quinta-feira, 1 de outubro de 2020

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROF.: GILMARA DANIELA OLIVEIRA. TURMA: 1º ANO B

 


Secretaria de Estado da Educação                                      

Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.

Diretoria de Ensino Região Osasco    

  1. Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90

    1. R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329


CURSO: ENSINO MÉDIO 2020

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PERÍODO: MANHÃ.

PROF.: GILMARA DANIELA OLIVEIRA.

TURMA: 1º ANO B 2º BIM.

RELAÇÃO DE ALUNOS DE RECUPERAÇÃO

  NOME             1ª série B   2020

 

1

ALESSANDRA FELIX SILVA

ATIVO

2

ALINE DA SILVA SANTOS  REM

REMA

4

ANDRE LUIZ DA SILVA DO NASCIMENTO

ATIVO

5

ANDRE PAULO BOLETI DA SILVA

ATIVO

6

ARTHUR INHOATTO PEREIRA DOS SANTOS

ATIVO

7

BEATRIZ BERNARDO BERTO

ATIVO

8

BRUNO DA SILVA SOUSA FERREIRA

ATIVO

9

CONRADO DA SILVA ARAUJO

ATIVO

11

ELISON DHONE LINHARES DOS SANTOS

ATIVO

12

ELTON MARCOS ALMEIDA DIAS FILHO

ATIVO

13

EVERTON THIAGO MENDES ROSA

ATIVO

14

GABRIELLY DA SILVA MAGALHAES

ATIVO

15

GABRIELLY REGINA DE LIMA JACINTO

ATIVO

16

ISAQUE SANTOS DA SILVA

ATIVO

17

JHONY KENDY OLIVEIRA SILVA

ATIVO

18

JOAO VITOR CARVALHO DE SOUZA

ATIVO

19

KAIQUE MAXWELL DA SILVA

ATIVO

21

KIMBERLY VITORIA DE OLIVEIRA

ATIVO

22

LANA GABRIELLY RODRIGUES SAMPAIO

ATIVO

23

LARA QUESIA DE SANTANA

ATIVO

24

LAYSLA ASHELLEY ROCHA CRUZ

ATIVO

25

LETHICIA THAINA PEREIRA MATOS

ATIVO

26

LETICIA PEREIRA DA SILVA

ATIVO

28

MAIRA DA SILVA FERREIRA DE MORAES

ATIVO

29

MARLON BARBOSA DA CONCEICAO

ATIVO

30

MATHEUS GABRIEL SILVA

ATIVO

31

MIKELLY COELHO DOS SANTOS

ATIVO

32

PABLO DE LIMA SILVA

ATIVO

33

PEDRO HENRIQUE PEREIRA DE SOUSA

ATIVO

34

QUEILA ALVES CERQUEIRA  TR

TRAN

36

RONIELSON DA SILVA MATA  TR

TRAN

37

ROSELAINE DA SILVA MATA  TR

TRAN

38

SANDRO ROBERTO ALVES DE LIMA

ATIVO

39

THAILAINE DE ALMEIDA LIMA

ATIVO

40

VANESSA OLIVEIRA DA SILVA

ATIVO

41

VINICIUS BORGES DA SILVA

ATIVO

42

WEBER SOUSA FEITOSA

ATIVO

43

YASMIN RODRIGUES DE OLIVEIRA

ATIVO

44

VALERIA MELISSA BARROS SANTOS

ATIVO

45

RAQUEL BATISTA ZOCOLI

ATIVO

46

CAIO GABRIEL VIEIRA SOUSA

ATIVO








ATENÇÃO: A relação de nomes acima refere-se aos alunos que estão de recuperação no 2º bimestre de 2020.

 Caso seu nome não conste na lista, significa que o aluno(a) não está de recuperação.

 A atividade de recuperação deverá ser enviada por e-mail gdaniela@prof.educacao.sp.gov.br

até o dia 14/10/2020.

 Segue abaixo a atividade de recuperação.














Secretaria de Estado da Educação                                      

Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.

