAUJO

32

6 B


YASMIN ROSA SANTOS

40

6 B


JHONATAS MOREIRA DE SOUZA

18

6 B



ANTHONY RODRIGUES RAMOS

6

6 B


ANA JULIA NASCIMENTO FERREIRA

3

6 B


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXX

XXXXXXX


GIULIA OLIVEIRA DOS SANTOS

8

7 A


JOAO PEDRO DA SILVA SANTOS

17

7 A


MARIA CLARA DE JESUS PRADO

27

7 A


KEYLA VITORIA DE OLIVEIRA

23

7 A


KAIQUE DE SOUZA TAVARES

20

7 A


MARIA CLARA JESUS DE SOUZA

8

7 A


ISADORA FERREIRA DE MATOS

15

7 A


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXX

XXXXXXX


ANA CLARA PEREIRA BATISTA

2

8 A


EMILLY LAIS MOIZEZ DE SOUZA

11

8 A


TAMARA SOUZA MENDES

38

8 A


LIVIA DE SOUSA ARRUDA

28

8 A


MARIA EDUARDA MENDONCA DE OLIVEIRA

31

8 A


BRENDA DEODATO DE SOUZA

6

8 A


JHENIFFER LIMA SOUSA

19

8 A


LUANA DA SILVA SANTOS

30

8 A


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXX

XXXXXX


SARA RIBEIRO DA SILVA

37

8 B


HELLEN LOBATO STOPPA DANTAS

11

8 B


CAROLINA SILVA BEZERRA DOS SANTOS

5

8 B


MARIA VITORIA DE LIMA RIBEIRO

26

8 B


KAUE HENRIQUE OLIVEIRA ROSA DOS SANTOS

19

8 B


KAUAN SILVA CAVALCANTE

18

8 B


CARLA BEZERRA DE SOUZA

4

8 B


HYAGO LOURENCO CHAVES

12

8 B


LARISSA EMANUELE CARDOSO OLIVEIRA

20

8 B


LUANA MARINA MACIEL PARREIRAS

21

8 B


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXX

XXXXXXX


MARIA BEATRIZ RABELO DA SILVA

23

8 C


MARIA EDUARDA CAVALHEIRO DOS SANTOS

24

8 C


BIANCA DE MACEDO SILVA

5

8 C


ANA KAROLINE SANTOS DA SILVA

4

8 C


EDICARLOS DOS SANTOS FARIAS

9

8 C


EDRIS ALVES DOS SANTOS

10

8 C


EMILLY AMORIM DO NASCIMENTO

11

8 C


GEOVANA PEIXOTO DE OLIVEIRA BRITO

14

8 C


SAMUEL NUNES DA COSTA SANTOS

34

8 C


SABRINA OLIVEIRA DA SILVA

33

8 C


RYAN JHONATAN DOS SANTOS OLIVEIRA

30

8 C


EDICARLOS DOS SANTOS FARIAS

9

8 C


ALESSANDRO MANCINI DE LIMA

1

8 C


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXX

XXXXXX


ASHLEY EDUARDA DOS SANTOS RIBEIRO

5

8 D


CAUE SILVA DE SOUSA

6

8 D


ALEX DE SENA MIRANDA

2

8 D


GIOVANNI DA SILVA SANTOS

11

8 D


GUSTAVO HENRIQUE PACHECO DOS SANTOS

13

8 D


MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA TEIXEIRA

24

8 D


GUSTAVO DE JESUS SILVA PAIVA PRUDENTE

12

8 D


VITORIA CARVALHO PINTO

38

8 D


MAXWEL DOS SANTOS RIBEIRO

29

8 D


JUAN PABLO DE SOUSA SILVA

16

8 D


ERICA DA SILVA SOUZA

7

8 D


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXX

XXXXXX


LUIZ FELIPPE LEAL

26

8 E


JULIANA CAZUZA DE OLIVEIRA

16

8 E


THALITA DE MOURA DE CARVALHO

36

8 E


GLORIA MARIA SANTANA FERREIRA

10

8 E


GABRIEL HENRIQUE DEODATO SANTIAGO

6

8 E


MARCOS PAULO CARMO DOS SANTOS

27

8 E


LETICIA PRAXEDES DOS SANTOS

24

8 E




Forma de entrega e-mail: escolabuonaduce@gmail.com WhatsApp - 11- 987135668

Data de entrega: 14/10/2020

Descrição da atividade: Não há necessidade de copiar a atividade. O aluno deverá colocar seu nome, turma e nome da atividade, seguido com as respostas onde deverão ter somente o número e alternativa correta. Exemplo: 1- A, 2- B, 3 - C,



