E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE – 3º BIMESTRE (1)
LÍNGUA E LITERATURA – 2º A, B, C e D (Prof.ª Silvia Siqueira) 10/08/2020
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- ANÁLISE POÉTICA DO ROMANTISMO
O “Adeus” de Teresa (castro Alves) (243)
A vez primeira que eu fitei Teresa,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus...
E amamos juntos... E depois na sala
“Adeus” eu disse-lhe a tremer co’a fala...
E ela, corando, murmurou-se: “adeus”.
Uma noite... entreabriu-se um reposteiro...
E da alcova saía um cavaleiro
Inda beijando uma mulher sem véus...
Era eu... Era a pálida Teresa!
“Adeus” lhe disse conservando-a presa...
E ela entre beijos murmurou-me: “adeus!”
Passaram tempos... séc’los de delírio
Prazeres divinais... gozos do Empíreo...
... Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse – “Voltarei!... descansa!...”
Ela, chorando mais que uma criança,
Ela em soluços murmurou-me: “adeus!”
Quando voltei... era o palácio em festa!...
E a voz d”Ela e de um homem lá na orquestra
Preenchiam de amor o azul dos céus.
Entrei!...Ela me olhou branca... surpresa!
Foi a última vez que eu vi Teresa!...
E ela arquejando murmurou-me: “adeus!”
VOCABULÁRIO
Reposteiro: Cortina
Alcova: Quarto de dormir
Empíreo: Morada dos deuses; céu
ATIVIDADE - (244)
1 – O tema de um texto é aquilo que pode ser, geralmente, resumido em uma ou duas palavras. Qual o tema desse poema?
2 – Podemos destacar no poema cinco campos lexicais: o prazer, as reações emotivas, o espaço físico, a festa, o tempo. Faça um levantamento das palavras referentes a cada um deles, conforme o exemplo:
Prazer = prazeres, gozos; empíreo, delírios, festa.
3 – O assunto de um texto é o seu resumo em uma frase ou pequeno parágrafo. Qual o assunto desse poema?
4 – Esse poema é rico em hipérbatos (inversão da ordem natural dos termos na oração ou das orações no período) e hipérboles (exagero de ideias ou sentimentos). Destaque:
Um hipérbato que realça a ideia do arrebatamento do primeiro encontro, além da própria valsa, seu ritmo e passos.
Três hipérboles que realçam a ideia da intensidade da relação amorosa havida entre os dois, mantendo a ideia de arrebatamento expressa na primeira estrofe.
HORIZONTES DO TEXTO
Ela chorando mais que uma criança,
Ela em soluços murmurou-me: “adeus!”
Observe alguns detalhes do poema:
1 – Com exceção de uma, todas as iniciativas do “adeus” são do eu-lírico.
2 – Em todas as estrofes, a única pessoa a demonstrar sentimentos é Teresa (cora, empalidece, chora, soluça...)
3 – O eu-lírico infantiliza Teresa, que chora e soluça feito uma criança.
Todo enunciado é produzido em situação de enunciação precisa. Sua interpretação depende, portanto, da situação de enunciação. Ao lermos em um supermercado o enunciado “Sorria, você está sendo vigiado”, na verdade o que se quer dizer é “Não furte, você está sendo vigiado”. A frase “Você pode me passar o sal?”, dita à mesa de refeições, não está questionando o outro sobre a sua capacidade de levar a mão ao saleiro e transpô-lo para outro local da mesa. O que se quer dizer é “Passe-me o sal”.
Quando regressa ao seu lar, o eu-lírico diz: “-Voltarei... descansa...”, o que equivale a dizer: Nossos momentos de amor foram intensos (descansa), não arranje outro..., guarde-se para quando eu voltar... etc.
Como se vê, devemos aprender a ler nas entrelinhas, ou seja, ler o que há por trás das frases.
- O eu-lírico amava realmente Tereza? Ou Teresa era apenas um objeto de prazer?
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