quinta-feira, 1 de outubro de 2020

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROF.: GILMARA DANIELA OLIVEIRA. TURMA: 2º ANO B

 


Secretaria de Estado da Educação                                      

Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.

Diretoria de Ensino Região Osasco    

  1. Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90

    1. R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329


CURSO: ENSINO MÉDIO 2020

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PERÍODO: NOTURNO.

PROF.: GILMARA DANIELA OLIVEIRA.

TURMA: 2º ANO B 2º BIM.

RELAÇÃO DE ALUNOS DE RECUPERAÇÃO

  NOME             2ª série B   2020

 

1

AGATHA DE ARAUJO SILVA  TR

TRAN

2

ANA BEATRIZ DA SILVA

ATIVO

3

ARIANE OLIVEIRA SANTOS

ATIVO

4

DEISE DOS SANTOS RIBEIRO

ATIVO

5

DIOGO DIAS LOPES DA SILVA

ATIVO

6

ELAINE SOUSA DOS SANTOS

ATIVO

7

ELISANGELA SANTOS SILVA

ATIVO

8

FERNANDO GUSTAVO RODRIGUES DOS SANTOS

ATIVO

9

GABRIEL HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA

ATIVO

10

GABRIEL LOPES VITOR

ATIVO

11

GUILHERME LOPES DA ROCHA

ATIVO

12

GUSTAVO SILVA VITORIO

ATIVO

13

HELEN CRISTINE MIRANDA PEREIRA

ATIVO

14

IASMIM DA SILVA PEREIRA

ATIVO

15

IGOR DO NASCIMENTO

ATIVO

16

JACIARA DANIELLY CONCEICAO DOS SANTOS

ATIVO

17

JESSICA FLORENCIO DE SOUSA  REC

RECL

18

JOAO VICTOR BARBOSA SOUZA REIS

ATIVO

19

JOYCE AMORIM DA SILVA

ATIVO

20

KAIQUE BAETA PAIXAO

ATIVO

21

KAUAN OLIVEIRA DE AZEVEDO

ATIVO

22

LAISA SANTOS DA SILVA

ATIVO

23

LAISA SANTOS DE MATOS

ATIVO

24

LARISSA BIANCA SOUZA DA SILVA

ATIVO

25

LUCAS SANTOS SILVA

ATIVO

26

LUCAS SOUZA AZEVEDO PEREIRA DE MELO

ATIVO

28

MABEL STEPHANIE ALVES BARBOSA  REC

RECL

29

MARCOS RIBEIRO FONTES

ATIVO

30

MARIA OLIVIA GOMES DE SOUSA

ATIVO

31

OTAVIO BRANDAO

ATIVO

32

RAIELY MOURA FRAGA DA SILVA  REC

RECL

34

SAMARA DOS SANTOS SILVA

ATIVO

35

TAGILA CAIANE BARBOSA EVANGELISTA

ATIVO

36

TALITA FELIX GERALDUCCI

ATIVO

37

TAUANE COSTA ARAUJO

ATIVO

38

VINICIUS FELIX DE OLIVEIRA

ATIVO

39

VITOR SILVA AMORIM

ATIVO

40

PEDRO ARTUR REIS VICTOR DOS SANTOS

ATIVO









ATENÇÃO: A relação de nomes acima refere-se aos alunos que estão de recuperação no 2º bimestre de 2020.

 Caso seu nome não conste na lista, significa que o aluno(a) não está de recuperação.

 A atividade de recuperação deverá ser enviada por e-mail gdaniela@prof.educacao.sp.gov.br

até o dia 14/10/2020.

 Segue abaixo a atividade de recuperação.

















Secretaria de Estado da Educação                                      

Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.

Diretoria de Ensino Região Osasco    

  1. Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90

    1. R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329


Curso:                         Ensino Médio          

Disciplina:                  Geografia         2º Série -        C/sem.: 04

Período letivo:            2º Bimestre       Período: Noite             

Prof. Responsável:    Gilmara D Oliveira.


Recuperação/ 1.1

1. O plano de Governo de Juscelino Kubitschek estava definido no seu Programa de Metas, voltado para o desenvolvimento de seis setores “estratégicos” na esfera do desenvolvimento econômico nacional: energia, alimentação, transportes, indústrias de base, educação e construção da nova capital federal — Brasília.” No plano de suas realizações, qual o único elemento que expressa medidas para desenvolver as indústrias de base?

a) A criação do Instituto Superior de Estudos Brasileiros, que propagaria um pensamento marcadamente nacionalista.

b) Os incentivos aos investimentos estrangeiros verificados, por exemplo, com a criação, em 1958, da indústria Volkswagen.

c) A criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) que desenvolveu a indústria da região Nordeste.

d) A criação de uma política inflacionária que gerasse divisas para o desenvolvimento industrial.

e) A criação de uma política de desenvolvimento apenas para a região Sudeste.