Atividade de Recuperação de Geografia


6º ano A, B



1- Assinale a alternativa correta.

a) A cobra, nessa cadeia, é um produtor, pois ela se alimenta do sapo, que é consumidor.

b) O ser vivo decompositor pode ser representado pela flor.

c) O grilo, por ser um animal muito pequeno, não pode ser considerado consumidor.

d) Apesar de não estar desenhado na gravura, toda cadeia alimentar possui organismos decompositores.

2- Este ano acompanhamos as notícias sobre os desastres ocorridos devido às chuvas em cidades dos estados de Pernambuco e Alagoas.


Mais uma vez, a população brasileira se solidarizou e enviou ajuda às vítimas dos alagamentos. As autoridades, nas entrevistas veiculadas pela televisão, enfatizaram a necessidade de envio de alimentos não perecíveis, artigos de limpeza e água. Muitas cidades ficaram isoladas, pois pontes foram derrubadas e houve estradas intransitáveis.

Qual a medida que a população dessas cidades precisou tomar para garantir o consumo de água potável e, assim, evitar maior contaminação?

a) Coar cuidadosamente a água do rio.

b) Filtrar a água em filtro de barro.

c) Ferver ou adicionar cloro na água.

d) Deixar a água descansar antes de consumi-la.


3- Quando a agua contida nas nuvens nas nuvens se transformam em chuva ocorre:

a) Precipitação

b)Evaporação

c)Infiltração

d)Filtração



4- Esta questão consta de duas afirmativas. Leia-as com atenção e, depois, assinale a opção CORRETA.


1ª AFIRMATIVA: A água dos mares e rios se evapora e o seu vapor vai para a atmosfera, formando as nuvens. A condensação da água nas nuvens resulta em chuvas. A água volta, no estado líquido, pelos rios, até os mares.

2ª AFIRMATIVA: Esse ciclo de transformações da água recebe o nome de ciclo da água.

a) As duas afirmativas estão corretas.

b) As duas afirmativas estão erradas.

c) Somente a primeira afirmativa está correta.

d) Somente a segunda afirmativa está correta.

5- O ciclo da água na natureza é formada pelos seguintes elementos:


Nuvens, cristais de gelo, neblina.


Chuva, nuvens e neblina.


Vapor de água, névoa e neblina.


Toda água existente no planeta.

6-Maiores problemas ambientais do século XXI:


Crescimento exagerado da cidade, já que o crescimento ocorre de maneira rápida e desorganizada.


Aglomeração excessiva de pessoas em um determinado lugar.


O êxodo Urbano, devido à grande fuga em massa das pessoas.


Alojamento em regiões inadequado e falta de moradia.

7- Fatores que afetam o meio ambiente:


Produção de lixo e esgoto, poluições, desmatamento, os problemas de temperatura, dentre outros.


Poluições, Chuva, energia solar, desmatamento.


Os problemas de temperatura, esgoto, insolação, crateras.


Vento, friagem, poluições, Chuva.

8-As poluições geradas nas grandes cidades podem ser liberadas através de:


Lixo depositado em locais impróprios, radiações, ruídos, substancias químicas, agentes contaminadores e outros.


Radiações, ruídos, vento, madeiras.


Lixo depositado em locais impróprios, celulares, moveis usados, radiações.


