terça-feira, 11 de agosto de 2020

PROFESSORA SILVIA SIQUEIRA- LÍNGUA E LITERATURA - 2 ANOS A, B, C, D

 E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE – 3º BIMESTRE (1) 

 

LÍNGUA E LITERATURA – 2º A, B, C e D (Prof.ª Silvia Siqueira) 10/08/2020 

 

Enviar respostas por watts 9 9508-2569 ou por e-mail: silviasiqueira.malu@gmail.com 

- ANÁLISE POÉTICA DO ROMANTISMO 

 

O “Adeus” de Teresa (castro Alves) (243) 

 

A vez primeira que eu fitei Teresa, 

Como as plantas que arrasta a correnteza, 

A valsa nos levou nos giros seus... 

E amamos juntos... E depois na sala 

“Adeus” eu disse-lhe a tremer co’a fala... 

 

E ela, corando, murmurou-se: “adeus”. 

 

Uma noite... entreabriu-se um reposteiro... 

E da alcova saía um cavaleiro 

Inda beijando uma mulher sem véus... 

Era eu... Era a pálida Teresa! 

“Adeus” lhe disse conservando-a presa... 

 

E ela entre beijos murmurou-me: “adeus!” 

 

Passaram tempos... séc’los de delírio 

Prazeres divinais... gozos do Empíreo... 

... Mas um dia volvi aos lares meus. 

Partindo eu disse – “Voltarei!... descansa!...” 

Ela, chorando mais que uma criança, 

 

Ela em soluços murmurou-me: “adeus!” 

 

Quando voltei... era o palácio em festa!... 

E a voz d”Ela e de um homem lá na orquestra 

Preenchiam de amor o azul dos céus. 

Entrei!...Ela me olhou branca... surpresa! 

Foi a última vez que eu vi Teresa!... 

 

E ela arquejando murmurou-me: “adeus!” 

 

VOCABULÁRIO 

Reposteiro: Cortina 

Alcova: Quarto de dormir 

Empíreo: Morada dos deuses; céu 

 


ATIVIDADE - (244) 

1 – O tema de um texto é aquilo que pode ser, geralmente, resumido em uma ou duas palavras. Qual o tema desse poema? 

2 – Podemos destacar no poema cinco campos lexicais: o prazer, as reações emotivas, o espaço físico, a festa, o tempo. Faça um levantamento das palavras referentes a cada um deles, conforme o exemplo: 

Prazer = prazeres, gozos; empíreo, delírios, festa. 

3 – O assunto de um texto é o seu resumo em uma frase ou pequeno parágrafo. Qual o assunto desse poema? 

4 – Esse poema é rico em hipérbatos (inversão da ordem natural dos termos na oração ou das orações no período) e hipérboles (exagero de ideias ou sentimentos). Destaque: 

  1. Um hipérbato que realça a ideia do arrebatamento do primeiro encontro, além da própria valsa, seu ritmo e passos. 

  1. Três hipérboles que realçam a ideia da intensidade da relação amorosa havida entre os dois, mantendo a ideia de arrebatamento expressa na primeira estrofe. 

 

HORIZONTES DO TEXTO 

Ela chorando mais que uma criança, 

Ela em soluços murmurou-me: “adeus!” 

 

Observe alguns detalhes do poema: 

 

1 – Com exceção de uma, todas as iniciativas do “adeus” são do eu-lírico. 

2 – Em todas as estrofes, a única pessoa a demonstrar sentimentos é Teresa (cora, empalidece, chora, soluça...) 

3 – O eu-lírico infantiliza Teresa, que chora e soluça feito uma criança. 

 

Todo enunciado é produzido em situação de enunciação precisa. Sua interpretação depende, portanto, da situação de enunciação. Ao lermos em um supermercado o enunciado “Sorria, você está sendo vigiado”, na verdade o que se quer dizer é “Não furte, você está sendo vigiado”. A frase “Você pode me passar o sal?”, dita à mesa de refeições, não está questionando o outro sobre a sua capacidade de levar a mão ao saleiro e transpô-lo para outro local da mesa. O que se quer dizer é “Passe-me o sal”. 

Quando regressa ao seu lar, o eu-lírico diz: “-Voltarei... descansa...”, o que equivale a dizer: Nossos momentos de amor foram intensos (descansa), não arranje outro..., guarde-se para quando eu voltar... etc. 

Como se vê, devemos aprender a ler nas entrelinhas, ou seja, ler o que há por trás das frases. 

 

- O eu-lírico amava realmente Tereza? Ou Teresa era apenas um objeto de prazer? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário