quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Ciências Profª Anna Carolinne Ferreira Bissoli RECUPERAÇÃO Turmas: 6ª B,C,D,E,F e G

 


Ciências

Profª Anna Carolinne Ferreira Bissoli

RECUPERAÇÃO

Turmas: 6ª B,C,D,E,F e G

                                      SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1



Alunos que não precisam realizar as atividades de recuperação:

6ºB


Regiane Vitoria de Araujo nº 32


Luciana Ferreira Costa nº 41

6º C


Amanda Maria de Carvalho Silva nº 2


Jhenifer Maria Carmo Pereira nº 17


Lívia Rocha Macedo nº 29


Lucas Bastos de Sena nº 30

6º D


Lara da Cruz Souza nº 23

6º E

Todos os alunos devem realizar as atividades de recuperação.

6º F


Cauan Henrique Magalhães Arcanjo nº 4

6º G


Kamily de Lima Dias Beserra nº17


Luana Borges da Costa nº 20

Nesta situação de aprendizagem vamos estudar o funcionamento da visão e como ela é importante na interação com o meio em que vivemos. Vamos também conhecer alguns defeitos da visão e as lentes adequadas para sua correção. 

ATIVIDADE 1 - VAMOS PENSAR E CONVERSAR SOBRE A VISÃO? Leia atentamente as perguntas a seguir responda no caderno

Você já se perguntou quais os fatores ou condições que nos possibilitam enxergar?

 Qual o mecanismo responsável pela nossa visão? 

Como enxergamos as coisas ao nosso redor?

 Por que algumas pessoas precisam usar óculos? 

Por que usamos óculos escuros em dias de muito sol? Você se considera possuidor(a) de boa visão?    


Como funciona o Olho Humano?ATIVIDADE 2 - Com base nas informações abaixo, complete a figura que representa o olho humano, na página 7 do Caderno do Aluno.


Cílios

São pelos localizados na borda da pálpebra e servem para proteger o olho de materiais em suspensão no ar, como a poeira.

Córnea

É o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura da íris. Junto com o cristalino, a córnea ajusta o foco da imagem no olho.


Coróide

Camada média do globo ocular. Constituída por uma rede de vasos sanguíneos, ela supre a retina de oxigênio e outros nutrientes.

Corpo Ciliar

Localizado atrás da íris o corpo ciliar é responsável pela formação do humor aquoso e pela acomodação, ou seja, mobilidade do cristalino.

Cristalino

Lente transparente e flexível, localizada atrás da pupila. Funciona como uma lente, cujo formato pode ser ajustado para focar objetos em diferentes distâncias, num mecanismo chamado acomodação.

Esclera

Camada externa do globo ocular – parte branca do olho. Semi-rígida, ela dá ao globo ocular seu formato e protege as camadas internas mais delicadas.

Íris

É um fino tecido muscular que tem, no centro, uma abertura circular ajustável chamada de pupila.

Nervo Óptico

É a estrutura formada pelos prolongamentos das células nervosas que formam a retina. Transmite a imagem capturada pela retina para o cérebro.

Pálpebras

Consideradas anexos oculares, tem como função proteger o olho na sua parte mais anterior. Através da sua movimentação (piscar), espalha a lágrima produzida pelas glândulas lacrimais, umedecendo e nutrindo a córnea e retirando substâncias estranhas que tenham alcançado o olho.

Pupila

Controla a entrada de luz: dilata-se em ambiente com pouca claridade e estreita-se quando a iluminação é maior. Esses ajustes permitem que a pessoa enxergue bem à noite e evitam danos à retina quando a luz é mais forte.

Retina
Sua função é receber ondas de luz e convertê-las em impulsos nervosos, que são transformados em percepções visuais.

ATIVIDADE 2 - CONHECENDO O OLHO HUMANO












*Essa atividade foi ADAPTADA do “Caderno do Aluno. Vol. 3. Pág 7.

*AO FINAL DESTA LIÇÃO VOCÊ DEVERÁ FOTOGRAFAR O CADERNO E ENVIAR A FOTO ATÉ O DIA 10/10, COM O NOME DO ALUNO, NÚMERO E SÉRIE PARA O E-MAIL: profannabissoli@gmail.com .


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