Substancias químicas, ventos fortes, enchentes.

9-Combater o uso exagerado e inadequado de agrotóxicos e realizar a coleta seletiva evita:


Poluição do ar


Poluição sonora


Poluição do solo


Poluição das casas.

10-Liquido orgânico, escuro que exala um cheiro forte e pode contaminar o solo.


Chorume


Esgoto


Água poluída


Água da chuva





Forma de entrega e-mail: escolabuonaduce@gmail.com WhatsApp - 11- 987135668

Data de entrega: 14/10/2020

Descrição da atividade: Não há necessidade de copiar a atividade. O aluno deverá colocar seu nome, turma e nome da atividade, seguido com as respostas onde deverão ter somente o número e alternativa correta. Exemplo: 1- A, 2- B, 3 - C,



Atividade de Recuperação de Geografia


7º ano A


FIQUE POR DENTRO... O Aquecimento Global pode ser considerado como um “Efeito Estufa agravado pelo homem” devido à emissão, exagerada, de gases causadores do Efeito Estufa, através da queima dos combustíveis fósseis. Esses gases impedem que o calor irradiado pela superfície terrestre seja devolvido ao espaço. Dessa forma há um aumento anormal das temperaturas do planeta, causando o Aquecimento Global. Assista o vídeo https://youtu.be/-KqLZnfV5bk



Marque somente a alternativa correta:



1-Gases que causam o efeito estufa:



a) Dióxido de carbono, Gás metano, Óxido nitroso, Gases fluoretados.

b) Nitrogênio, Metano, Combustíveis, Cloreto.

c) Dióxido de carbono, Vento forte, amianto, mercúrio.

d) Cloreto, Gás metano, hidrogênio, acetona.



2- O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:

a) natural, porém intensificado pela ação humana.

b) artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.

c) recente, não havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.

d) natural, sem relação com as práticas sociais.

3-O efeito estufa:

a) É o único causador das alterações ambientais.

b) Aquece a terra durante o dia e a esfria durante a noite.

c) É necessária para manter a temperatura do planeta.

d) Não é necessária para manter a temperatura do planeta.

4- O efeito estufa causa:

a) Aumento do nível do mar.

b) Crescimento populacional.

c) Resfriamento do planeta.

d) Alterações dos relevos e solos


5-Toda vez que entramos em um carro que ficou exposto ao sol com os vidros fechados, percebemos o quanto o seu interior fica quente e abafado. Por quê¿


O carro não tem ar condicionado.

b)O carro funciona como se fosse uma estufa.

6- O termo bioma pode ser conceituado como:

a) O conjunto formado por seres bióticos e abióticos que interagem entre si, formando um sistema equilibrado.

b) O agregado de seres vivos que dependem um dos outros para sobreviver. É dividido em: produtores, consumidores e decompositores.

c) O conjunto composto por todos os seres vivos do planeta, exceto as plantas e as algas, que formam a flora.

d) O conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.

e) A camada do planeta Terra que abriga a vida. Abrange parte da litosfera, hidrosfera e da atmosfera.

7- Os principais biomas brasileiros são:

a) Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.

b) Mata de Galeria, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Igapó.

c) Biomas costeiros, Campos, Pampas, Pradarias e Mata Atlântica.

d) Manguezal, Pradarias, Amazônia Caatinga, Cerradão e Campo sujo.

e) Mata de Várzea, Mata dos Cocais, Mata de Araucárias, Pantanal e Cerrado.

8- Quantos são os principais biomas brasileiros?

a) 9

b) 5

c) 7

d) 6

e) 4

9- Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:

a) Ás caatingas.

b) Os campos.

c) Aos estepes.

d) Às savanas.

e) Aos desertos

10- Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?

a) Caatinga

b) Cerrado

c) Amazônia

d) Mata Atlântica








Forma de entrega e-mail: escolabuonaduce@gmail.com WhatsApp- 11- 987135668

Data de entrega: 14/10/2020

Descrição da atividade: Não há necessidade de copiar a atividade. O aluno deverá colocar seu nome, turma e nome da atividade, seguido com as respostas onde deverão ter somente o número e alternativa correta. Exemplo: 1- A, 2- B, 3 - C,



Atividade de Recuperação de Geografia


8º ano A,B,C,D,E


1-Os recursos naturais são subdivididos em dois grupos conforme as suas capacidades de manterem-se disponíveis ou não na natureza após a utilização pelas atividades humanas. Existem, assim, os recursos naturais renováveis e os não renováveis.