2.  (PUC-PR) “Brasília nascia, brotada de uma nave mágica, em meio do deserto, onde os índios não conheciam nem a existência da roda; estendiam-se estradas e criavam-se grandes represas; das fábricas de automóveis surgia um auto novo a cada dois minutos. A indústria acelerava-se o grande ritmo. Abriam-se as portas, de par a par, à inversão estrangeira, aplaudia-se a invasão de dólares, sentia-se vibrar o dinamismo do progresso.” (GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p.233).

O texto lembra a época do governo Kubitschek e o:

a) Plano SALTE b) I Plano Nacional de Desenvolvimento
c) Plano Trienal d) Metas e Bases               e) Plano de Metas

3.  (UERJ) “Bossa-nova mesmo é ser presidente/ desta terra descoberta por Cabral./ Para tanto basta ser tão simplesmente simpático... risonho... original” – Juca Chaves “Bota o retrato do velho outra vez/ Bota no mesmo lugar/ O sorriso do velhinho/ Faz a gente se animar, oi (...) O sorriso do velhinho/ Faz a gente trabalhar” – Marino Pinto e Haroldo Lobo

Os estilos de governar de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek são abordados nas letras de música apresentadas. Um elemento comum das políticas econômicas destes dois governos está indicado na seguinte alternativa:

a) trabalhismo           b) monetarismo               c) industrialismo                   d) corporativismo

4. No período do Estado Novo, Vargas impulsionou o desenvolvimento da indústria de base no Brasil. Para tanto, foi necessário:

a) o desmantelamento do setor agroindustrial e a desapropriação dos grandes latifúndios.

b) o enfraquecimento do controle estatal e o direcionamento da atividade industrial para o setor privado.

c) a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Companhia Hidrelétrica de São Francisco.

d) a criação de comunas rurais ao longo do sertão brasileiro.

e) a criação de laços econômicos com companhias latino-americanas, visando assim a uma associação pan-americanista industrial.

5. UC-RS) “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses

a) da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.

b) do operariado, com o objetivo de aprofundar a industrialização.

c) dos partidos de direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte.

d) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado.

e) da burguesia industrial, na busca de uma política de livre iniciativa.

6. Leia a letra da canção Três apitos, de Noel Rosa, e observe a reprodução da obra 

Operários, de Tarsila do Amaral.


Três Apitos (1933)

  Noel Rosa

Quando o apito da fábrica de tecidos

Vem ferir os meus ouvidos

Eu me lembro de você

Mas você anda

Sem dúvida bem zangada

Está interessada

Em fingir que não me vê

Você que atende ao apito de uma chaminé de barro

Porque não atende ao grito

Tão aflito

Da buzina do meu carro

Você no inverno

Sem meias vai pro trabalho

Não faz fé com agasalho

Nem no frio você crê


Noel Rosa

Noel Rosa

Fonte:letras.mus.br/noel-rosa-musicas/fotos.html  








Mas você é mesmo artigo que não se imita

Quando a fábrica apita

Faz reclame de você

Nos meus olhos você lê

Que eu sofro cruelmente

Com ciúmes do gerente

Impertinente

Que dá ordens a você

Sou do sereno poeta muito soturno

Vou virar guarda-noturno

E você sabe por que

Mas você não sabe

Que enquanto você faz pano

Faço junto do piano

Estes versos pra você.

http://galeriadefotos.universia.com.br/uploads/2012_05_21_23_54_570.jpg

Operários, de Tarsila do Amaral, 1933. Fonte: Acervo Artístico Cultural do Palácio do Governo do Estado de São Paulo.  



I. Quais são os elementos nas duas obras que sugerem a época em que elas foram criadas?

II. Como se caracteriza o período de industrialização que o Brasil vivenciou na época em que a canção e o quadro foram criados?

III. A partir dos elementos da canção e do quadro, quais foram as prováveis transformações ocorridas no espaço geográfico a partir da industrialização, particularmente no Rio de Janeiro e São Paulo?

Assinale a sequência correta das respostas das questões acima:

a) ritmo de trabalho nas fabricas de tecidos e formação do operário industrial; surto de industrialização (construção de um parque industrial); construção de fabricas e moradias.

b) ritmo do samba para caracterizar o processo da industrialização brasileira.

c) ritmo de trabalho nas grandes cidades impulsionadas pelas indústrias, o processo do êxodo rural em rumo às cidades.

d) N. D. A.

 7. Observe a imagem a seguir.

http://brasil.indymedia.org/images/2008/07/423862.jpg

Fonte: www.midiaindependente.org

A imagem acima retrata qual movimento e reedificação da problemática Fundiária do Brasil?

Assinale à sequência correta da pergunta acima:

a) movimento de invasão de terra particular , e não a reforma agrária.

b) reforma agrária, e movimento pacífico não a violência na área rural.

c) Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, luta pela Reforma Agrária no Brasil.

d) Luta pela Reforma Agraria e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.


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