Diretoria de Ensino Região Osasco    

  1. Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90

    1. R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329


CURSO: ENSINO MÉDIO 2020

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PERÍODO: MANHÃ.

PROF.: GILMARA DANIELA OLIVEIRA.

TURMA: B 2º BIM

NOME: _________________________________Nº ___ 1º ____

 RECUPERAÇÃO – 2º BIM

1. A migração pode ser definida como:

a) A entrada de migrantes em um determinado país.

b) A saída de migrantes de um determinado país para outro.

c) O deslocamento populacional pelo território de um país.

d) As políticas públicas de controle de natalidade implantadas pelo governo para controlar o crescimento populacional.

e) Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou por parte de uma população

2. “O Ministério da Justiça brasileira, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, regularizou a permanência no Brasil de 18.004 bolivianos. De acordo com as estatísticas, os bolivianos são a comunidade estrangeira que mais cresce em São Paulo, e a principal motivação para esse deslocamento é a busca por emprego”.

Disponível em http://bolivianosnobrasil.blogspot.com.br/2012/05/bolivianos-sao-comunidade-estrangeira.html. Acesso: 08 jul 2013.

Nesse contexto, o deslocamento feito pelos bolivianos

a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.

b) corresponde a um processo de migração pendular.

c) classifica-os como emigrantes no espaço brasileiro.

d) configura um processo de migração sazonal.


3. O segundo maior fluxo imigratório para o Brasil foi representado pela imigração italiana. Considere esse tema na análise das afirmações seguintes.

0-0) O período de maior entrada desses imigrantes no Brasil está compreendido entre 1891 e 1900. Os principais Estados de fixação dos imigrantes foram: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

1-1) A escassez de mão de obra, sobretudo para a cafeicultura, representou um forte fator atrativo para essa imigração ao Brasil, sobretudo na Região Sudeste.

2-2) Após a Segunda Guerra Mundial, a migração italiana passou a se dirigir muito mais para os países europeus do que para países fora do seu continente. Esse fato implicou uma redução considerável do número de imigrantes italianos para o Brasil.

3-3) Os italianos, em decorrência de aspectos particulares da cultura da Itália, tiveram grandes dificuldades de integração na vida brasileira. Muitos desses imigrantes preferiram voltar ao país de origem, sobretudo na década de 1940.

4-4) A partir da década de 1920, ocorreu uma intensificação nos fluxos imigratórios italianos para o Brasil, em decorrência da rígida política natalista de caráter fascista adotada por Mussolini.

Assinale a alternativa correta

a. VVVFF b. FFVVF c. VFVFF d. FVVFV

4.  “O desenvolvimento e o maior acesso ao transporte intercontinental, somados à facilidade de obtenção de informações sobre outros países por meio dos veículos de comunicação, impulsionaram o movimento de pessoas que buscam melhores condições de vida – nem sempre alcançadas fora do país de origem. Ao contrário do que se verifica com os fluxos econômicos, as fronteiras nacionais são reforçadas por governos de muitos países, principalmente dos desenvolvidos, para a entrada de imigrantes”.

 

JOIA, A. L., GOETTEMS, A A. Geografia: leituras e interação. Vol. 02. 1º ed. São Paulo: Leya, 2013. p.275.

Um exemplo mundialmente reconhecido de restrição à entrada de imigrantes conforme mencionado no trecho acima é:

a) a criação da União Europeia com número restrito de países.

b) a construção e ampliação do Muro do México.

c) a intervenção dos Estados Unidos em Cuba.

d) a deportação de estrangeiros irregulares no Brasil.

e) a difusão de políticas públicas xenófobas na Europa.



5. Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado

a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.

b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.

c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.

d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.

e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.















ATENÇÃO: A relação de nomes acima refere-se aos alunos que estão de recuperação no 2º bimestre de 2020.

Caso seu nome não conste na lista, significa que o aluno(a) não está de recuperação.

A atividade de recuperação deverá ser enviada por e-mail gdaniela@prof.educacao.sp.gov.br

até o dia 14/10/2020.

Segue abaixo a atividade de recuperação.

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