Preencha a segunda coluna conforme os itens enumerados na primeira, identificando quais recursos naturais são renováveis e quais não são.

Coluna 01

(1) Recursos Renováveis

(2) Recursos Não Renováveis

Coluna 02

( ) ouro

( ) diamante

( ) solo

( ) água

( ) vegetais

( ) luz solar

( ) petróleo

( ) florestas

2-Atualmente, existem aqueles recursos naturais que são de maior utilidade e, portanto, de maior importância para as atividades socioeconômicas. Um deles é um recurso não renovável que se encontra cada vez mais escasso na natureza, podendo acabar nos próximos anos. Tal recurso demanda muitos gastos e técnicas avançadas na sua extração, mas é muito utilizado na produção de materiais (como o plástico) e também é visto como uma fonte de energia.

O trecho acima fala do seguinte elemento retirado da natureza:

a) Alumínio

b) Petróleo

c) Ouro

d) Biomassa

e) Carvão Mineral

3- "Se cada pessoa da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado."(Revista Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:

a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.

b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.

c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.

d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.

e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.

4- Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas partes do mundo. Assim, aquele país que possui uma maior quantidade ou acesso a tais recursos pode melhor utilizá-los tanto para a sua população quanto para a sua exploração comercial.

Assinale a alternativa que apresenta os dois recursos naturais que, atualmente, são considerados os mais estratégicos do mundo:

a) madeira e algodão

b) água e petróleo

c) látex e carvão mineral

d) ouro e diamante

e) solo e florestas

5- Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA –, uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica é classificada como economia

a) mista.
b) centralizada.
c) verde.
d) macroeconomia



A HISTÓRIA DAS COISAS

Assista o vídeo a história das coisas, https://youtu.be/7qFiGMSnNjw e responda as questões abaixo:

6-O que é um planeta finito

a) Um planeta que não tem vida.

b) Planeta inexistente.

c) Um Planeta que tem fim.

d) Um planeta que não tem fim.

7-Como deveria ser simbolizado o governo norte-americano segundo o vídeo

a) Baleia.

b) Tanque de guerra.

c) Foguete.

d) Diamante.

8-Os norte-americanos já consumiram quase toda a sua floresta, resta apenas:

a)10%

b)20%

c)4%

d)6%


9-Se todos os países consumissem no ritmo dos Estados Unidos, precisaríamos de quantos planetas:

a)5 planetas

b)3 planetas

c)4 planetas

d) 6 planetas

10-A obsolescência planejada é:

a) É tudo que é criado para ir para o lixo, quebrar rápido e comprarmos outro.

b) Tudo que é produzido artesanalmente, e longa duração.

c) Objetos planejados por especialistas.

d) Criado para crianças com deficiência cognitiva.

11- Obsolescência perceptiva:

a) É tudo que é criado para que usemos pouco tempo, pois mudam a aparência das coisas, como a moda.

b) É tudo que é obsoleto.

c) Criado para usarmos muito tempo.

d) Tudo que os nossos olhos percebem.

12-A felicidade dos norte-americanos está declinando (perdendo):

a) Devido as guerras com oriente médio e grande acumulo de riquezas.

b) Pois, eles têm mais coisas, porém menos tempo para fazermos o que realmente nos fazem felizes, como tempo livres com amigos e familiares.

c) Porque estão se alimentando de maneira errada, e com uma vida sedentária.

d) A situação financeira dos norte-americanos veem sofrendo forte queda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário