Secretaria de Estado da Educação
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.
Diretoria de Ensino Região Osasco
Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90
R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329
CURSO: ENSINO MÉDIO 2020
DISCIPLINA: GEOGRAFIA PERÍODO: NOTURNO.
PROF.: GILMARA DANIELA OLIVEIRA.
TURMA: 2º ANO B 2º BIM.
RELAÇÃO DE ALUNOS DE RECUPERAÇÃO
ATENÇÃO: A relação de nomes acima refere-se aos alunos que estão de recuperação no 2º bimestre de 2020.
Caso seu nome não conste na lista, significa que o aluno(a) não está de recuperação.
A atividade de recuperação deverá ser enviada por e-mail gdaniela@prof.educacao.sp.gov.br
até o dia 14/10/2020.
Segue abaixo a atividade de recuperação.
Secretaria de Estado da Educação
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.
Diretoria de Ensino Região Osasco
Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90
R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329
Curso: Ensino Médio
Disciplina: Geografia 2º Série - C/sem.: 04
Período letivo: 2º Bimestre Período: Noite
Prof. Responsável: Gilmara D Oliveira.
Recuperação/ 1.1
1. O plano de Governo de Juscelino Kubitschek estava definido no seu Programa de Metas, voltado para o desenvolvimento de seis setores “estratégicos” na esfera do desenvolvimento econômico nacional: energia, alimentação, transportes, indústrias de base, educação e construção da nova capital federal — Brasília.” No plano de suas realizações, qual o único elemento que expressa medidas para desenvolver as indústrias de base?
a) A criação do Instituto Superior de Estudos Brasileiros, que propagaria um pensamento marcadamente nacionalista.
b) Os incentivos aos investimentos estrangeiros verificados, por exemplo, com a criação, em 1958, da indústria Volkswagen.
c) A criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) que desenvolveu a indústria da região Nordeste.
d) A criação de uma política inflacionária que gerasse divisas para o desenvolvimento industrial.
e) A criação de uma política de desenvolvimento apenas para a região Sudeste.
2. (PUC-PR) “Brasília nascia, brotada de uma nave mágica, em meio do deserto, onde os índios não conheciam nem a existência da roda; estendiam-se estradas e criavam-se grandes represas; das fábricas de automóveis surgia um auto novo a cada dois minutos. A indústria acelerava-se o grande ritmo. Abriam-se as portas, de par a par, à inversão estrangeira, aplaudia-se a invasão de dólares, sentia-se vibrar o dinamismo do progresso.” (GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p.233).
O texto lembra a época do governo Kubitschek e o:
a) Plano SALTE b) I Plano Nacional de Desenvolvimento
c) Plano Trienal d) Metas e Bases e) Plano de Metas
3. (UERJ) “Bossa-nova mesmo é ser presidente/ desta terra descoberta por Cabral./ Para tanto basta ser tão simplesmente simpático... risonho... original” – Juca Chaves “Bota o retrato do velho outra vez/ Bota no mesmo lugar/ O sorriso do velhinho/ Faz a gente se animar, oi (...) O sorriso do velhinho/ Faz a gente trabalhar” – Marino Pinto e Haroldo Lobo
Os estilos de governar de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek são abordados nas letras de música apresentadas. Um elemento comum das políticas econômicas destes dois governos está indicado na seguinte alternativa:
a) trabalhismo b) monetarismo c) industrialismo d) corporativismo
4. No período do Estado Novo, Vargas impulsionou o desenvolvimento da indústria de base no Brasil. Para tanto, foi necessário:
a) o desmantelamento do setor agroindustrial e a desapropriação dos grandes latifúndios.
b) o enfraquecimento do controle estatal e o direcionamento da atividade industrial para o setor privado.
c) a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Companhia Hidrelétrica de São Francisco.
d) a criação de comunas rurais ao longo do sertão brasileiro.
e) a criação de laços econômicos com companhias latino-americanas, visando assim a uma associação pan-americanista industrial.
5. UC-RS) “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses
a) da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.
b) do operariado, com o objetivo de aprofundar a industrialização.
c) dos partidos de direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte.
d) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado.
e) da burguesia industrial, na busca de uma política de livre iniciativa.
6. Leia a letra da canção Três apitos, de Noel Rosa, e observe a reprodução da obra
Operários, de Tarsila do Amaral.
Três Apitos (1933)
Noel Rosa
Quando o apito da fábrica de tecidos
Vem ferir os meus ouvidos
Eu me lembro de você
Mas você anda
Sem dúvida bem zangada
Está interessada
Em fingir que não me vê
Você que atende ao apito de uma chaminé de barro
Porque não atende ao grito
Tão aflito
Da buzina do meu carro
Você no inverno
Sem meias vai pro trabalho
Não faz fé com agasalho
Nem no frio você crê
Noel Rosa
Fonte:letras.mus.br/noel-rosa-musicas/fotos.html
Mas você é mesmo artigo que não se imita
Quando a fábrica apita
Faz reclame de você
Nos meus olhos você lê
Que eu sofro cruelmente
Com ciúmes do gerente
Impertinente
Que dá ordens a você
Sou do sereno poeta muito soturno
Vou virar guarda-noturno
E você sabe por que
Mas você não sabe
Que enquanto você faz pano
Faço junto do piano
Estes versos pra você.
Operários, de Tarsila do Amaral, 1933. Fonte: Acervo Artístico Cultural do Palácio do Governo do Estado de São Paulo.
I. Quais são os elementos nas duas obras que sugerem a época em que elas foram criadas?
II. Como se caracteriza o período de industrialização que o Brasil vivenciou na época em que a canção e o quadro foram criados?
III. A partir dos elementos da canção e do quadro, quais foram as prováveis transformações ocorridas no espaço geográfico a partir da industrialização, particularmente no Rio de Janeiro e São Paulo?
Assinale a sequência correta das respostas das questões acima:
a) ritmo de trabalho nas fabricas de tecidos e formação do operário industrial; surto de industrialização (construção de um parque industrial); construção de fabricas e moradias.
b) ritmo do samba para caracterizar o processo da industrialização brasileira.
c) ritmo de trabalho nas grandes cidades impulsionadas pelas indústrias, o processo do êxodo rural em rumo às cidades.
d) N. D. A.
7. Observe a imagem a seguir.
Fonte: www.midiaindependente.org
A imagem acima retrata qual movimento e reedificação da problemática Fundiária do Brasil?
Assinale à sequência correta da pergunta acima:
a) movimento de invasão de terra particular , e não a reforma agrária.
b) reforma agrária, e movimento pacífico não a violência na área rural.
c) Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, luta pela Reforma Agrária no Brasil.
d) Luta pela Reforma Agraria e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.
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