sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Profª Eliane - Artes - 8º anos F / G




E.E. Professor Fernando Buonaduce


Reforço / Recuperação


Disciplina Arte  – Professor (a) Eliane Ferreira

Turma (s)  8º anos  F/ G


TODOS OS ALUNOS DEVEM FAZER O TRABALHO .


Forma de entrega (EMAIL)

elianeferreira@prof.educacao.sp.gov.br


Data de entrega: Até o dia 16/10/2020


Descrição da atividade Leitura e ilustração


Elementos do Teatro (somente leitura)


Nesta aula veremos sobre os elementos que compõem uma dança e um teatro. 


Nos bastidores ...

Uma peça teatral e um espetáculo de dança não é feito apenas pelos participantes (atores e dançarinos) que aparecem no palco. Outras pessoas também participam, e mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.

  1.  Figurinista (Figurino)


    É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela. Figurino é a roupa usada em uma produção artística. Grande parte das danças é marcada pelo colorido de suas roupas e seus movimentos coreográficos. O figurino possui uma identidade, uma lista de mensagens sobre a ideia geral do espetáculo e funções específicas dentro do contexto e perante o público. O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral e na apresentação da dança. Para exercer a profissão, é necessário ter conhecimento em cenografia, teatro, expressão corporal, iluminação, noções de espaço, arte, criação de trajes, história do vestuário, desenho técnico, modelagem, tecidos, acessórios, costura e de onde se podem encontrar materiais e pessoal especializado. Para ser um figurinista, é necessário conhecer a fundo a coreografia e a ideia a ser tratada na trama. Para elaborar as roupas, o figurinista deve conhecer a época em que se passa a trama, o local onde são gravadas as cenas, o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico dos atores e obter todas as orientações possíveis do diretor de arte. 

     

Tipos de figurino: 

. Dentro da ideia de figurino, temos: figurino, indumentária e vestimenta.

  • Indumentárias: todo o vestuário em relação a uma determinada época e a determinados povos.

  • Vestuário: um conjunto de peças de roupas que se veste. Pode incluir apetrechos, bijuterias, calçados etc.

  • Figurino: traje específico usado por um personagem criado. 


     

                                                      

Os figurinos variam de acordo com o tema, seja na dança, no teatro ou no cinema. A roupa sempre vem acompanhada de acessórios, cabelos e maquiagens.


                        



  1. Cenógrafo (Cenografia)


     Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é a técnica de organizar todo o espaço onde as ações são realizadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço. O cenógrafo é aquele que cria o cenário.

  1. Maquiagem (Maquiador) 




  1. Sonoplastia (Som)


      A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo. O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral. 


  1. Iluminação (Luzes)


     A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo. O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral. 


Sem o trabalho em equipe, uma apresentação não acontece!



Atividade Avaliativa   


Atividade 1: Construção artística (entregar)

Observe o modelo abaixo. Hoje você será o figurinista. Poderá criar um desenho de uma roupa no estilo que gosta (pense nos personagens dos filmes que gosta, dos jogos, Carnaval, danças folclóricas, outros).


                                                           


                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário